TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - NATURA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 15

          [pic 1]

               [pic 2][pic 3]

       CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

ESTER NASCIMENTO DE ARAUJO SANTOS – RA 2153669

                                JULIANA MANETTA BARBOSA SILVA – RA 2156075

MILENA EDUARDA BELARMINA DE SANTANA – RA 2140360

RAFAELLA SABRINA DE ARAÚJO GOMES – RA 2124554

REJANE CARLA DE OLIVEIRA LIMA – RA 2150350

RUDNEI APARECIDO BUENO – RA 2101477

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – II

ESTER NASCIMENTO DE ARAUJO SANTOS

JULIANA MANETTA BARBOSA SILVA

MILENA EDUARDA BELARMINA DE SANTANA

RAFAELLA SABRINA DE ARAÚJO GOMES

REJANE CARLA DE OLIVEIRA LIMA

RUDNEI APARECIDO BUENO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – II

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à UNIP – Universidade Paulista, como requisito necessário à aprovação nas disciplinas Economia Mercado, Matemática Aplicada e Empreendedorismo, criatividade e inovação do Curso de MARKETING.

Orientadora: Prof. Leila Dutra Rodrigues

RESUMO

     O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II – tem como objetivo fomentar a aprendizagem no curso Superior de Tecnólogo em Marketing numa perspectiva interdisciplinar.

      A empresa analisada é a Natura Cosméticos S.A, uma das líderes no seguimento de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal.

     A análise teve como principal fundamento apresentar de forma real o seu desempenho diante da economia e do mercado, quais as formas que inseri a matemática aplicada no quotidiano como também de analisar o mercado consumidor e a conduta da empresa em suas relações humanas e socioambientais. Também citamos a maneira de inovação junto com o empreendedorismo assumindo assim os riscos financeiros, psíquicos e sociais que correspondem as recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.

Palavras-chave: Marketing, Natura, mercado, empresa, empreendedorismo, valor, modelo de negócios, inovação.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2.  ECONOMIA E MERCADO        2

3. MATEMÁTICA APLICADA        6

4. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO        8

5. CONCLUSÃO        13

6. REFERÊNCIAS        14

1. INTRODUÇÃO

       A metodologia utilizada neste projeto consistiu em pesquisas online e também visualização de vídeo-aulas envolvendo os temas acima.

       Sob o tema matemática é uma das ciências fundamentais da humanidade, sendo essencial para o próprio desenvolvimento de qualquer avanço social ou tecnológico, tendo evoluído conjuntamente com a nossa sociedade. Como trabalha com quantidades, medidas, padrões e sistemas no geral, é essencial para a sistematização e cálculos exatos envolvidos na administração de uma empresa, tanto a longo-prazo quanto no quotidiano.  Essa importância é extremamente evidente quando se analisa a estrutura de tal empresa, onde o uso da matemática é certamente amplo e difundido.

         A matemática aplicada não é nada menos que os conceitos e processos da matemática pura e simples voltados e executados a uma área específica, sendo postos em prática a serviço de um propósito não-abstrato.

         Já na perspectiva do Empreendedorismo, criatividade e inovação o empreendedor tende a analisar as informações disponíveis e definir a melhor forma de atuar. O que envolve completamente a criatividade, quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que conquistem o público ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio. Quanto mais o empreendedor desenvolver a sua criatividade, mais potencial ele terá para lidar com as adversidades que surjam no caminho.

          Com a Inovação é possível criar algo e se tornar independente financeiramente com intuito de demostrar a questão realizamos uma entrevista com uma empreendedora moradora de São Paulo onde ela nos passa detalhes como de fato funciona na prática, a mesma fala como iniciou nesse ramo do empreendedorismo e como se planeja para se destacar futuramente.

           Com essas matérias, podemos observar que todas estão juntas a inovação e a competência empreendedora ganham expressão maior como sustentadores de negócios lucrativos e de empresas bem-sucedidas. 

           Criatividade é a percepção do novo e a inovação  é realização do novo.

2.  ECONOMIA E MERCADO

       Diante do cenário atual em que o mundo vivemos, é uma necessidade que as empresas sejam sustentáveis, tanto em seus processos de produtos, quanto em seus relacionamentos com seus investidores. Segundo Savitz (2006) para gerenciar um negócio, devem ser consideradas seus pontos econômicos, sociais e ambientais. Devido a crescente necessidade das empresas, instituições, e governo de adequar as estruturas de produção e manutenção em prol dos cidadãos e da sociedade, é um assunto que está cada vez mais forte e torna-se uma necessidade dentro das corporações.

        A Natura, inaugurada em 1969 como uma pequena empresa, era inimaginável que a empresa cresceria tanto e se tornaria uma das maiores corporações de cosméticos nacionais, e uma das provas disso, em 2019 a Natura comprou sua concorrente Avon, ou seja, seu alcance se tornou enorme, comparado as outras organizações do mesmo ramo. Os níveis de procura pelos produtos da Natura veem crescendo muito, tanto pela qualidade de seus produtos, quanto pelos preços acessíveis que se adequam ao financeiro de seus consumidores. É através da microeconomia que a Natura estuda os níveis da economia para distribuir preços que seus clientes estão dispostos a pagar, e isso gera uma satisfação dos que utilizam seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com