TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA

Artigo: ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  4.043 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA

CLEITON DOS SANTOS

JONI KRIGER

PAULO HENRIQUE CECCON

PROFESSOR JUCILEI HUBNER

Organização e Métodos

São Bento do Sul – SC

2013

CLEITON DOS SANTOS

JONI KRIGER

PAULO HENRIQUE CECCON

ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Organização e Métodos no curso de Administração de Empresas da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Professor Jucilei Hubner.

São Bento do Sul – SC

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. ORGANOGRAMA 5

1.1. Conceitos 5

1.2. Características 5

1.3. Vantagens 6

1.4. Para que serve 6

1.5. Limitações e/ou desvantagens 7

1.6. Exemplos 8

2. FLUXOGRAMA 9

2.1. Conceitos 9

2.2. Características 9

2.3. Vantagens 10

2.4. Para que serve 10

2.5. Limitações e/ou desvantagens 11

2.6. Exemplos 12

3. FUNCIONOGRAMA 13

3.1. Conceitos 13

3.2. Características 13

3.3. Vantagens 13

3.4. Para que serve 14

3.5. Limitações e/ou desvantagens 14

3.6. Exemplos 14

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

À medida que uma empresa vai crescendo, o número de unidades e subunidades de trabalho vai aumentando e vão sendo acrescentados novos níveis de chefia. Tanto administradores como subordinados ficam mais afastados dos resultados finais de seus atos.

Precisam de um entendimento claro de como suas atividades entram no quadro mais amplo de o que é a organização e de o que ela faz. A maioria das estruturas organizacionais é muito complexa para ser transmitida verbalmente. Para mostrar a estrutura da organização, os administradores normalmente fazem um organograma, que diagrama as funções, os departamentos ou cargos da organização e mostra como eles se relacionam. As unidades separadas da organização em geral aparecem em retângulos, ligados entre si por linhas cheias que indicam a cadeia de comando e os canais oficiais de comunicação.

1. ORGANOGRAMA

1.1. Conceitos

O organograma é o registro das posições hierárquicas da empresa no intuito de representar claramente o relacionamento entre cargos e funções. Em um organograma encontramos toda a organização da atividade empresarial e quais são os envolvidos por delegar ou executar as funções.

Normalmente o organograma é conduzido por retângulos, representando um cargo e função. O nível hierárquico é definido de forma horizontal dentro do gráfico e assim definido o retângulo alto superior (cargo e importância), do que o retângulo baixo.

Para que os objetivos sejam alcançados é importante que o responsável por sua elaboração observe o fato de que o organograma deve possibilitar uma leitura fácil e, conseqüentemente uma boa interpretação dos componentes da organização.

O organograma está envolvido em uma metodologia. Também pode e deve ser modificado de acordo com as variações que venham a existir na organização de uma instituição.

1.2. Características

Há vários tipos de organogramas, sendo os descritos abaixo, que mais são encontrados nas organizações:

- Organograma vertical é utilizado para representar a hierarquia nas empresas em geral.

- Organograma circular possui no se conceito o contrário do organograma clássico, pois é utilizado quando se quer ressaltar a o trabalho grupal, não havendo a preocupação em representar a hierarquia.

- Organograma horizontal é feito com base na hierarquia da organização, porém estas características são focadas suavizar o sentido de hierarquia, devido à sua representação estar nivelada desde os cargos mais altos da hierarquia aos mais baixos.

- Organograma matricial: Utilizado para representar a estrutura das organizações cuja definição das suas unidades funcionais não se apresentam claramente delineadas ou delimitadas. Pode representar grupos de trabalhos divididos por projetos que podem ser temporários, dando caráter de estrutura informal.

1.3. Vantagens

Uma vantagem é que os empregados e outras pessoas podem contar com um quadro que mostra como a organização está estruturada. No organograma aparecem os administradores, os subordinados e as responsabilidades. Além disso, se é preciso alguém para cuidar de um problema específico, o organograma mostra onde está pessoa pode ser encontrada. Por fim, o processo de construção do organograma permite que os administradores identifiquem exatamente os defeitos de organização – como fontes potenciais de conflito ou áreas onde esteja havendo duplicação desnecessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com