TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉTICO DO BOTICÁRIO

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO ESTRATÉTICO DO BOTICÁRIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  9.589 Palavras (39 Páginas)  •  4.427 Visualizações

Página 1 de 39

INTRODUÇÃO

O tema escolhido para estudo foi Planejamento Estratégico: o Boticário em Mineiros na área Marketing que foi realizado na empresa “POTRICH & BRIDI LTDA”, cujo nome fantasia é “O Boticário”, situada à Praça Deputado José Alves de Assis, Nº 25, Centro, Mineiros – GO, é uma franqueada da empresa o Boticário.

A opção pela empresa para realização do estágio foi pelo fato de já ter um conhecimento dos gargalos da administração e por visualizar a carência de ações na área da área de marketing.

Quanto à fundamentação teórica foi obtida da revisão bibliográfica dos mais renomados estudiosos como: ALMEIDA (2001), ALLEN (1998), ANSOFF (1983); BALLARIN (1986), BETHLEM (1998), DRUCKER (1993), GOMES (2004), GIL (1996), HAMEL & PRAHALAD (1995), KOTLER (1994), MINTZBERG (1994), MUNHOZ (1993), NAISBITT (1990), OLIVEIRA(2004), PAGNONCELLI (1992), STONER (1999 E 1985), VASCONCELLOS (1985), VERGARA(2001); YIN (2001) dentre outros voltado para Planejamento Estratégico na área de marketing.

O Boticário de termos e métodos tradicionalmente aplicáveis às empresas franqueadas, com freqüência, causa estranheza, incompreensão e resistência. Entretanto, é cada vez mais comuns essas franqueadas referirem-se ao termo ‘cliente’ para fazerem menção ao seu público-alvo, ou seja, ao consumidor, ao mercado e à sociedade.

As mudanças que vêm ocorrendo nas empresas franqueadas demandam maior adaptabilidade e velocidade na obtenção dos resultados almejados. Cuja expansão quantitativa e a sua perenidade dependerão de ajustes qualitativos ligados ao entendimento e atendimento das necessidades específicas dos seus públicos. O critério de “satisfação alcançada pelo cliente”.

Ao se referir sobre o planejamento estratégico, entretanto, percebe-se ainda que ele é incipiente no Boticário em Mineiros. Nesse sentido, a discussão sobre os seus papéis perpassa as questões fundamentais. Na qual é submetida a uma grande pressão pela modernização e adequação às exigências culturais, sociais, políticas, científicas e econômicas. Precisando entrar em sintonia permanente com o ambiente externo (o desafio da efetividade com legitimação social); qualidade, alcance e inovação no portfólio de produtos e serviços (o desafio da eficácia organizacional) e o melhor uso possível dos seus recursos (o desafio da eficiência).

O TCC será apresentado da seguinte forma: justificativa, objetivo geral e especifico; referencial teórico voltado para planejamento estratégico; a metodologia descrevendo as perspectiva do estudo e caracterização do plano, delimitação, técnica e interpretação de dados; caracterização da empresa, identificação, histórico e diagnostico organizacional; desenvolvimento do diagnostico com levantamento de informação, analise de informações, identificação de força e fraquezas, identificação das causas dos problemas e recomendações, fechado com as considerações finais e apresentando as referencias bibliográficas consultadas no discorrer do TCC.

I. JUSTIFICATIVA

O planejamento estratégico é uma técnica que procura ordenar as idéias das pessoas, de forma a criar as orientações a serem seguidas.

Ansoff & McDonnell (1993) relatam que o planejamento estratégico, pode-se fazer uma análise das perspectivas da organização, identificando-se tendências, ameaças, oportunidades, e descontinuidades que possam alterar as tendências históricas para garantir êxito em seu futuro. Cujo planejamento estratégico esta no enfoque sistemático essencial da administração para posicionar e relacionar a organização a seu ambiente de modo que garanta seu sucesso continuado.

Diante deste cenário pode se afirmar que o planejamento estratégico de uma empresa, face à evolução cada vez mais rápida da sociedade e diante do contexto sócio econômico atual marcado pela globalização, necessita de metodologias, técnicas e procedimentos que visem preparar as franquias para sobreviverem e se sustentarem. Por isso, a importância em discutir qual o papel da atividade de planejamento propriamente dito e sua implantação, além das estratégias a serem adotadas.

Assim, torna-se necessário, além de mensurar e avaliar os resultados organizacionais, elaborar planos e programas viáveis de serem implantados para atingir os objetivos e as metas pretendidas pela organização; e para obter melhores condições de responder aos interesses da sociedade em geral, através de melhores resultados e maior satisfação junto aos clientes, fornecedores e parceiros, com uma equipe mais comprometida, usando os recursos de modo mais efetivo; e também para alcançar o diferencial competitivo da organização num mercado globalizado, através do enfoque nos resultados do boticário Mineiros.

Fazendo necessário que o boticário integre as suas franqueadas, com ampla troca de informações sobre métodos e sistemas de gestão que alcançaram sucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização dessas estratégias.

II. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Avaliar como utiliza o planejamento estratégico e como o empregam para a elaboração de novas estratégias de marketing no Boticário em Mineiros - GO.

2.2 Objetivos Específicos

• Identificar o ambiente organizacional do Boticário em Mineiros;

• Descrever as metodologias de planejamento estratégico, adotadas pelo Boticário em Mineiros;

• Verificar como o Boticário elabora a missão, visão, objetivos, metas e outros valores e propósitos atinentes ao planejamento estratégico;

• Avaliar se existe distanciamento entre a teoria (o que está escrito e o que se espera) e a prática (o que se faz) nas empresas e instituições;

• Propor algumas considerações e sugestões ao planejamento estratégico empresarial e institucional face ao ambiente atual.

III. REFERENCIAL TEÓRICO

Analisando alguns conceitos elaborados por diversos autores em épocas diferentes pode-se chegar a uma definição de planejamento estratégico abrangente. Com base nesta será definindo estruturalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com