TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA II - Recursos Humanos

Monografias: PMA II - Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  4.420 Palavras (18 Páginas)  •  1.640 Visualizações

Página 1 de 18

Curso Superior Tecnologia em

Gestão de Recursos Humanos

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

RELATÓRIO FINAL

CAXIAS / MA

2013

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

CAXIAS / MA

2013

RESUMO

Nesta pesquisa de treinamento e desenvolvimento apresenta-se um estudo sobre a Organização como um conjunto integrado de competências e o Sistema de administração em Recursos Humanos. O trabalho está subdividido em estudo teórico sobre o assunto Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de Cargos, Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento. Esta pesquisa foi realizada na empresa Amorim Coutinho Engenharia e Construção Ltda, empresa que vem crescendo ao longo dos anos e com a experiência de sua equipe conseguiu se estabelecer no mercado imobiliário, chegando a excelência, investindo em tecnologia, sustentabilidade e valorização de seus profissionais. Houve uma entrevista nesta empresa no setor de Recursos Humanos, através de observações pudemos observar o bom desempenho desta empresa. Com o desenvolvimento de treinamentos regulares, alguns para todo o ano, outros conforme as necessidades internas, onde são levantadas pelos gerentes das áreas junto aos seus colaboradores. A Empresa faz a analise se os treinamentos serão dentro ou fora dela, dependendo da verba disponível para realização do respectivo treinamento. Esse processo beneficia não só a empresa como também seus colaboradores que ficam satisfeitos com a Organização. È aplicado também um formulário de competências onde o colaborador se avalia sozinho, paralelamente o líder faz a mesma avaliação e após ambos se reúnem para discutir o que deve ser melhorado. Todos os cargos participam da Avaliação de Desempenho, os métodos são bastante eficazes, mas exigem um acompanhamento de perto pelo gestor da área. A análise dos Recursos Humanos avalia se as pessoas estão suficientemente prontas do ponto de vista quantitativo para atender as atividades atuais e futuras da organização. O diagnóstico empresarial é um instrumento de apoio à tomada de decisões. Neste estudo o foco é apresentar um roteiro para avaliação da situação organizacional da Empresa, sugerindo melhorias e apresentando as boas políticas de gestão da mesma.

PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico; Organização; Empresa.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 4

1.1 Descrição da Empresa 4

1.2 Situação Geral 5

1.3 Procedimentos/Metodologia 6

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

2.1 Treinamento e Desenvolvimento 7

2.2 Gestão do Desempenho 7

2.3 Administração de Cargos e Salários 9

2.4 Educação Corporativa 10

2.5 Gestão do Conhecimento 11

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 13

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre, com pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e na internet, bem como o conhecimento adquirido durantes as aulas, de forma prática, no que tange o diagnóstico da empresa Amorim Coutinho, como forma de avaliar a estrutura organizacional da empresa e avaliar através de pesquisas e visitas técnicas, o clima organizacional da mesma, com o intúito de sugerir soluções que proporcione crescimento e aumento de produção.

O setor de Recursos Humanos é parte fundamental nas Empresas e para que funcione é necessário uma boa Gestão de Pessoas, investir em treinamento e desenvolvimento proporcionando vantagens para a organização e tendo seus colaboradores qualificados e capacitados. Enquanto treinamento e desenvolvimento estão se integrando aos negócios da organização, o planejamento estratégico continua a busca de qualidade e produtividade em direção a competitividade, pelo lado das pessoas essas tendências mostram que os colaboradores deixam de serem considerados meros agentes passivos para se configurarem como novos empreendedores do conhecimento, passando a terem iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal.

A visão de hoje é valorizar pessoas, por isso, é necessário saber como selecionar e desenvolver lideres buscando talentos, incentivando e recompensando o desempenho dos colaboradores, controlar os custos dar tratamento justos.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

O objetivo do diagnóstico visa apresentar aos gestores novas soluções que atualizem a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas para a manutenção e competitividade da empresa no contexto de hoje. Neste contexto os gestores de recursos humanos precisam alinhar seus planejamentos para a captação de mão de obra de acordo com os objetivos da empresa, tarefa que não é tão fácil considerando a escassez de profissionais qualificados que atendam às necessidades organizacionais, daí a importância da implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento do colaborador visando à retenção dos talentos já existentes e a atração de outros que procuram posicionamento em empresas que os valorizem.

Neste projeto acadêmico, que será baseado no estudo de caso realizado na empresa AMORIM COUTINHO, ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, através de pesquisa de campo e escrita, levantando os pontos fortes e fracos da organização, fazendo uma relação com a literatura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com