TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Contabilidade E Utilização Da Informação Contábil; Introdução Aos Relatórios Contábeis.

Pesquisas Acadêmicas: Objetivos Da Contabilidade E Utilização Da Informação Contábil; Introdução Aos Relatórios Contábeis.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade e permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil;

Introdução aos Relatórios Contábeis.

O principal objetivo da contabilidade no nosso entendimento é poder ajudar as instituições a saberem o valor de seu patrimônio. Ou seja, se esta tendo lucros ou dividas.

Os usuários da contabilidade são pessoas físicas ou jurídicas, que tem interesse em saber como esta o seu capital e seu patrimônio.

O Núcleo Central da Contabilidade é constituído pelas informações de natureza financeira e econômica. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Para se obter um bom resultado dos serviços da contabilidade as empresas devem divulgar as informações corretas para que no final se obtenha a verdadeira situação patrimonial daquela instituição.

A utilização restrita ou a não utilização da informação contábil pode ser causadas como, por exemplo: linguagens inadequadas nas demonstrações contábeis; limitações do próprio usuário, entre outras.

Enfim a contabilidade é uma ciência social que envolve tanto o social como o quantitativo. Que tem sua equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

Passo 2 ( equipe )

Contabilidade Na Empresa E Em Casa

Assim como nas empresas, temos que observar alguns conceitos financeiros em nosso dia a dia, como por exemplo: nossos passivos (obrigações e deveres), contas a pagar, financiamentos, IPTU, IPVA, mensalidades da escola, alimentação, moradia, saúde, lazer e etc. Saber também quais são nossos ativos (bens e direitos): ganhos salariais, descontos, negociações, são de primordial importância para que possamos fazer nosso planejamento de gastos, sem o qual poderíamos chegar a escassez de recursos em tempo muito maior que o normal.

Sem um controle eficaz das finanças, pode–se esquecer das datas e valores de pagamentos de contas e tributos e com isso teríamos problemas com juros, multas, cobranças e acúmulo de dividas.

Do mesmo modo que uma empresa gerencia seu patrimônio, temos que gerenciar o salário que é a fonte dos nossos recursos, o controle e planejamento é a base da contabilidade, seja ela em uma corporação ou de modo individual e particular. Na realidade de um empreendimento os sócios visam os lucros, o crescimento e expansão dos negócios para que a empresa tenha sustentabilidade e vida longa, trazendo benefícios a todos, com nossas finanças a visão pode ser bem parecida a esse conceito, pois queremos realizar nossos sonhos e objetivos, sejam eles de consumo ou de realização pessoal ou profissional.

A contabilidade com seus estudos e propostas nos dá inúmeras ferramentas para que tanto empresas como cidadãos tenham uma forma metódica e eficaz de acompanhar e planejar a sua saúde financeira, direcionando a tomada de decisões e ajustes que se façam necessária antes que possa ocorrer um imprevisto, evitando assim surpresas desagradáveis.

Passo 3 – Entrevista

Entrevista realizada com o empresário Jaime Policarpo Costa, presidente da Imobiliária Jaime Imóveis.

Pergunta Nº 1:

Qual a importância da contabilidade na sua visão, para o seu negócio?

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com