TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POrtifolio 2 GPC

Pesquisas Acadêmicas: POrtifolio 2 GPC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

1) Quais são as diferenças essenciais entre os métodos de Carnegie e o método racional para a tomada de decisão? Quais são as diferenças essenciais entre os modelos incrementalistas e da “lata de lixo”? Quais modelos que melhor descrevem como a tomada de decisão ocorre em (a) um restaurante fast-food e (b) um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de uma grande indústria farmacêutica?

O modelo de Carnegie reconhece os efeitos da sastifação da racionalidade limitada e das coalizações organizacionais. De acordo com o Modelo Racional, o processo de tomada de decisão teria três estágios: identificação e definição do problema, geração de alternativas e soluções, e seleção e implementação da solução. As situações seriam somente “ideais”, sem incertezas e clareza, e os custos de gestão e de informação seriam ignorados. Esse modelo tem sido criticado por ser irreal e simplista quando assume que os tomadores de decisão possuem todas as informações necessárias, que todos eles possuem as capacidades intelectuais requeridas e que todos concordam com o que precisa ser feito. Todas essas hipóteses ignoram os problemas de informação e gestão associados ao processo de tomada de decisão. O Modelo Carnegie vê a organização como uma coalizão de diferentes interesses, onde a tomada de decisão ocorre por compromissos, barganhas e negociações entre gerentes de diferentes funções e áreas. Qualquer solução escolhida tem a aprovação da coalizão dominante. Ele também reconhece que esse não é um processo neutro com regras objetivas, mas sim um processo durante o qual as regras vão sendo estabelecidas de acordo com objetivos e interesses dos gerentes envolvidos e que o ambiente é incerto e as informações são incompletas e dúvidosas. Ainda assim, o estilo Carnegie de tomada de decisão é racional no sentido de que os gerentes agem intencionalmente para encontrar a melhor solução para alcançar seus objetivos.

De acordo com os modelos incrementalistas de tomada de decisão organizacional, ao selecionar um conjunto de novos cursos de ação alternativos, os gestores tendem a escolher aqueles que são apenas ligeiramente diferentes dos ultilizados no passado, diminuindo assim suas chances de errar. Os gerentes selecionam cursos de ação de forma incremental, diferentes daqueles já utilizados, e vão corrigindo ou evitando erros através de sucessivas mudanças incrementais, que podem levar a um curso de ação completamente novo. Durante esse processo, os objetivos organizacionais e a forma de alcançá-los podem mudar, mas de forma tão devagar que ações corretivas podem ser tomadas. De acordo com esse modelo, os gerentes ficam limitados, por falta de informações, movendo-se bem devagar para reduzir suas chances de erro. Já o modelo da lata de lixo leva ao extremo a visão desestruturada do processo de tomada de decisão, tendo outro ângulo de enfocar a questão. De acordo com ele, os gestores estão propensos a iniciar a tomada de decisões tanto pelo lado da solução quanto pelo lado do problema. Os gestores podem propor soluções a problemas que não existem, mas que iriam surgir e seriam resolvidos com as soluções disponíveis. A realidade enfrentada pelas empresas está distante do processo definido no Modelo Racional, aproximando-se mais para lidarem com as incertezas do ambiente, elas estão constantemente tomando decisões de maneira não programadas, desestruturadas e como uma lata de lixo.

a) Restaurante fast-food: modelo Carnegie

b) laboratório de pesquisa e desenvolvimento de uma grande indústria farmacêutica? Modelo racional

2) O que é a aprendizagem organizacional? De que formas os gestores podem promover o desenvolvimento da aprendizagem organizacional atuando em diversos níveis da organização? E utilizando a gestão do conhecimento?

É o processo pelo qual os administradores buscam melhorar o desejo e a capacidade dos membros da organização de compreenderem e gerir a organização e seu ambiente de modo que tomem decisões que continuamente aumentem a eficácia organizacional. Os gestores devem se esforçar para desenvolver novas e melhoradas competências que podem dar-lhes vantagem competitiva e combater os desafios competitivos dos baixos custos dos concorrentes do exterior. Para fazer isso eles procuram todas as oportunidades de se usar tecnologia de matérias avançadas e TI para atingir suas estratégias e gerenciar suas estruturas de forma mais eficaz. Com efeito, a necessidade dos gestores continuamente reestruturarem suas organizações é motivada pela percepção de que, apenas as organizações que aprendem novas formas de operar com mais eficiência iram sobreviver e prosperar. Consequentemente, os gestores precisam compreender como ocorre a aprendizagem organizacional, bem como os fatores que podem favorecê-la ou prejudicá-la. Algumas estratégias devem ser observadas as para o sucesso da aprendizagem organizacional, tais como: ouvindo dissidentes, convertendo eventos em oportunidades de aprendizagem, experimentando. A gestão do conhecimento é uma importante técnica para promover a aprendizagem organizacional. A estrutura organizacional baseada em TI favorece novos tipos de relação de tarefas e função superiores entre pessoas conectadas eletronicamente que promovem comunicação e coordenação para aprendizagem organizacional e a tomada de decisões, partilhando a integração dos conhecimentos dentro e entre funções e divisões através de TI.

3)Como a gestão do conhecimento pode promover a aprendizagem organizacional? O que determina que tipo de sistema de gestão do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com