TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Variaveis

Trabalho Escolar: Resumo Sobre Variaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

Variáveis. A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, temos, por exemplo: - para fenômeno “sexo” são dois os resultados; - para o fenômeno “números de filhos” há um número de resultados possíveis expressos através dos números naturais: 0, 1,2,...,- para o fenômeno estatura temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um numero infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo.Variáveis é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.Uma variável pode ser: Qualitativa, quantitativa e variável contínua. De modo geral, as medições dão origem a variáveis contínuas e as contagens ou enumerações, a variáveis discretas. Designamos as variáveis por letras latinas, em geral, as últimas.

População e amostra. Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum denominamos população estatística ou universa estatística. Como em qualquer estudo estatístico temos como pesquisar uma ou mais características dos elementos de alguma população, esta característica deve estar perfeitamente definida. A esta pare proveniente da população em estudo denominamos amostra. Uma amostra é um subconjunto finito de uma população.

Amostragem. È uma técnica especial que recolhe amostras que garante, tanto quanto possível, o acaso na escolha. Desta forma cada elemento da população passa ter a mesma chance de ser escolhidos. Mostraremos três das principais técnicas de amostragem. Temos Amostragem casual ou aleatória simples que pode ser realizada numerando-se a população de 1ª n e sorteando-se, a seguir, por meio de um dispositivo aleatório qualquer k números dessa sequência, os quais corresponderão aos elementos pertencentes á amostra. Temos também a Amostragem proporcional estratificada, onde a população se divide em subpopulações- estratos; a variável em estudo apresente um comportamento homogêneo, convém que o sorteio dos elementos da amostra leve em considerações tais estratos. E a Amostra Sistemática, que é quando os elementos da população já se acham ordenados, não há necessidade de construir o sistema de referencia. Nestes casos, a seleção dos elementos que constituirão a amostra pode ser feita por um sistema imposto pelo pesquisador. A este tipo de amostragem denominamos sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com