TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPCP

Trabalho Universitário: PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ACADÊMICOS: Gessé Ribeiro de Queiroz – RA 403114

Luiz Carlos Pereira Paixão – RA 367577

Marcelo Luiz Barbieri – RA 351414

Nayara Rubbya David Santana – RA 270856

Rodrigo Przybylski – RA 378890

ATPS DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.

TUTORA PRESENCIAL: Patrícia Picetski

PROFESSOR EAD: Luiz Manuel Palmeira

Cuiabá, 15 de abril de 2013.

Introdução

Iremos abordar um assunto de vital importância para o sucesso de uma empresa o Planejamento e o Controle da Produção (PCP).

Veremos os conceitos e as aplicações do PCP no dia a dia de uma empresa e a sua importância que está envolvido desde a compra da matéria prima para a produção de produtos manufaturados até a entrega ao cliente final.

A função principal PCP é contribuir para uma melhor eficácia e uma eficiência maior do processo produtivo, desde o planejamento da produção até o resultado. Uma característica do PCP é sua relação com outros setores da empresa, como recursos humanos, produção, vendas e departamento financeiro, devido à necessidade de saber a disponibilidade dos recursos disponíveis.

O PCP é responsável pela aplicação e coordenação dos recursos de produção para atender as metas estabelecidas pelo nível estratégico e tático e operacional, ou seja, em longo, médio e curto prazo.

Planejar a produção requer considerar vários fatores que influenciam sobre o que, quanto e quando produzir. Para elaborar programação é preciso considerar os seguintes fatores:

Fator externo, demanda, data de entrega, estoques nas mãos de terceiros, tempo para receber a matéria – prima, fatores internos, estoques de produtos prontos, equipamento disponível, colaboradores disponíveis, materiais e ferramentas a disposição, como economizar na produção, CLT, Tempo gasto para realizar as operações e a possibilidade de falhas.

As atividades mais comuns do PCP são:

Previsão da Demanda: responsável por coordenar as análises de mercado e prever a demanda. É essencial para elaboração de projetos de longos prazos.

A previsão de demanda pode ter como base dados estatísticos ou a predição de uma ou mais pessoas, desde que tenha um calculo simples habilidades para mudanças e ajustes repentinos e precisão.

Planejamento de recursos em longo prazo: As empresas devem elaborar planos para dimensionar suas capacidades, por meio da previsão de demanda e das metas traçadas pelo setor estratégico para poder prever o que será necessário para a execução do mesmo.

Planejamento Agregado de produção: faz a conversão do projeto de longo prazo para projeto de médio prazo, cuja duração pode chegar a dois anos.

Planejamento Mestre da Produção: é a conversão do projeto de médio prazo para o de curto prazo, cuja função nada mais é do que a execução do projeto em si.

Planejamento de materiais: trata-se da aquisição da matéria prima, a mão de obra e os equipamentos necessários para a execução do projeto. Este departamento é o responsável também pelo controle de estoque.

O estoque consome capital, necessita de espaço para armazenagem, precisam de segurança e cuidado para o transporte a armazenamento para não sofrerem avarias. Portanto é necessário um planejamento adequado para minimizar os estoques, pois eles podem acrescentar um custo muito alto ao produto final.

Planejamento e controle da capacidade: é o departamento responsável pela carga de trabalho futura e analisar se a fabrica terá condições para executar a produção prevista pelo planejamento. É responsável também por verificar a produção atual e realizar o controle para que ocorra tudo conforme o planejado.

Programação e Sequenciamento da Produção: é o setor responsável pelo cumprimento dentro do prazo previsto. Tendo para isso que estar com as informações sobre a disponibilidade de todos os recursos necessários para a produção bem como prazo limite para a produção. Melhor a forma de utilizar os recursos diminuir o estoque e diminuir a possibilidade de atraso da produção.

Controle da Produção de Materiais: tem a função de acompanhar a produção e gerir a compra de matéria prima para garantir a execução dentro do prazo previsto. Este setor também é responsável por receber as informações sobre lotes defeituosos e a carga horária dos equipamentos e dos trabalhadores envolvidos no processo de produção, e caso ocorra alguma situação não planejada deve comunicar imediatamente o PMP e o PSP para que estes setores possam tomar a providência necessária.

Controle da produção: esta é a ultima etapa do PCP. É o controle de produção que ira acompanhar, avaliar e manter as atividades produtivas dentro do planejamento e também fazer com que atinja as metas traçadas. É ele que garante a eficiência e eficácia.

Ele apresenta seguintes características:

• Avaliação e monitoramento contínuo da produção da empresa.

• Comparar o realizado e o programado.

• Localizar as falhas e os erros de produção.

• Fazer relatórios para a direção.

• Relatar por meio de feedback outros departamentos sobre o andamento da produção.

Ele monitora também os aspectos críticos do departamento produtivo, tais quais:

• Prever as vendas e suas variações.

• Planejar a capacidade de produção.

• Listar os materiais que compõem os produtos.

• Prever os materiais necessários.

• Compra.

• Almoxarife e estoque.

• Armazenamento dos produtos pré-elaborados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com