TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Dissertações: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  5.619 Palavras (23 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE SÃO PAULO

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

EDGAR TEIXEIRA ALVES

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

ROLIM DE MOURA – RO

2014

EDGAR TEIXEIRA ALVES

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho apresentado a Faculdade São Paulo – FSP, como avaliação parcial (trabalho bimestral), na disciplina de Administração da Produção, Professor, Villy Rondon.

ROLIM DE MOURA - RO

2014

RESTRIÇÕES DE CAPACIDADE

Muitas organizações operam abaixo de sua capacidade máxima de processamento, seja porque a demanda é insuficiente para preencher completamente sua capacidade, ou por uma política deliberada, de forma que a operação possa responder rapidamente a cada novo pedido. Com frequência, a organização encontra-se com algumas partes de sua operação funcionando abaixo de sua capacidade, enquanto outras partes estão em sua capacidade "máxima".

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE

Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que possa responder à demanda. O que significa decidir como a operação deve reagir a flutuações na demanda. Essas estratégias dizem a respeito de introduzir (ou eliminar) incrementos grandes de capacidade física. Chamamos esta tarefa de estratégia de capacidade de longo prazo.

Capacidade de médio e curto prazo

Tendo definido a capacidade de longo prazo, os gerentes de produção devem decidir como ajustar a capacidade da operação no médio prazo. O que envolve uma avaliação da demanda futura em um período de 2 a 18 meses, durante o qual o volume de produção pode ser variado, por exemplo, alterando o número de horas que os equipamentos são usados. Na prática, poucas previsões são exatas e a maioria das operações também precisam responder a mudanças na demanda que ocorrem em um período de tempo menor. Hotéis e restaurantes apresentam variações de demanda inesperadas e aparentemente aleatórias de uma noite para a seguinte, mas também sabem pela experiência que determinados dias são mais movimentados do que outros. Desta forma, os gerentes de produção também devem fazer ajustes de capacidade de curto prazo que lhes permitam flexibilizar o volume produzido por um curto período, seja com base em previsões (por exemplo, os caixas de bancos sempre estão ocupados no horário do almoço).

Demanda e capacidade agregadas

A característica do planejamento e controle de capacidade, é visar e definir os níveis de capacidade no médio e curto prazo em termos agregados. Isto é, toma decisões de capacidade amplas e gerais, mas não se preocupa com todos os detalhes dos produtos e serviços individuais oferecidos. Logo, políticas agregadas assumem que o mix de diferentes produtos e serviços permanecerá relativamente constante durante o período de planejamento.

Objetivos do planejamento e controle de capacidade

As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho.

• Os custos serão afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda (ou nível de produção, se isso for diferente). Níveis de capacidade excedentes à demanda podem significar subutilização de capacidade e, portanto, alto custo unitário.

• As receitas também serão afetadas pelo equilíbrio entre capacidade e demanda, mas de forma oposta. Níveis de capacidade iguais ou superiores a demanda em qualquer momento assegurarão que toda a demanda seja atendida e não haja perda de receitas.

• O capital de giro será afetado se uma operação decidir produzir estoque de bens acabados antecipando-se à demanda. Isto pode permitir atender à demanda, mas a organização deve financiar o estoque até que seja vendido.

• A qualidade dos bens ou serviços pode ser afetada por um planejamento de capacidade que inclui grandes flutuações nos níveis de capacidade, através da contratação de pessoal temporário, por exemplo. O pessoal novo e a interrupção do trabalho rotineiro da operação aumentariam a probabilidade de ocorrência de erros.

• A velocidade de resposta à demanda do cliente pode ser melhorada, seja pelo aumento dos estoques (permitindo que os clientes sejam atendidos diretamente a partir do estoque em vez de terem que esperar a fabricação dos itens) ou pela provisão deliberada de capacidade excedente para evitar filas.

• A confiabilidade do fornecimento também será afetada pela proximidade dos níveis de demanda e de capacidade. Quanto mais próxima a demanda estiver da capacidade máxima da operação, menos capaz será para lidar com interrupções inesperadas e menos confiáveis será seus fornecimentos de bens e serviços.

• A flexibilidade, especialmente a de volume, será melhorada por capacidade excedente. Se a demanda e a capacidade estiverem em equilíbrio, a operação não será capaz de responder a quaisquer aumentos inesperados da demanda.

Etapas de planejamento e controle de capacidade

A sequência das decisões de planejamento e controle de capacidade que precisam ser tomadas pelos gerentes de produção. Tipicamente, a gerência de produção depara-se com uma previsão de demanda que tem pouca probabilidade de ser correta ou constante. Eles terão alguma ideia de sua própria habilidade para atender a essa demanda. Antes de tomar qualquer decisão, entretanto, devem ter uma ideia quantitativa tanto da capacidade quanto da demanda. Logo, a primeira etapa será medir os níveis agregados de demanda e capacidade para o período de planejamento. A segunda etapa será identificar as políticas alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com