TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oportunidades comerciais

Relatório de pesquisa: Oportunidades comerciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo de Necessidade

Os empreendedores que abrem seu próprio negócio por necessidade são aqueles que, na sua visão, não possuí opções de trabalho, esta desempregado, e para continuar com o seu sustento e sustento de sua família, se aventuram em abrir um negócio próprio, na maioria das vezes sem nenhum planejamento. Até a alguns anos atrás, mais precisamente no ano de 2002, as pesquisas feitas pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), mostravam que este tipo de empreendedor era maioria no país, que segundo a própria pesquisa, empreender por necessidade, tenderia a ser maior nos países em desenvolvimento.

As empresas abertas por necessidade tendem ao fechamento, pois sem o planejamento adequado e inovações que o mercado pede conforme o tempo, e a quantidade de concorrentes, essas empresas não conseguem se manter no mercado por muito tempo. Segundo o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e estatística), quase metade das empresas fecham em 3 anos, vale a resalva que nem todas as empresas abertas apenas pela necessidade de seu empreendedor fecham, assim como nem todas as empreitadas por oportunidades darão certo, aquele proprietário que se atualiza constantemente e busca conhecimento na área com certeza terá maiores chances de que seu negócio dure.

As imagens acima monstra um vendedor ambulante dentro do ônibus e uma vendedora de salada de frutas numa praça no comércio. Os dois estão exercendo essa atividade, devido ao desemprego e falta de opção no mercado de trabalho. Ambos precisam sustentar a si e sua família, a necessidade os obriga viver de aventuras e abrir comércios sem planejamento.

É um exemplo de empreendedorismo de Necessidade.

Empreendedorismo de Oportunidade

Em contrapartida a os empreendedores por oportunidades, mesmo quando possuem outras opções de emprego, optam por iniciar um novo negócio, eles sabem onde querem chegar, fazem um planejamento prévio, tem em mente o que querem buscar para a empresa e visa á geração de lucros, empregos e riquezas, este por sua vez, se encaixa melhor em nossa visão do que é ser um empreendedor.

Recentemente, mais precisamente em 2013, uma nova pesquisa realizada pelo GEM, mostrou que sete em cada dez brasileiros, abrem seu próprio negocio por oportunidade, em 2002 apenas 42% abriam empresas por oportunidade, esses números subiram consideravelmente e hoje 71% das empresas são abertas por oportunidade, o que mostra um avanço na educação, os brasileiros procuram mais o algo além do ensino médio, os ensinos técnicos, superiores, estão cada ano mais acessíveis. Apesar dos números mostrarem um desenvolvimento de empreendedores por oportunidade, o país ainda tem muito de investir na educação empreendedora, em algumas escolas, a disciplina de empreendedorismo, já faz parte da grade curricular (assim como visto na matéria do Jornal Nacional “Empreendedorismo também se aprende na escola”,2008).

As imagens acima monstra a Subway (é uma rede norte-americana de restaurantes, de tipo franquia, que tem como especialidade a venda de sanduíches e saladas.) e a Cacau Show (é uma rede nacional de chocolate que vis proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com