TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os novos hábitos de consumo da classe C

Artigo: Os novos hábitos de consumo da classe C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?

O comportamento do consumidor tornou-se interessante, principalmente, para aqueles que desejam influenciar ou mudar esse comportamento.

Segundo Saloman (2000),

O comportamento do consumidor é um campo muito novo e, a medida que se expande, é influenciado por várias perspectivas diferentes.

Novas experiências vêm acontecendo atualmente na classe C em vários campos: no lazer, turismo, e na alimentação, mudanças que revolucionam o modo como esse grupo deve ser visto, tratado e estudado. Os indivíduos não mais estão restritos aos círculos familiares e comunitários, mas são parte de um ambiente sociocultural - econômico - político globalizado, que exige participação. Não se trata apenas de dizer que uma classe, ou grupo socioeconômico, passa a ter acesso a bens até agora limitados ao grupo de maior poder aquisitivo, mas discutir e refletir sobre o estabelecimento de um novo cenário social, dos bens materiais aos bens culturais, do consumo dos meios de informações e comunicação aos meios de transportes, da indústria de conteúdos ao turismo, lazer e é claro, a educação, todos os setores da sociedade são afetados.

Os novos hábitos de consumo da classe c vêm se mostrando cada vez mais relevante, e um dos grandes hábitos dessa classe é o acesso ao cartão de crédito, instrumento de pagamento que possibilita ao portador adquirir bens e serviços mediante a um determinado limite de crédito nos estabelecimentos credenciados.

Do mesmo modo que o cartão de crédito pode trazer ao portador agilidade comodidade e segurança, também pode trazer problemas, principalmente financeiros, por conta da sua má utilização.

Segundo Campos (2010),

Os brasileiros preferem o cartão para comprarem roupas, calçados, bem duráveis para casa, material de construção e passagens.

O crédito no Brasil está cada vez mais acessível e os indivíduos estão gastando mais, com isso a inadimplência aumenta e acredita-se que o grande problema da inadiplência no Brasil deve-se ao fato do descontrole orçamentário e da falta de informação.

Um outro hábito desses consumidores está nas compras pela internet, onde procuram com isso a comodidade.

A inclusão digital no Brasil tenhe aparecido com grande destaque devido a expansão do crédito.

A televisão é uma forma de lazer e entretenimento para as pessoas da classe c, sendo a responsável pelo preenchimento de tempo ocioso, e de maneira óbvia não poderia ficar fora de modernidade. Do mesmo modo a internet como forma de entretenimento, onde essas pessoas estão quase sempre vinculadas as redes sociais, porém também venhe com a grande função de ajudar no dia-a-dia. Cinema, TV por assinatura impacta pouco a classe c. Ainda em relação ao lazer, essa classe c vão com mais frequência ao shopping, onde a grande maioria utilizam seus próprios meios de locomoção, e lá permanecem durante um bom tempo em decorrência disso acabam gastando mais, onde nesse ambiente encontram muitas opções, tais como a compra a itens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com