TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo de planejar a organização

Projeto de pesquisa: Objetivo de planejar a organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A arte de planejar e se organizar são algo natural do ser humano. A nossa sociedade é regrada como um todo e procura ser organizada. O planejamento organizacional busca encontrar métodos de estabelecer a ordem dentro de uma organização. Quando uma empresa é dirigida de modo caótico, é fácil perder o foco e não ter mais objetivos bem definidos. Dessa forma, as pessoas que formam esta organização já não tem mais algo concreto para buscar . Quando isso acontece, a empresa perde em produtividade e não consegue mais alcançar seus objetivos.

O objetivo de planejar a organização de uma empresa é buscar eficiência, evitar o desperdício de tempo, entre outros. É importante termos a eficiência de processos dentro da empresa. Por mais que isto possa ser trabalhoso, trará benefícios. E só conseguiremos isso com um bom planejamento organizacional.

2 CONCEITO DE PLANEJAMENTO

Conforme Lacombe (2003), planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar o resultado desejado. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e integradas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisão de maneira antecipada. O planejamento é uma ferramenta administrativa capaz de descrever a realidade, avaliar caminhos, projetar-se no futuro e estruturar uma ação mais adequada e ainda, reavaliar todo este processo. Segundo Chivenato (2007), planejamento é a técnica para absorver incerteza e permitir mais desempenho das empresas. Portanto, o planejamento empresarial é de suma importância para o bom funcionamento administrativo e imprescindível para atingir a meta e os objetivos que se deseja alcançar em uma empresa.

2 TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento empresarial pode ser divido em 3 tipos: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento operacional.

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento estratégico é um processo gerencial que traça objetivos a serem executados a longo prazo em uma empresa. Planejamento estratégico é um processo de seleção de objetivos de uma organização e a determinação das políticas e programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo a execução de metas e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e programas estratégicos ( Stoner, James A.-Administração- Rio de Janeiro-1985). O Planejamento Estratégico é um processo que envolve a empresa como um todo e que sinergicamente deve empenhar todos os setores para alcançar objetivos de maneira coerente e sustentável. Entretanto, o planejamento estratégico está no nível institucional da empresa. O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, projetado no longo prazo, baseando-se apenas nas decisões de julgamento e discernimentos e não em dados ou informações referenciais e levando em conta ainda, as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e a empresa e seu meio externo. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo os administradores de todos os níveis da organização que formulam e implementam objetivos estratégicos . Já o planejamento estratégico seria a elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entra a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais com definição de estratégias alternativas (Maximiano,2006).

2.2 PLANEJAMENTO TÁTICO

O planejamento tático é o desdobramento do planejamento estratégico para o nível intermediário da empresa. Portanto, trabalha-se com a decomposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com