TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS NO ESTALEIRO DE PRODUÇÃO NÁUTICA - SCHAEFER YACHTS.

Exames: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS NO ESTALEIRO DE PRODUÇÃO NÁUTICA - SCHAEFER YACHTS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  5.545 Palavras (23 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 23

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS NO ESTALEIRO DE PRODUÇÃO NÁUTICA – SCHAEFER YACHTS.

Autor: Fabiano José Leal e

Prof. Orientador Hélio

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso/Habilitação (EMD 0158) – Prática Módulo V

11/08/2013

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo logístico, dando uma maior ênfase ao controle de estoque, identificando a importância que um estoque significa no equilíbrio entre compra e venda, buscando reduzir ao máximo as quantidades de produto mantidas, diminuindo a imobilização do capital de giro e os processos para melhor gerenciar. Desta forma o trabalho abordará conceitos de logística e estoque e os níveis. Sendo útil para qualquer empresa que trabalha com a venda de qualquer produto o direcionamento adequado dos estoques, como fator determinante para seu sucesso e planejamento. Podendo atender a demanda e com isso acarretar lucros para a empresa, proporcionando aos seus clientes um atendimento com maior eficiência e eficácia.

Palavras-chave: Logística; Estoque; Controle; Processos.

1 INTRODUÇÃO

O poder do consumidor sobre as empresas nunca foi tão intensa como nos tempos atuais e com isso, a grande competitividade na melhoria de qualidade ou no tempo de entrega de um componente, na redução da carga tributária ou da rotação de uma determinada mercadoria no ponto de venda, leva as empresas à busca de métodos logísticos para melhor gestão, aperfeiçoando seus processos e assim também diminuindo custos. Porém nem todas as empresas conseguem chegar aos resultados esperados, é preciso muita dedicação e o dimensionamento adequado dos seus estoques.

Alto desempenho na cadeia logística requer maior qualidade nos processos, é necessário que a empresa busque processos de padronização que facilitem o controle de estoque, podendo assim atender rapidamente a cada pedido solicitado, mantendo uma relação de confiança com seus clientes. Nos estoques, quando lotados, é possível notar que escondem erros que muitas vezes acabam sendo descobertos na hora da venda. Portanto as empresas já podem contar com diversos programas que melhoram o fluxo dos estoques tornando mais fácil chegar ao resultado esperado.

Analisando assim, como funciona o controle logístico e as dificuldades encontradas, e comparando com a realidade da empresa.

2 LOGÍSTICA

Apesar de a logística ser um tema moderno, ela já era utilizada pelos militares desde os tempos bíblicos para o deslocamento de recursos, armazenagem e distribuição. Atualmente é um ramo deslumbrante e em desenvolvimento, uma das mais importantes ferramentas atuais para as empresas, tanto públicas como privadas, adotam como uma vantagem competitiva, na busca de melhor agilidade e assim expandir seu mercado.

O papel da logística na empresa citado por, Yuh Ching (2010, p.10) “A logística exerce a função de responder por toda a movimentação de materiais, dentro do ambiente interno e externo da empresa, iniciando pela chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente”.

FIGURA 1 – Fluxo Logístico.

FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABa4cAG/estagio-logistica

De acordo com Ballou (1993, p. 17) ”Logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenamento que visam facilitar o fluxo de produtos. A Logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica”.

Através da logística as empresas podem reunir informações mais rapidamente a respeito de seus processos, e também manter um equilíbrio conforme a demanda, pois se a empresa demorar a reagir, o reflexo será a perda de vendas.

Conforme Bowersox, Closs (2001, p. 21) “O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa.”

Levando em consideração que o objetivo principal da logística é ter os produtos e serviços no local desejado e no momento em que é solicitado com o menor custo possível. É preciso ter o domínio do fluxo de material e os serviços, gerenciando de forma conjunta todas as atividades logísticas da empresa.

O principal desafio da empresa para Bowersox, Closs (2001, p.20) é:

“[...] coordenar o conhecimento específico de tarefas individuais numa competência integrada concentrada no atendimento ao cliente. Na maior parte das situações, o âmbito desejado dessa coordenação transcende a própria empresa e amplia-se para incluir clientes, assim como fornecedores de materiais e de serviços. Em sentido estratégico, o executivo principal de logística assume a iniciativa de expandir as fronteiras empresariais para facilitar o efetivo relacionamento na cadeia de suprimento. O que faz a logística contemporânea interessante é o desafio de tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa”.

Conforme mencionado pelo autor, além dos resultados combinados, as empresas devem estar sempre atentas às ameaças e oportunidades que o mercado oferece para poder se estabelecer nas melhores condições e usando a logística como auxílio para melhorar o fluxo da informação. O que para Bowersox, Closs (2001, p.175) “inclui pedidos de clientes de ressuprimento, necessidade de estoque, programação de atividade dos depósitos, documentação de transporte e faturas” e, com isso, todos envolvidos na organização terão a informação e o tipo de necessidade da empresa e buscam os melhores métodos de gerenciar seu sistema logístico.

Outro cuidado que as empresas devem ter está relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos, necessitando dar informações ao cliente sobre seus produtos, mostrar a qualidade, informar sobre seus preços e ainda criar um diferencial no mercado.

Conforme Bertaglia (2011, p. 02) “As empresas necessitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com