TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos Emergentes

Por:   •  18/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

PTI Modelos Emergentes de Gestão – Tema : Pessoas na Organização

Dentro do contexto das Escolas de Administração os princípios são distintos e de importâncias gradativas, principalmente na definição do papel do ser humano nas empresas.

Na Escola Clássica de Administração Científica, que teve início com Taylor e logo agregada pelo francês Jules Henri Fayol, o ponto principal da sua Teoria de Administração era aumentar a eficiência da empresa com a prática formal, Fayol focou na unidade do comando, na autoridade e na responsabilidade e o papel do trabalhador na Escola Clássica (Taylor e Fayol) teve pouca ou nenhuma relevância que não fosse o de produzir e dar lucro, eram manipulados e por vezes explorados.

Já a Escola das Relações Humanas (ou Teoria das Relações Humanas) de Elton Mayo, foi oposta à Teoria de Fayol pois inseriu e contextualizou o desenvolvimento das ciências humanas, com intuito de humanizar e democratizar a Administração. Mayo concluiu que a eficiência do trabalhador era afetada diretamente por suas condições psicológicas e suas relações humanas, nasce o gerenciamento organizacional a partir das pessoas e não através de tarefas ou departamentos, agregando ações como motivação, liderança, grupos formais e informais e a valorização do colaborador como um ser complexo presente no ambiente organizacional.

Em 1940 surge a Escola Comportamental da administração com as contribuições de Maslow, ele descreve que o ser humano é motivado por necessidades organizadas hierarquicamente, teoria que ficou conhecida também como teoria behaviorista e foi marcada pela atuação da estrutura organizacional e comportamento das pessoas. A teoria comportamental deu aos trabalhadores mais liberdade de voz e fez necessário entender que cada pessoa se motiva de forma única. Suas principais características foram o foco nas pessoas, na percepção do comportamento organizacional e na motivação humana.

A diferença entre as Escolas e seus modelos de gestão em relação a representatividade do ser humano nas empresas, a Escola Clássica não atendia as necessidades dos trabalhadores  que eram  vistos como máquinas operacionais e nunca como seres humanos; na Escola das Relações Humanas o trabalhador passa a ser visto como indivíduo e parte do desenvolvimento da empresa e na Teoria Comportamental é fortemente considerado as questões pessoais como um todo, valorizando as pessoas, concluindo que elas precisam ter suas necessidades pessoais satisfeitas para produzir com qualidade os objetivos desejados pela empresa.

No texto sugerido vemos dois princípios da Escola de Relações Humanas, uma que o ser humano deixou de ser uma simples função mecânica dentro das empresas e outra foi reconhecimento do funcionário como indivíduo, recebendo atenção do seu gestor promovendo melhores resultado e motivação. No caso citado fica explícito que o processo de produção era repetitivo e totalmente robotizado, como se fosse uma máquina atendo os clientes, sem nenhuma personalização , expõe também a relevância do atendimento humanizado e ainda, ao participar um problema aos funcionários eles prontamente produziram um clipe que tinha prazo, ambas ações geraram resultado positivo tanto na satisfação do cliente, como na motivação dos colaboradores pelo reconhecimento demonstrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com