TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO

Trabalho Escolar: O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O objetivo de marketing é atender às necessidades e desejos dos consumidores. A área do comportamento do consumidor estuda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, idéias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e desejos. Pode-se questionar o que é necessidade, desejo por parte do consumidor.

Conforme KOTLER (1998), nunca foi simples entender e conhecer o comportamento dos consumidores, por que podem declarar as suas necessidades e desejos, mas agir de outra maneira.

Para lançar um produto no mercado que satisfaça realmente os consumidores é necessário entender a razão pela qual estes realizam suas compras. Não é uma tarefa fácil de entender o consumidor, a lógica é entrar no mundo deles para descobrir e entender como eles pensam e agem, e usar este conhecimento para oferecer melhores produtos ou serviços para que estes atendam exatamente aos seus desejos e necessidades, que são fatores de sucesso para as empresas.

Devido à importância do conhecimento do consumidor, foram desenvolvidos estudos e teorias que pudessem traduzir e ajudar na interpretação dos diferentes motivos e razões no processo de compra.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1. A INFUÊNCIA DA CLASSE SOCIAL: FATOR CULTURAL

O termo classe social refere-se a uma hierarquia pela qual indivíduos e grupos são classificados em termos de valor e prestígio, com base em sua riqueza, habilidade e poder. O modo mais confiável de classificá-las é por ocupação. Assim, um cirurgião, um gerente de vendas e um funcionário de processamento de dados provavelmente são membros de classes diferentes. CHURCHILL (2000), afirma que as classes sociais mostram não só diferenças em renda, mas também diferenças em valores e comportamento.

Por exemplo, as pessoas de classes mais baixas tendem a pensar em termos concretos e a ser emocionais em suas tomadas de decisões. Os consumidores de classe alta, por sua vez, valorizam alta qualidade, prestígio, gastos com bom gosto, tendendo a ser mais abstratos e mais orientados para o futuro em seu modo de pensar.

De acordo, LAS CASAS (2001, p. 147) afirma que: “É evidente que as classes sociais determinam diferenças no comportamento dos indivíduos. Esta afirmativa poderá facilmente ser constatada com o simples convívio com pessoas de diferentes classes.”

As pessoas de diferentes classes sociais tendem a fazer escolhas diferentes em relação a sua roupas, decoração doméstica, uso do tempo de lazer, escolha de meios de comunicação e padrões de gastos e poupança.

Os consumidores das classes sociais mais altas preferem revistas e livros e os das classes sociais mais baixas, televisão. Mesmo dentro da categoria TV, os consumidores das classes mais altas preferem noticiários e dramas e os das classes mais baixas preferem novelas e programas de auditório e de concursos. Há também diferenças de linguagem entre as classes sociais, por isso o anunciante tem que preparar textos e diálogos que soem como verdadeiros para a classe social-alvo.

3.2. COMPORTAMENTO DA CLASSE C

Nada mais, nada menos que 44% de consumidores brasileiros estão incluídos na classe C. O consumismo tomou conta de consumidores com este perfil. A Classe C é hoje um dos maiores alvos das empresas de bens de consumo. Com o acesso mais fácil ao crédito e salários um pouco mais satisfatórios, o público C mudou o comportamento, antigamente compravam produtos baseados no preço, atualmente o que realmente conta é a qualidade.

É possível afirmar que alguns hábitos mudaram, hoje existe uma menor fidelidade a produtos e marcas, os hábitos de consumo optam pelo mais prático, há mudança no padrão de realidade imediata e, as saídas para realizar as refeições fora de casa aumentaram, todos esses itens simbolizam a transformação ocasionada na classe C. Quase 40% dos consumidores C decidem a compra com o incentivo de um produto de qualidade. Mais de 20% possui computador em casa e 6% tem internet e TV paga.

Ainda 30% de todo o consumo acontecem nos mercados e açougues. A visita aos salões de beleza e as compras de produtos neste segmento aumentaram e já fazem parte da rotina dessas mulheres.

Alimentação e moradia são os itens que mais consomem os recursos da classe C: respondem por 65% dos gastos mensais. Esse percentual é dividido em gastos com supermercado-48%, e com o domicílio ( água, luz, aluguel, condomínio, prestação da casa e IPTU)-17%. Já o lazer representa apenas 3% dos gastos mensais.

Os gastos com supermercado representam o maior item de gastos da classe C. Em média, estas famílias consomem R$ 337 por mês em alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza.

A mulher da classe C, é a responsável pela tomada de decisão nas compras, pelo fato de não contar com os serviços de empregadas domésticas. Na compra ela segue uma lista de compras que organiza a pesquisa de preço realizada por 58% das consumidoras. Esta pesquisa de preço garante reduções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com