TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPCP - Importancia De Um Planejamento Estrategico

Dissertações: PPCP - Importancia De Um Planejamento Estrategico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias atuais as empresas são vistas como organizações sociais, pois se utilizam de recursos humanos e recursos materiais para interagir com o ambiente a fim de atingir um objetivo pré-determinado, seja este atender um publico especial ou um publico geral e visando o fim lucrativo ou não.

Dentro das organizações temos uma divisão em três niveis: o nível institucional tem como funcionalidade determinar o planejamento estratégico em longo prazo com um conteúdo genérico e sintético, o nível intermediário tem como funcionalidade o planejamento tático com um conteúdo menos genérico e mais detalhado em médio prazo e o nível operacional tem como funcionalidade o planejamento operacional com um conteúdo detalhado e analítico em curto prazo. Cada nível é responsável por um planejamento que juntos tendem a atingir o objetivo final.

É no nível institucional que se encontra o principal planejamento o estratégico, pois é ele que vai influenciar os outros níveis e os seus planejamentos específicos, nele a empresa é vista como um sistema único e que se interage com o ambiente local e o ambiente do mercado, com base nisso o seu prazo é longo porque visa resultado com um resultado extremamente positivo.

Este planejamento é de suma importância a tal ponte que o mesmo deve ser aplicado a qualquer tipo de empresa, seja ela micro ou as multinacionais, seja de bens de consumo ou de serviço, a nova visão que se abre através dele é um mundo de informações fundamentais para se manter e/ou crescer no mercado.

Através dele definimos novas metas e consequentemente novos planejamentos são elaborados para cada setor da organização, com esses novos planejamentos a organização interna pode ser alterada de modo que atenda as novas demandas, as direções poderão permanecer e/ou novos lideres subirão ao cargo todas essas mudanças acarretaram em um novo modelo de controle, mais rígido, sem espaço para erro, novos padrões de medição para que o planejamento estratégico não seja em vão.

Embora o planejamento estratégico seja mais voltado para as diretrizes internas, as informações que servem de base vêm através de uma analise SWOT que consiste em analisar no ambiente interno e externo as suas fraquezas e suas forças. As informações obtidas deixam bem claras a situação do mercado, ou seja, como o mercado esta reagindo aos seus produtos, como esta a sua força perante a concorrência, a satisfação dos consumidores perante a sua marca, como esta se portando a concorrência, a possível entrada de novos concorrentes entre outros.

Através dessa analise do mercado é possível determinar certo fatores que influenciaram no seu processo produtivo diretamente, como a aquisição de novas matérias primas que o seu concorrente possa estar usando.

Com essas novas informações a organização pode trazer para ela através de um benchmark um novo desenho de processo de produção adotado por um concorrente, sendo este viável e que melhore de fato.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »