TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Planejamento, Direção E Controle

Tese: Organização, Planejamento, Direção E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Tese  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

ORGANIZAÇÃO:

A principio é a coisa mais obvia e simples do mundo, uma organização é um conjunto de pessoas que está reunida em vista de um determinado objetivo. Por exemplo se nós temos uma ONG e o objetivo dela é salvar animais de rua, aquelas pessoas estão unidas ali com um objetivo comum, e isso caracteriza uma organização. Porém nem todo grupo que se autodenominam organizações agem como uma organização. Isso se deve a um fator bem simples, como as pessoas se relacionam, a organização, o fundamento da organização não é um ajuntamento das pessoas, mas como essas pessoas que estão juntas se relacionam. Esse é o ponto central, por isso há muita confusão e muitas empresas que se auto denominam organizações não são organizações, são grupos no máximo. Um exemplo pra ilustrar isso: Nosso corpo humano é uma organização, pois em nosso corpo há um conjunto de membros que se relacionam e atuam conjuntamente pra que eu tenha meu objetivo alcançado que é o movimento, eu tenho coração, rins, olhos cérebro, etc, todos eles estão se relacionando para que eu possa desenvolver minhas atividades, o objetivo desse conjunto de órgãos que estão se relacionando é permitir meu movimento, posso fazer uma série de atividades, porque esses órgãos se cooperam eles são uma organização. Muitas pessoas acham que uma organização é fruto de pessoas especializadas, afirmar isso é a mesma coisa que afirmar que eu posso pegar um coração, fígado, pâncreas, rins, olhos, cérebro, pegar tudo isso e colocar em um saco e dizer que ali eu tenho uma organização, mas o máximo que teremos é um saco de membros, esses membros sem se relacionar, não passam de membros isolados. O fundamento, a essência de uma organização é o relacionamento entre seus membros, sem isso não teremos nunca uma organização.

A ideia de gestão de pessoas é justamente transformar esse grupo de pessoas que estão reunidas com funções bem definidas, bem declaradas, bem coesas, que eles se relacionem e se transformem em uma organização. Sem um relacionamento entre pessoas entre esses órgãos esses atores que fazem parte do conjunto organização nós não temos uma organização, por mais que esses órgãos sejam especializados, por mais que todos nós saibamos que eles agindo em conjunto podem chegar em um resultado extremamente positivo, se nós não cooperarmos, se nós não desenvolvermos relacionamento entre esses órgãos, nós vamos ter um grupo e não uma organização. O desafio hoje em dia é transformar grupos em organizações, passa por fomentar nas pessoas o desejo intrínseco de relacionar entre si, esse relacionamento que propicia o ambiente ideal pra outras qualidades, outros itens que são fundamentais pra que a organização prospere.

PLANEJAMENTO:

O Planejamento é responsável por definir objetivos, metas e planos para uma empresa. Existe uma pequena distinção entre objetivos e metas, são dois termos normalmente utilizados como sinônimos pelas pessoas, mas não são sinônimos, são termos complementares mas diferentes entre si. Os objetivos dizem respeito a determinadas ações, determinadas coisas que a empresa quer fazer, mas no sentido mais genérico sem marcar um tempo determinado, sem marcar uma quantificação relativa a isso, por exemplo; eu entendo como objetivo quando uma empresa fala que quer aumentar sua receita bruta de vendas, nisso você não está estabelecendo nenhum período dentro do qual isso deve ocorrer e nem uma quantificação, agora se eu acrescentar tempo e quantificação, então esse mesmo objetivo deixa de ser um objetivo e passa a ser uma meta, ao invés de dizer que eu quero aumentar a minha receita bruta de vendas, eu posso falar que eu quero aumentar a minha receita bruta de vendas em 1% ao ano durante os próximos 4 anos, ai sim eu acrescentei tempo e quantificação, aquele objetivo deixou de ser objetivo e passou a ser algo mais concreto que é uma meta. A partir dos Objetivos que você deriva as metas, eles são distintos mas complementares. O planejamento também define os planos, tudo aquilo que você vai fazer pra atingir os objetivos e metas eu chamo de plano no sentido mais genérico. Existem 3 tipos de planejamento: Estratégico, tático e operacional.

No exemplo a organização está representada pela pirâmide e ela está dividida em três níveis. Na base eu tenho o chamado nível Operacional, que é onde fica o que nós usualmente consideramos o pessoal de linha de frente, por exemplo, em um banco o pessoal do nível operacional são os caixas que atendem diretamente os clientes, os escriturários que ficam no serviço de apoio, todo esse pessoal está ali atendendo em nível de frente, uma companhia aérea o pessoal que está no nível operacional é o pessoal que está no balcão fazendo o check in das pessoas. O nível operacional é o nível mais baixo na hierarquia da empresa, não significa que não seja importante, mas hierarquicamente é o que está mais baixo na cadeia de comandos da empresa.

O nível tático que está acima do nível operacional, é onde nós colocamos aquilo que nós usualmente denominamos de média gerência, são os gerentes os supervisores, é um nível que você já têm aquelas pessoas que usualmente comandam outras pessoas.

O nível Estratégico o nível mais alto da pirâmide é onde ficam os diretores o presidente da empresa, é chamado de alta administração.

NÍVEL TIPO DE PLANEJAMENTO QUEM FAZ PORQUE FAZ

Estratégico *Estratégico Alta administração Estabelecer diretrizes para a empresa

Tático *Tático Pessoal de nível médio Estabelecer diretrizes para a unidade

Operacional *Operacional Pessoal de nível Operacional Estabelecer diretrizes para grupos ou indivíduos

DIREÇÃO:

A direção pode ser definida como o ato de gerenciar pessoas para cumprir os objetivos da empresa. As empresas existem para cumprir determinados objetivos, nenhuma empresa é formada do nada, ela tem objetivo que precisam ser cumpridos, e esses objetivos para serem cumpridos pelas pessoas que trabalham ali naquela empresa. Então a função de direção ela vai ter por finalidade fazer com as pessoas trabalhem em prol dos objetivos da empresa, é basicamente uma função integradora das atividades dentro da empresa, integradora no sentido de que o trabalho que as pessoas executam tem que resultar no cumprimento dos objetivos da empresa. Há dois aspectos muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com