TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meios de Comunicação e Suas Funções

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADES INTEGRADAS ALCÂNTARA MACHADO

TRABALHO DE DEPENDÊNCIA DE MÍDIA

SÃO PAULO/SP

2016

1. O que é mídia?

        Hoje em dia, com o crescimento das tecnologias tudo pode ser considerado meio de comunicação, então para que se possa entender de fato o verdadeiro significado de mídia, dois pesquisadores, Rodolfo Nakamura e Evandro Gallão definiram como base de análise, 3 quesitos: formato, continuidade e custo de veiculação.

        O formato consiste em formas definidas de veiculação da mensagem que se deseja passar, impresso ou digital, por exemplo. A continuidade é definida pelo período da veiculação, pois é necessário especificar o início e o fim. E o custo de veiculação que é o custo a ser cobrado além do custo de produção do anúncio, como por exemplo a locação de espaço para uma campanha de ponto de venda em mercados.

        Em virtude das novidades de mercado, a classificação dos meios vem aumentando. Antes eram somente meios tradicionais, TV, jornal, revista, outdoor, e meios alternativos, que eram todos os outros meios, porém com o avanço tecnológico surgiram mais classificações, como mídias eletrônicas, mídias impressas, mídias diretas, mídias interativas, mídias exteriores, direct medias, new media e as no medias, ou midia promocional.

2. Mídia impressa

        Com caráter informativo e de facilitar a programação de anúncios, as mídias impressas anunciadas em jornais e revistas são vistas como um sinal de prestígio devido ao grande impacto. Possibilitam a veiculação de anúncios sequenciais de diversos formatos e possuem o alcance de massa, o que gera muita credibilidade ao anúncio e faz com que o público seja formador de opiniões. Como é uma mídia que pode ser lida em qualquer situação e local, o anúncio ao se tornar algo "velho", é jogado fora.

        A interação com o público é possível em forma de encartes e cupons de descontos, ofertas e distribuição de amostras, em forma de corpo editorial, fazendo parte das matérias e também existe a possibilidade de segmentação por região ou público alvo. Podem ser anúncios de somente texto, somente imagem ou os dois juntos, pode ser colorido ou preto e branco.

        A negociação de compra das mídias impressas é entre a agência e o veículo, ou diretamente do anunciante e o veículo, onde a agência é comissionada com 20% do valor da campanha publicitária. Os preços variam de acordo com o tamanho dos anúncios e em qual sessão é colocado, então, quanto maior o anúncio, maior o preço a ser pago.

2.1. Jornal

        Normalmente a veiculação principal de anúncios em jornais é feita por anunciantes de pequeno porte, como fase de lançamento de campanha ou de algum segmento específico de promoção rápida e regional, pois na maioria das vezes é visto como veiculação complementar.

        No jornal é possível a segmentação dos assuntos e regiões, ou seja, é possível segmentar também o público que deseja atingir, pois é dividido entre editoriais, classificados, cadernos especiais, publicidade legal e também conta com patrocínios de sessões.

        É uma mídia muito dinâmica, de fácil aprovação, muito flexível e ágil, porém a qualidade de impressão dos anúncios é baixa, não é muito utilizado por mulheres e crianças, a não ser que sejam os jornais segmentados para esse público.

        A negociação de custos dessa mídia é feita pelo método custo por mil, podendo ser diária, semanal, quinzenal ou mensal, com formatos de Standard, Tablóide, Classificados, Projetos Especiais e Encartes.

        O valor dos Classificados é feita conforme centímetrosXcolunas, ou seja, de acordo com o tamanho do anúncio e em qual coluna será colocado. Os formatos de Standard e Tablóide são fornecidas tabelas com preços. Os projetos especiais oferecem formatos especiais, sendo eles contracapa formato orelha e encartes.

2.2. Revista

        A revista é vista como um meio complementar no meios doa anunciantes, utilizada para uma maior sustentação na marca, porém existem as revistas segmentadas que são o principal meio de divulgação de algumas marcas.

        Nessa mídia é possível segmentar desde o público-alvo, a região que deseja atingir, até o assunto apropriado para cada anúncio, gerando assim, maior visibilidade dentre o público.

        Diferente do jornal, a revista possui uma alta qualidade de impressão, porém os anúncios podem ser modificados durante o mês da campanha, o que gera pouca agilidade na colocação da mensagem.

        A negociação de valores desse meio é feita, também, pelo método custo por mil, porém sua veiculação pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral ou semestral, com preço variados de acordo a posição do anúncio podendo ser: página determinada ou indeterminada (página ímpar ou par), com formatos de página dupla, página inteira, meia página, contracapa (segunda capa), 3a capa e 4a capa, páginas sequenciais.

3. Mídia Eletrônica

        A mídia eletrônica é um meio de muito impacto dentre o público, pois possibilita diversos formatos de anúncios, como merchandising, patrocínio em programas, inserção em um comercial ou parte de uma programação, podendo ser institucional ou apenas explicativo.  

        Como também é um meio de massa, atinge o público formador de opinião gerando muita credibilidade e pode ser segmentado de acordo com região e público-alvo.

        Sua mensagem pode ser passada em forma de textos, imagens, trilhas sonoras, contendo personagens, uma história de animação ou real, ou seja, é necessário uma equipe de filmagem, um roteiro, uma boa captação das imagens e dos sons, pois sua mensagem é transmitida ao longo do anúncio.

        Os preços para se anunciar nessa mídia varia de acordo com o formato do anúncio, do programa que deseja ser transmitido, o público-alvo e a demanda do produto. Sendo que essa negociação é feita entre a agência e o veiculo, ou entre o anunciante e o veiculo, sendo que 20% do valor é da agência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com