TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos com Design Thinking

Por:   •  19/3/2016  •  Monografia  •  5.556 Palavras (23 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 23

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para a aplicação das principais ferramentas de gerenciamento de projetos abordadas pelo Project Management Institute (PMI), na condução de projetos corporativos diversos, além de técnicas de Design Thinking e os principais fatores que implicam na maximização do sucesso de projetos em uma época em que a inovação, agilidade e ROI estão em voga nas empresas e para seus clientes.

Acredita-se que a Gestão de Projetos poderá trazer benefícios qualitativos na condução de projetos e  o alcance de resultados.

Introdução

O que se espera de qualquer empresa inserida no atual cenário competitivo é que entregue os bens e/ou serviços vendidos no prazo acertado, com o custo combinado e visando uma excelência na qualidade que atenda às expectativas e necessidades de seus clientes. Entretanto, na maior parte das vezes, essa não é uma meta fácil de ser cumprida.

. Um programa de gerenciamento de projetos rigoroso pode proporcionar os métodos, os processos e os controles necessários para uma organização atender as exigências do mercado.

O precário conhecimento sobre a implantação de metodologia de gerenciamento de projetos alinhados a conceitos e técnicas de Design Thiking para apoiar o entendimento e direcionamento do projeto baseado nas expectativas dos stakeholders, focando em entregas recorrentes, com prazo menores e de  valor real para a composição do todo.

Neste trabalho a metodologia de gestão de projetos será baseada no guia de boas práticas em gerenciamento de projetos do Project Management Institute (PMI) e na metodologia de gestão ágil. Esta metodologia de gestão de projetos pode ser aplicada em qualquer segmento.

Portanto, torna-se importante a aproximação entre o cliente, usuário, metodologia e a tecnologia para que o produto final seja aceito e usado com sucesso. O envolvimento do usuário pode ocorrer em diferentes fases do ciclo de desenvolvimento do um produto ou serviço.

Algumas técnicas de design thinking auxiliam o usuário a participar nas fases iniciais do desenvolvimento. Já metodologias de gestão ágil, permitem que usuários com habilidades técnicas contribuam na fase de desenvolvimento do sistema.

O objetivo deste documento é apresentar opções de planejamento e gestão do projeto participativo dentro do contexto de desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. São apresentadas metodologias e técnicas que foram aplicadas em diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de soluções de TIC (Tecnologia da Informação e comunicação).

O primeiro capítulo aborda um contexto mais conceitual para balizar o entendimento e relação entre os assuntos, já no Capítulo 2 aborda as principais ferramentas, técnicas e metodologias utilizadas em projetos coparticipativos que apoiam o planejamento e execução dos projetos e o capitulo 3, os fatores críticos para o sucesso de em projetos. E por fim, as considerações finais sobre este trabalho.

CAPITULO 1

  1. Justificativa e problema

Quando se estuda o tema Gestão de projetos, percebe-se que existem alguns fatores de planejamento e técnicos, que podem impactar diretamente no resultado positivo de um projeto, principalmente no contexto de prestação de serviços e consultoria de tecnologia da informação e comunicação.

Para administrar a experiência vivida pelo cliente durante a realização de um projeto, Berry, Carbone e Haeckel (2002) dizem ser necessário que as empresas absorvam conhecimento da jornada do cliente – das expectativas anteriores à experiência até os acessos que eles provavelmente farão ao seu término.

Os projetos executados por uma empresa de consultoria podem ser encarados como uma prestação de serviço e, portanto, este Trabalho envolve a compreensão das peculiaridades do contexto de serviços e da instituição específica.

A qualidade em serviços é direcionadora da satisfação do cliente e foi, portanto, o ponto de estudo principal. Para a American Society for Quality (ASQ) apud PMI (2004) a qualidade é “o grau até qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”. No ambiente de uma firma de consultoria essas necessidades podem ser da própria organização ou do cliente do projeto.

Assim, o objetivo geral do Trabalho é propor um mecanismo que minimize esses GAPs entre expectativa e percepção, o principal instrumento utilizado para isso são os conceitos de Design Thinking e ferramentas que apõem um trabalho co-participativo como por exemplo a Ferramenta é o Project Model Canvas. Esta escala foi adaptada para a realidade da empresa Alfa e é capaz de medir a qualidade dos serviços prestados pela organização.

Por se tratar de uma empresa de consultoria seu principal produto são os projetos, tornando necessário abordar também os aspectos de gerenciamento da qualidade em projetos.

Para o Project Management Body of Knowledge (PMBoK) (Project Management Institute (PMI), 2004) o gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto, que no caso de uma empresa de consultoria seriam os diagnósticos e direcionamentos encontrados. O PMBoK (PMI, 2004) ainda acrescenta que para qualquer gerenciamento da qualidade é preciso realizar as seguintes etapas:

 Planejamento da qualidade, que envolve a identificação dos padrões relevantes e como satisfazê-los;

 Garantia da qualidade, aplicação de atividades de qualidade planejadas e sistematizadas para garantir que o projeto irá empregar todos os processos necessários para atender os requisitos;

 Controle da qualidade, monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões;

Uma imagem clássica muito utilizada no universo de TI (tecnologia da informação) para ilustrar essas divergências entre o que é esperado pelos stakeholders e o que é entregue ao final do projeto é representada pela figura 1.1.

[pic 1]

Figura 2.1 - Problemas de entendimento em projetos

Essa distorção acontece em virtude de uma característica da prestação de serviços e o processo de percepção de valor e qualidade. Para um entendimento completo de qualidade em serviços é preciso considerar as quatro características do mesmo - intangibilidade, heterogeneidade, simultaneidade e perecibilidade – estas características também são as causas da dificuldade de medir a qualidade dos serviços, já que influenciam na forma como estes são processados,consumidos e avaliados. (Parasuraman; Zeithaml; Berry, 1985).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (469.1 Kb)   docx (412.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com