TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outsourcing de logística e distribuição de suprimentos

Artigo: Outsourcing de logística e distribuição de suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  Artigo  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Num primeiro momento, é interessante acompanhar a infra-estrutura logística que estas empresas operam, geralmente terceirizada. Por exemplo, a Fast & Food (Fone: 11 3232.4900) é a responsável pela logística e distribuição dos insumos e produtos negociados da China in Box e da Giraffas.

Daniel de Andrade Garcia, gerente de operações da Fast & Food, informa que a empresa coloca à disposição de seus clientes três Centros de Distribuição, localizados em São Paulo, Brasília e no Recife. A área total dos três sites é de 51.300 m2, enquanto o total de armazenagem, também dos três sites, é de 16.000 m2. “Temos uma unidade em Taboão da Serra, São Paulo, que é própria, além de outras duas terceirizadas, uma em Gama, Brasília, e outra no Recife. Nos três sites temos 7.000 posições/paletes”, diz Garcia.

Quanto à frota, ela é terceirizada, e composta de 40 veículos dedicados ou exclusivos à operação da Fast & Food – 38% da frota inclui veículos leves e superleves (van, VUC e VLC) e 62% são veículos pesados e superpesados (toco, truck e carreta). Toda esta estrutura permite atender a 125 pontos de venda, em todo o país.

“A rede China in Box definiu como uma das principais diretrizes estratégicas terceirizar a logística de suprimentos e distribuição. O foco sempre foi a construção de um relacionamento colaborativo, de longo prazo e com nível de serviço sustentável junto aos seus clientes e ao prestador de serviço logístico. Em julho de 1998, nasceu a parceria com a Fast & Food, focada em soluções para o segmento fast-food através de abastecimento inteligente e desenvolvimento de produtos e fornecedores. Sustentada por uma infra-estrutura, a empresa é capaz de armazenar, controlar e distribuir alimentos e não alimentos em compartimentos e câmaras de até três temperaturas diferentes”, explica Garcia.

No caso da Rede Giraffas, que possui 215 pontos de venda em vários estados brasileiros, o gerente de operações da Fast & Food conta que, no início, toda a produção e a logística eram realizadas pelo Giraffas. “Um processo de terceirização foi implantado em 1998, em função do crescimento da Rede. Hoje, todo o processo de preparação dos alimentos e das embalagens é terceirizado.”

Já no caso do McDonald’s Brasil (Fone: 11 4196. 9800), como explica, por sua vez, Celso Cruz, diretor de compras, a logística segue o padrão de operação e qualidade de toda a rede McDonald’s no mundo.

“O McDonald’s trabalha com um fornecedor exclusivo, a Martin-Brower, como operador logístico. A maioria dos materiais e alimentos sai da Cidade do Alimento, localizada na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, SP, local onde os fornecedores – de 70 a 80 – entregam os produtos que serão enviados para todos os 540 restaurantes no Brasil. Toda a logística é operada pela Martin-Brower.”

Cruz diz, também, que cada restaurante recebe a carga num horário e data pré-determinada (cerca de 2,3 vezes por semana, dependendo da unidade). Em cada um deles há funcionários treinados para receber e armazenar adequadamente cada produto, checando antes a temperatura e outros dados de acordo com o padrão de qualidade McDonald’s. “Para isto, contamos com uma frota de 70 caminhões, com divisões para três temperaturas diferentes (congelado, resfriado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com