TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 12

OS DIREITOS HUMANOS

RESUMO

Os direitos humanos são uma realidade em todo o mundo. Eles são à base de formação de uma sociedade mais justa, capaz de tornar a vida dos indivíduos mais dignas. A importância dos direitos humanos vai muito além de simples direitos dos cidadãos, eles envolvem todo um contexto de importância da via humana. A ONU é responsável pela criação e regulamentação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e ela luta para mantê-los vivos em nossa sociedade. Em nosso país, os direitos humanos são assegurados por lei em nossa Constituição Federal e seu descumprimento acarreta em sérios problemas legais. Os direitos humanos são de suma relevância para que a sociedade se desenvolva e o mundo se torne um lugar mais justo e harmônico. Garantir a existência dos direitos humanos é a forma mais honesta de tentar assegurar uma vida justa para todos. Os direitos humanos são fundamentais para o desenvolvimento social do planeta.

Palavras-chave: Direitos Humanos, Brasil, Indivíduos, Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

Os direitos humanos são uma série de normas de conduta e de responsabilidade social. Eles servem para amparar o governo e os cidadãos quando as regras de convivência. Os direitos humanos são um conjunto de leis que servem para garantir a dignidade e a sobrevivência dos indivíduos.

Falar sobre direitos humanos é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação. Uma nação que busca crescimento deve sempre respeitar e valorizar seus cidadãos, oferecendo-lhes pelo menos as condições básicas de vida. A população necessita de várias coisas para ter uma vida digna e os direitos humanos possibilitam ou deveriam possibilitar que elas sejam alcançadas.

A importância dos direitos humanos no contexto atual, a historia por trás da conquista dos direitos humanos como lei, o que diz a Constituição Brasileira sobre os diretos humanos, os direitos básicos de um indivíduo são assuntos que serão desenvolvidos neste trabalho.

Segundo Fábio Konder Comparato (2010), temos os direitos humanos como:

A revelação de que todos os seres humanos, apesar das inúmeras diferenças biológicas e culturais que os distinguem entre si, merecem igual respeito, como únicos entes no mundo capazes de amar, descobrir a verdade e criar a beleza. É o reconhecimento universal de que, em razão dessa radical igualdade, ninguém – nenhum individuo, gênero, etnia, classe social, grupo religioso ou nação – pode afirmar-se superior aos demais.

Na primeira parte do trabalho, descreveremos os conceitos de direitos humanos e falaremos sobre sua importância histórica. Na sequencia, abordaremos sobre como os direitos humanos influenciam a vidas das pessoas e sobre o seu contexto no Brasil. Finalmente, apresentaremos as considerações finais e a lista de referências usada para a elaboração do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Ter os diretos básicos garantidos é função do governo, porém todos nós podemos e devemos contribuir para que estes direitos sejam cumpridos. Mas o que são diretos humanos? Direitos humanos são os princípios básicos e condições necessárias para sobrevivência digna dos indivíduos.

Os direitos humanos são importantíssimos para que as sociedades no geral possam se organizar e se estruturar. Uma sociedade justa depende de leis e normas que resguardem a população. Os direitos humanos asseguram esta situação. Os direitos humanos são uma realidade que veio para melhorar a vidas das pessoas e contribuir para que a sociedade seja mais justa.

De acordo com Panikkar (1984), temos:

O conceito dos direitos humanos assenta num bem conhecido conjunto de pressupostos, todos eles tipicamente ocidentais, designadamente: existe uma natureza humana universal que pode ser conhecida racionalmente; a natureza humana é essencialmente diferente e superior à restante realidade; o indivíduo possui uma dignidade absoluta e irredutível que tem que ser defendida da sociedade ou do Estado; a autonomia do indivíduo exige que a sociedade esteja organizada de forma não hierárquica, como soma de indivíduos livres.

2.1 A HISTÓRIA DA CONQUISTA DOS DIREITOS HUMANOS

Tudo começou há mais de 66 anos, no dia 10 de Dezembro de 1948, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), então composta por apenas 58 nações, apresentou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento que mudaria totalmente a forma como o ser humano se vê.

Deve- se lembrar de que até chegar ao documento que hoje se conhece, houve muito esforço e longos debates, conduzidos por Eleonor Roosevelt, ex-primeira Dama dos EUA, que foi eleita por votação direta para coordenar os trabalhos de elaboração do documento. Ela presidiu o Comitê de Direitos Humanos, grupo incumbido de elaborar o rascunho da declaração, esse grupo era composto por 18 pessoas de diversas formações políticas, culturais e religiosas. Nesse grupo o Brasil se fez presente na figura do jornalista Austregésilo de Athayde.

Também é importante frisar que não foi sem discordância que se elaborou a Declaração dos Direitos Humanos, pelo contrário eram permanentes polêmicas, pois de um lado, o bloco capitalista ocidental buscando as reafirmações das liberdades clássicas do indivíduo, focando suas atenções aos direitos civis e políticos. De outro lado o bloco socialista oriental com foco na tentativa de estabelecer o privilégio coletivo sobre o indivíduo.

Dessas disputas e debates surge o texto que foi submetido ao exame da Assembleia Geral das Nações Unidas, na assembleia o documento foi aperfeiçoado com sugestões de representantes de mais de 50 países que participaram da redação final do documento. Por representar o maior consenso possível no que se tratava de direitos humanos naquele momento, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada por 48 países, num processo de votação que ainda registrou 02 ausências e 08 abstenções.

2.1.1 Os Direitos Humanos no Brasil

Os direitos humanos no Brasil são garantidos na Constituição de 1988. Nessa constituição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com