TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I NESTLE PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  7/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
SÃO PAULO/2021

NOME

RA

01

MAYCON G J ROCHA

2164491

02

CARLOS EDUARDO TISSONI DE CARVALHO

2164625

03

X

04

X

05

X

06

X

NESTLÉ

Projeto Integrado Multidisciplinar I (PIM I) para o Curso Superior em Gestão Financeira apresentado a UNIP.

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo o estudo introdutório em cima das matérias exigidas para o PIM I, relacionando-as com a organização da empresa Nestlé S.A.

As pesquisas foram realizadas no site da própria empresa Nestlé e sites correlacionados. Usamos conceitos da administração e bases teóricas para encontrar práticas organizacionais, ambiente interno e externo.

Em Fundamentos da Administração a empresa consegue atender da melhor maneira possível todas as necessidades que é exigido em uma empresa de grande porte.

Na Comunicação Empresarial foi analisado como a empresa se socializa com seu público, a maneira como é transmitida a comunicação entre funcionários/público x marca, ferramentas que utiliza para ser conhecida publicamente.

Em Técnicas de Informática buscamos quais tecnologias a marca utiliza, quais os recursos usados pensando no investimento da empresa, para contribuir na conquista de clientes e em um ótimo ambiente de trabalho aos colaboradores.

As teorias da administração se encaixam em várias organizações e de várias maneiras. A administração científica, de Frederick Winslow Taylor exige preparo, planejamento e objetivos, usar métodos práticos para determinar a maneira mais eficiente de fazer o trabalho. A teoria clássica, de Henri Fayol prioriza a estrutura organizacional, buscando a maior produtividade, eficiência do colaborador e da empresa.

                                                                                             

                                                                                  “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo de administrar abrange cinco tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.”
(Maximiano 2006, p. 12)

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

    2.1 Perfil da empresa Nestlé S.A.

A Nestlé é uma empresa de grande porte, mundialmente conhecida. O produto que levou a marca a expandir foi o ninho, com a produção da Farinha Láctea, inspirado no significado alemã de seu nome. Assim nasceu uma das maiores empresas, se não a maior no setor de indústria alimentício.

Deve ser hoje a líder em quase todos os setores em que atua, com o objetivo de sempre oferecer aos seus consumidores produtos alimentícios de alta qualidade.

A empresa procura sempre manter sua excelente imagem, buscando sempre lideranças tecnológicas, para assegurar o progresso dos colaboradores.        

        2.2 Missão, Visão Valores.

        De acordo com o portal Nestlé, a Missão, Visão e Valores mostram como é a relação como um todo, visando sempre o bem estar de todos, empresa x fornecedores, cliente x empresa, clientes x empresas com funcionários.

        2.3 Nestlé e Brasil

        Desde 1921 a Nestlé está no Brasil, há mais de 30 fábricas, com mais de 2.000 marcas, diversificando assim seu público devido a sua gama de produtos.

        A Nestlé Brasil é o 2º mercado em faturamento e volume de vendas, presentes em 191 países ao redor do mundo, dentro do grupo, com filiais espalhadas em Minas Gerias, Goiás, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

        2.4 Fundamentos da Administração

        Nesta matéria podemos entender a importância da administração, o quanto não se deve deixar de lado todo o processo da organização empresarial, o quanto o administrador é importante, ter conhecimento em processos administrativos, planejamento, e não menos importante, a gestão, todo esse conjunto determina o sucesso ou fracasso de uma empresa.

“A administração e os administradores constituem necessidades específicas de todas as entidades, da maior à menor.” Não há entidade que viva sem administrador, mesmo as pequenas empresas precisam de um, pois elas crescerão e caso não tenham um estão fadadas ao fracasso.”   (Peter Drucker; https://administradores.com.br/artigos/peter-drucker-e-os-fundamentos-da-administracao#:~:text=%E2%80%9CA%20administra%C3%A7%C3%A3o%20e%20os%20administradores,um%20est%C3%A3o%20fadadas%20ao%20fracasso.)

        A empresa se apoia na Teoria Comportamental, como consta no site da Nestlé, vemos os valores da empresa: pessoas em primeiro lugar; qualidade de nossos produtos e serviços; segurança é inegociável; respeito para todos, dentro e fora da empresa; responsabilidade em toda a decisão; paixão pelo que fazemos (CORPORATIVO NESTLÉ, [201-?]f). Notamos que a prioridade da empresa é na gestão dos negócios, focando em pessoas, desde colaboradores a clientes, fornecedores.

        2.5 Objeto da Administração

  • De início, o objeto da administração era a atividade fabril, ou seja, o foco na transformação de matéria-prima em bens de consumo, produção essa que ocorre em fábricas e indústrias.
  • Hoje acontece a todo tipo de organização, envolvendo também o intercâmbio entre organizações e seus ambientes.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

É todo o processo de comunicação entre empresa e público, independente de ser interno ou externo. Pode ser utilizada para transmitir informações, aumentar engajamento de público com empresa, alcançar melhores resultados.

        A comunicação é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, receptor, ingredientes que vitalizam o processo. (GAUDENCIO TORQUATO, 1985).

        3.1 Comunicação na Nestlé        

Não temos informações de como é feita a comunicação interna da empresa, mas a empresa possui um Código Nestlé de Conduta Empresarial e os Princípios Nestlé de Conduta Empresarial, para que os colaboradores estejam sempre alinhados com os objetivos, missão e valores com a Nestlé, esses canais tem como missão intensificar as relações da empresa com seus diversos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com