TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao

Seminário: Organizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Seminário  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

ORGANIZAÇÃO

Para uma boa organização, devemos primeiramente colocar em prática o desenho abaixo:

Vamos falar um pouco sobre cada passo citado acima:

ESTRUTURA BÁSICA: Define como será dividida a tarefa da empresa, bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa

MECANISMO DE OPERAÇÃO: se baseia na existência de normas, regras e regulamentos, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalhos.

MECANISMO DE DECISÃO: define o poder de tomar as decisões, através da hierarquia da autoridade.

MECANISMO DE COORDENAÇÃO: esse mecanismo integra e dá existência e dá consistência ao todo.

Os quatro passos do desenho organizacional, devem ser simultaneamente atendidos., lembrando sempre, que com as mudanças na administração, hoje em dia, esse desenho organizacional , é mais um suporte de apoio amigável para as pessoas poderem se relacionar melhor.

O desenho organizacional, possui quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração, sempre variando de empresa para empresa, de acordo com o funcionamento dessas diferentes empresas.

Características principais do desenho organizacional:

Diferenciação: divisão do trabalho organizacional em departamentos e em camadas de níveis hierárquicas

Formalização: regras e regulamentos para prescrever como, quando, e por quem as tarefas serão executadas

Integração: coordenação e entrosamento entre as unidades da organização. (hierarquia administrativa, departamentalização, assessoria, comissões e forças tarefas, regras e procedimentos, planos e objetivos, arranjo físico ou arquitetura.

Também vamos aplicar em nosso trabalho, o desenho departamental, que também é muito útil para uma boa organização de trabalho., e ele está relacionado com a estrutura organizacional dos departamentos. A palavra departamento, designa uma área da empresa, e qual o administrador da área que tem a autoridade para o desempenho de atividades específicas. O desenho departamental ele difere as atividades dentro da empresa.

Os principais tipos de departamentalização são:

Funcional: agrupamento por função, encorajando a especialização das funções, estabelecendo carreiras para os especialistas.

Por produtos ou serviços: todos os principais deveres e tarefas relacionados com um produto ou serviço, são reunidos e atribuídos a um específico departamento, no sentido de coordenar as atividades requeridas para cada tipo de saída ou resultado.

Por Base territorial: localização geográfica ou territorial. É utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. Cada departamento ou divisão opera um território, e a organização territorial está predominantemente voltada para o seu ambiente territorial.

Por clientela: envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou agência para quem o trabalho em feito, com ênfase no cliente, divisão do trabalho em função do cliente, extroversão administrativa.

Por processo: agrupamento por processo, por processamento, ou ainda por equipamento. Principais características: foco na sequência do processo, depende do arranjo físico dos equipamentos, foco na tecnologia utilizada, o processo é o mais importante, ênfase na ação integrada

Por projeto: utilizada em empresas que geram produtos com grande concentração de recursos em prolongado tempo para sua produção. Características: adequação aos projetos, flexibilidade, coordenabilidade, temporalidade, conjunção de competências, departamentalização temporária por produto.

Também vamos abordar a nossa modelagem de trabalho, que significa a forma que a atividade empresarial será atribuída às pessoas e realizada nas várias unidades organizacionais. Define-se em muito em “ cargo”. Os cargos existentes no nível operacional constituem os meios pelos quais as empresas utilizam seus recursos para alcançarem seus objetivos.

Existem três abordagens distintas de cargos:

A clássica: coloca ênfase nas tarefas.

A humanística: coloca ênfase nas pessoas

A contingencial: considera quatro dimensões que participam em maior ou menor grau nos cargos.

O cargo sempre vai representar o ponto de mediação entre o indivíduo e a empresa, é onde ocorre as relações de intercâmbio entre as pessoas e a empresa por meio de um contrato formal e de um contrato psicológico.

Organização, pesquisada em outra fonte:

ORGANIZAÇÃO “é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

Referente a estrutura organizacional, pode-se entendê-la recorrendo a duas teorias de organização:

1ª) teoria organicista: as empresas são comparadas ao organismo animal.

2ª) teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunião de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços.

Tipo ou Modelo Organizacional Clássico:

• disciplina em primeiro lugar;

• autoridade vai em linha vertical (piramidal);

• vantagens: unidade de comando (executor recebe ordens de um único supervisor) e simplicidade de estruturação (fácil esquema da empresa).

• desvantagem: o modelo em forma de pirâmide é muito rígido e que, por isso,cria dificuldades nas transmissões de informações (deve-se informatizar a empresa).

• recomendações: reduzir ou achatar a organização vertical ou piramidal e reduzir os níveis hierárquicos.

Tipo Organizacionais para Grandes Empresas:

- unidades de negócios: consiste em criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com