TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejamento estratégico

Artigo: A importância do planejamento estratégico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Artigo  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  618 Visualizações

AS VARIÁVEIS CAUSAIS, INTERVENIENTES E RESULTANTES

No planejamento estratégico é preciso antecipar-se às situações problemas com base na análise do mercado para que os administradores possam, com maior segurança, tomar decisões que influenciem no bom andamento da organização, ocasionando um maior número de vendas sem perder a qualidade e atentando-se sempre aos seus concorrentes. Por esse motivo uma empresa precisa fazer uma serie de analises de mercado e estar apto a reconhecer todos os tipos de variáveis com as quais irá se deparar.

Likert procura demonstrar como as pessoas influenciam os resultados finais da empresa. Para avaliar o desempenho humano em termos globais, ele aponta três tipos de variáveis, a saber:

• Variáveis causais: são as variáveis administrativa que são determinadas por meio de decisões da própria empresa, como a estrutura organizacional, a filosofia e as políticas administrativa, o estilo de liderança, os planos e os controles, enfim, todos os fatores que a administração amolda e altera segundo seus pontos de vista.

• Variáveis intervenientes: são as variáveis provocadas pelos participantes da empresa, ou seja, pelos próprios empregados com suas atitudes, percepções, motivações, habilidades e capacidades, interação social, comunicação, lealdade, decisões pessoais, etc.

• Variáveis resultantes: são as variáveis finais, ou seja, as conseqüências ou os efeitos das variações causais e dos desdobramentos provocados pelas variáveis intervenientes. É o caso da produção, da produtividade, dos custos, lucros, etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com