TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operacionalização De Variaveis

Artigo: Operacionalização De Variaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

1. Introdução 2

2. Operacionalização das variáveis 3

3. A escala utilizada ……..………………………………………………………………..….4

5. Conclusão 9

6. Bibliografia e fontes 10

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo operacionalizar as variáveis de investigação no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo B – sob o tema A COMUNICAÇÃO E A IMAGEM – A SUA APLICAÇÃO NAS EMPRESAS.

2. RAZÕES DA ESCOLHA DO SECTOR/MERCADO

O sector dos transportes, e nomeadamente da aviação civil – transporte de passageiros, adiante designadas por companhias aéreas, foram o sector que escolhemos para a nossa a reflexão crítica de discriminação de preços. Este sector está em constante desenvolvimento, e cada vez mais a discriminação de preços praticados por algumas empresas do sector chegam a ser inovadoras do ponto de vista estratégico empresarial.

As companhias aéreas alteraram, quer a sua estrutura quer a sua política de preços de forma substancial que passaram de empresas estatais quase sempre em monopólio a empresas sujeitas a uma concorrência perfeita.

A discriminação de preços praticados pelas empresas do sector chegam a ser incompreensíveis para o senso comum, como é possível uma viagem de avião custar apenas algumas dezenas de euros?

Longe vão os tempos em que viajar de avião era um luxo reservado apenas para os mais afortunados, mas sobretudo com a vinda das empresas chamadas “lowcost” as empresas ditas de bandeira foram obrigadas a rever a sua política monopolista.

Nos nossos dias as estratégias comerciais das empresas mas sobretudo das de aviação civil têm que ser adaptadas à concorrência e à globalização, criando para tal estratégias comerciais, não só para manter os clientes habituais mas sobretudo para conquistar novos mercados.

Até aos finais do século XX, a concorrência neste mercado era pequena, com uma clientela geralmente fixa, que só procurava a concorrência caso os serviços não fossem oferecidos de forma satisfatória. Entretanto, hoje há uma grande concorrência com o aparecimento de inúmeras lowcosts, algumas delas até subsidiarias de companhias de bandeira, faz com que seja necessário potenciar novas estratégias comerciais para permanecer no mercado.

Para garantir a permanência no mercado, o empreendedor deve investir na qualidade dos serviços, os quais devem ir encontro das necessidades individuais, com equipamentos modernos mas sobretudo com preços atractivos. Dependente do tipo de cliente, mais ou menos exigente, a empresa deve adaptar o standing mantendo um nível de serviço e de segurança.

Pareceu-nos que este sector em pleno desenvolvimento, seria um exemplo de mercado que nos permitia explanar os conhecimentos adquiridos na UC de Economia de Empresa sobre o tema da discriminação de preços.

3. HIPÓTESES DOS MODELOS

3.1 Custo marginal

Gráfico 1 : custo marginal

Tendo em consideração o gráfico 1, podemos definir os seguintes cenários:

1) A maximização do bem-estar da empresa.

Fixando o preço PM observa-se um ganho para os consumidores (abPM) – considerando que todos aqueles (0*QM) que estariam dispostos a pagar mais do que PM pelo mesmo serviço;

b) um rendimento para a empresa de QM*PM;

c) um custo para a empresa de PMc (= custo marginal) * QM;

d) um lucro para a empresa de b)

c) a consideração de um preço PM pode conduzir à maximização dos lucros da empresa mas não à do bem-estar social, como veremos a seguir.

2) A maximização do bem-estar social de todos.

Fixando o preço PMc observa-se:

a) um ganho para os consumidores (adPMc) – tal como antes relativo a todos aqueles que estariam dispostos a pagar mais do que PMc pelo mesmo serviço, e um aumento (QM*QMc) da quantidade de serviço disponibilizada a consumidores eventualmente excluídos na versão anterior;

b) um rendimento para a empresa de QMc*PMc;

c) um custo para a empresa de QMc*PMc.

A adopção do custo marginal pode em certas circunstâncias resultar em perdas financeiras para as empresas. O exemplo clássico é o que decorre do decréscimo de custos iniciais elevados é uma característica do sector

dos transportes , deste modo fixar os preços com base no custo marginal resultará num deficit financeiro (no curto prazo o custo que decorre da produção ou serviço de mais uma unidade é mais baixo que o custo médio que decorre da incorporação dos custos iniciais).

Por outro lado fixar o preço em termos do custo médio de unidade produzida e/ou serviço prestado mais elevado que o custo marginal levará à redução da quantidade oferecida e consequentemente à exclusão de potenciais consumidores do produto/serviço.

Se a empresa deseja aumentar o lucro tendo optando por vender mais unidades a um preço superior a PM, mais unidades da zona de bem-estar QM, a empresa terá que utilizar a política de discriminação de preços, aumentado assim o lucro.

Quando os mercados têm elasticidade na procura, a empresa pode vender a preços mais altos tendo assim uma margem de lucro maior.

3.2. Discriminação de preços

As politicas de preços praticadas no sector dos transportes revestem-se de uma complexidade que advém da necessidade de conjugar diferentes características como a importância do sector para a economia, as infra-estruturas necessárias ao seu funcionamento, a sua relevância para a qualidade de vida das populações e, ainda a questão de carácter social que esta actividade apresenta para a coesão social.

No sector dos transportes aéreos, os preços podem ser fixados com vista a atingir determinados objectivos, dependendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com