TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oportunidades e Desafios do Empreendedorismo no Brasil

Tese: Oportunidades e Desafios do Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução:_____________________________________________________1

Etapa 01:_______________________________________________________2

Etapa 02:_______________________________________________________3

Etapa 03:_______________________________________________________ 4

Etapa 04:_______________________________________________________ 8

Conclusão:______________________________________________________ 10

Referências bibliográficas:_________________________________________11

Introdução

Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, é um termo oriundo do francês. O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice.

“Oportunidades e Desafios do Empreendedorismo no Brasil”

Não a dúvida que para o sucesso de um empreendedor requer estudo, conhecimento do negócio, enfim, a vários motivos e fatores que devem ser pensados antes de investir em um negócio. O não planejamento aliadas ao baixo espírito empreendedor respondem o fracasso por boa parte dos novos negócios. Achar um bom ponto comercial adequado é fator crítico de sucesso. Uma localização inadequada, falta de informações só ajuda a aumentar a mortalidade nos negócios, como exemplo o Brasil.

Como foi citado no texto base “Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais”, a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil ainda e alta: 22% fecham antes de completarem 2 anos. O planejamento é o essencial para a busca do sucesso de qualquer empreendedor seja brasileiro ou não, pois ajuda a evitar “tropeços em principais obstáculos colocados no Brasil, como a falta de conhecimentos gerenciais, juntamente com a economia – financeira, desconhecer o mercado e o público alvo”. O plano de negócios é deixado de lado, a mente de muitos empreendedores brasileiros é de que basta saber falar, negociar, ser criativo e ter “sorte, pra que estudar se eu sei o que fazer”. Outros desconhecem a variedade de recursos que o Brasil oferece como o SEBRAE que têm sido referência no assunto oferecendo ajuda através de cursos técnicos para a gestão de negócio, Além de que em alguns lugares são oferecidos à distância e alguns até gratuitos.

Não podemos deixar de lembrar, que atualmente no Brasil, não requer somente possuir um espírito inovador e criativo, tem que ter principalmente a habilidade de assumir riscos, pois se têm que trabalhar com a grande “burocracia brasileira”, pois ela ainda dificulta a criação de novas empresas. Além de ter atitude de inovação constante, pensando no futuro e no crescimento de sua empresa, pois hoje no Brasil boa parte das empresas não tem o perfil de empreendedor, não pensam no crescimento além de sua cidade ou até país de atuação.

Infelizmente a inovação está longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras.

Muitos microempresários com medo de se arriscar acabam apostando em até franquias com marcas fortes para minimizar os riscos. O empresário brasileiro não sai de sua zona de conforto, não procura ajuda, como em universidades e institutos de pesquisas para solucionar problemas de tecnologia, ou até para promover inovação tecnologia. O Brasil oferece sim boas opções para empreendedores que buscam pela inovação em vários fatores ligados a tecnologia ou não.

Enfim no Brasil há seus pontos fracos e fortes, defeitos e qualidades. O interesse é do empreendedor em se aplicar, estudar é o essencial: assumir riscos, saber que o sucesso não deve ser momentâneo, mais sim constante.

“Respostas e Decisões Sobre Negócios”

O nome da empresa foi escolhido com o objetivo de chamar a atenção dos clientes para o amplo crescimento do mercado. Com o intuito de faze – ló lembrar o nome pela simplicidade e autenticidade. A linha de produtos da empresa está voltada para mulheres de 14 a 60 anos, com renda entre R$ 10,00 á R$ 1.300,00, aproximadamente, que residem nas imediações do bairro Jardim Eldorado (Anápolis-GO), bairro de classe média alta.

A empresa tem como foco principal a satisfação do cliente com vendas de cosméticos por meio do varejo, com preços acessíveis de modo a facilitar a forma de pagamento através de cartões de crédito, cheques e crediários, trabalhando também com promoções e desconto em pagamentos à vista, atendendo um número variável de preferência.

Pretendemos ter um retorno de aproximadamente 20% a 30% em 2 anos de exercício, com grande potencial de crescimento no mercado.

Temos a vantagem competitiva de atender as necessidades e desejos de seus clientes, aprimorando constantemente a qualidade de seus produtos e do relacionamento com todos os envolvidos com a “Cosmética ATUAL”, com beleza, qualidade, e mantendo sempre um atendimento diferencial das demais lojas do mercado. Somos uma equipe de 5 sócios com as seguintes funções designadas: 1 administrador, 1 gerente, 1 vendedor, 1operador de caixa e 1 entregador.

Os sócios estão comprometidos do início ao final do negócio, pois estão investindo dinheiro, idéias e tempo; com dedicação de todos esperamos que as vendas fluam e que possamos assim atender as necessidades do nosso público alvo.

“Plano de Negócios”

Apresentamos nesta etapa as características básicas para a expansão de nossa empresa.

Razão social: Cosmética ATUAL LTDA.

Endereço:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com