TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design Thinking

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a área e o tema do seu projeto de pesquisa

Área: marketing de inovação, Gestão de Projetos e Criação de produto

Tema: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE AS ABORDAGENS DO DESIGN THINKING E DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DE PROJETOS

Estruture um problema de pesquisa que se enquadre nessa área e nesse tema

Como o Design Thinking agrega algum valor às técnicas de planejamento de projetos e como ele pode ser incorporado a engenharia de produção?

Transforme o seu problema de pesquisa em um objetivo geral

Discutir os principais aspectos relacionados ao pensamento da engenharia de produção voltado ao planejamento e execução de projetos, e a ligação da abordagem do Design Thinking para este pensamento.

Crie três ou quatro objetivos específicos que, ao serem atingidos, automaticamente levarão à concretização de seu objetivo geral.

Apresentar o Design Thinking como um conjunto de ferramentas e metodologias capaz de expandir a perspectiva da engenharia de produção e no desenvolvimento de soluções baseadas em inovação, colaboração e multidisciplinariedade.

Promover um estudo de caso da aplicação do Design Thinking no setor Empresarial (Solar Fotovoltaico) para demonstrar a eficácia do conceito.

Traçar os principais aspectos do pensamento geralmente pragmático da engenharia de produção para o planejamento e execução de projetos, especialmente associado ao conjunto de disciplinas da graduação em engenharia de produção da Multivix.

Analisar o estudo de caso sob a ótica geral da engenharia de produção, de forma a identificar semelhanças, divergências e oportunidades da utilização do Design Thinking para os futuros engenheiros de produção. Além de Mostrar a dimensão humana associada a gestão projetos.

5. Sua pesquisa será qualitativa ou quantitativa? Cite as principais variáveis e proxys do seu estudo e o relacionamento que você espera encontrar entre elas.

Será qualitativa, verificando como a técnica Design Thinking se aplica a gestão de projetos e como pode ser relacionada com a dimensão humana e multidisciplinar da Engenharia de Produção. Ligação entre as variáveis Design, engenharia e projetos.

6. Por que a realização deste estudo (com o problema e os objetivos criado por você) seria importante? Como ele contribuiria para que um profissional de engenharia no futuro o utilizasse para realizar ou projeto ou consultoria?

O estudo é importante pois o Design Thinking baseia-se em um raciocínio especialmente próximo das experiências obtidas no curso Engenharia de Produção. Essa ferramenta busca compreender não apenas a ciência e a tecnologia que compõem nossa realidade e acompanham nossa evolução, mas principalmente a dimensão humana e psicológica que está por trás de tudo isso, e que deve servir de base para qualquer solução de verdadeiro impacto na sociedade. Então, o estudo em questão ajudaria o profissional interessado a gerir um projeto ou a criar um produto invador baseando-se nas necessidades do indivíduo, seus desejos, sentimentos e emoções.

A realização desse estudo seria viável? Por quê?

Sim, pois, por meio de questionários, análises de entrevistas e da percepção humana, será possível entender como essa técnica pode ser aplicada para principalmente criar novos produtos e serviços para uma empresa.

A realização desse estudo seria oportuna? Por quê?

Sim, pois além de estudar uma metodologia atual e sanar dúvidas recorrentes, será possível ajudar uma empresa a valorizar seu capital intelectual para resolver problemas e atender melhor os clientes. O Design tem como principais valores a empatia, colaboração e experimentação. É uma oportunidade também de expor o carácter humano e inovador desenvolvido durante a faculdade de Engenharia de Produção (que foi a junção do aprendizado da gestão empresarial e humana, e das técnicas industriais)

Faça um levantamento bibliográfico relacionado a sua pesquisa (mínimo 10 itens)

http://apreender.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Inovacao-em-Modelos-de-Negocio-Aplicacao-Design-Thinking.pdf

http://www.livrodesignthinking.com.br/livro_dt_MJV.pdf

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/111956/000947069.pdf?sequence=1

http://tcc.bu.ufsc.br/Adm302559.pdf

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10004610.pdf

http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/

http://www.engineeringchallenges.org/cms/challenges.aspx

http://www.management.wharton.upenn.edu/amitresearch/docs/2012/Amit_Creating_Value_ Business_Model_Innovation.pdf

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1948-7169.2006.tb00038.x/abstract

http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/trabalhosPDF/616.pdf

Faça um fichamento das 4 mais relevantes fontes, que você encontrou, para o seu projeto de pesquisa:

Fichamento 01:

http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/trabalhosPDF/616.pdf

Título: Design Thinking como Método de Inovação em uma empresa de Serviços: Um estudo sobre Geração e Gestão de Ideias

Autor: FERNANDA MARIA BREDER ESTEVES

Fonte:SemeAd

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com