TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE GESTÃO

Trabalho Escolar: PRATICA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

A liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas.

Funções de um líder: ● Investigar o ambiente externo;● Estar atento às mudanças;● Contribuir para a formação de valores e crenças organizacionais significantes para a satisfação das pessoas;● Ser hábil em clarificar problemas

Liderança e Poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas. O poder é a força no direcionamento dos sistemas sociais através dos recursos organizacionais.

Tipos de poder:

● Poder Legítimo: inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou uma

função predefinida e compartilhada na cultura da empresa;● Poder de Recompensa: reforço e reconhecimento de determinado comportamento

ou meta atingida;● Poder Coercitivo: relaciona-se com a autoridade que aplica punições visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados em determinado contexto social;● Poder de Especialização: é a força de influenciar derivada de talentos, conhecimento e experiência em uma ou mais áreas de informações atrativas para os liderados;● Poder de Referência: também associado ao carisma pessoal, é a liderança decorrente do caráter e da legitimidade de conhecimento de uma pessoa;● Poder de Informação: posse de dados estratégicos para uma situação crítica ou de informações que orientem processos decisórios e escolhas de diversas ordens.

De acordo com Chiavenato (2005, p. 201), a empresa pode esperar do líder:● Retaguarda, apoio e suporte psicológico e técnico;● Orientação quanto a dúvidas e dilemas;● Impulso e encorajamento para a ação;● Motivação, comunicação e informação,● Treinamento, desenvolvimento e coaching;● Definição de metas e objetivos a serem alcançados;● Avaliação do desempenho de maneira objetiva, imparcial e incentivadora;● Reconhecimento e recompensas a elas.

Segundo Useem (apud Limongi-França, 2002, p.262), o líder apresenta as seguintes atitudes:● Ter visão clara dos objetivos e saber transmiti-la (criar um projeto comum);● Guiar-se por seus valores e pelos valores da organização, mantendo a coerência na adversidade;● Estimular e criar condições objetivas para o compartilhamento de informações, conhecimento e experiências (ajudar a equipe a aprender com a própria experiência);● Preparar as pessoas para situações adversas, capacitando-as para tanto e criando o suporte da equipe para cada um de seus integrantes;● Esperar e cobrar alto desempenho da equipe;● Manter as pessoas focadas no essencial;● Estimular as pessoas a usarem seus pontos fortes e a desenvolvê-los;● Conquistar aliados que o apóiem nas situações difíceis;● Possuir coragem para tomar as decisões necessárias (a indecisão pode ser tão prejudicial quantas decisões ineptas).

Cap 8

Motivação no trabalho: Os motivos internos fazem cada pessoa ser capaz de realizar certas tarefas e não outras; sentir-se atraída por certas coisas e evitar outras; valorizar certos comportamentos e menosprezar outros. São impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como grupos ou a comunidade que a pessoa faz parte (MAXIMIANO, 2004, p.269).

Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimento de interesse ou representam recompensas desejadas. São motivos externos todas as recompensas e punições oferecidas pelo ambiente, os padrões estabelecidos pelo grupo de colegas, os valores do meio social, as oportunidades de carreira e muitos outros componentes da situação de trabalho (ibid.).

Piramide de Maslow

As necessidades fisiológicas estão na base da hierarquia. As pessoas procuram satisfazê-las antes de se preocupar com as de nível mais elevado. São as necessidades de alimentação, bebida, sexo, sono e repouso, habitação e proteção contra a dor ou sofrimento.● As necessidades de segurança são as necessidades de estar livre de perigos (reais ou imaginários) e de proteção contra ameaças externas ou ambientais. Estão também intimamente relacionadas com a sobrevivência do indivíduo.● As necessidades sociais são as necessidades de amizade, participação, filiação a grupos, amor e afeto. Estão relacionadas com a vida social e com o desejo de dar e receber afeto.● As necessidades de estima são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e auto-avalia, como a auto-estima, auto-apreciação e auto-confiança.● As necessidades de auto-realização são as necessidades mais elevadas do ser humano e que o levam a se realizar maximizando suas aptidões e capacidades potenciais. São as necessidades humanas que se encontram no topo da hierarquia e se traduzem na tentativa de cada pessoa realizar seu próprio potencial e se desenvolver continuamente ao longo da vida.

Nessecidade humana de acordo com a pirâmide de Maslow: As práticas motivacionais mais exercidas nas empresas estão relacionadas aos programas de incentivos e de dinamização das tarefas do cargo ou redesenho de cargos.Os programas de incentivos têm a função de estimular ou premiar o desempenho do colaborador ou de uma equipe. Há quatro categorias principais de incentivos: programas de reconhecimento; incentivos monetários; mercadorias e viagens.As técnicas de redesenho de cargos foram criadas para resolver problemas de desempenho causados por atividades muito específicas, rotineiras e repetitivas que com o tempo acabam desestimulando o funcionário. As técnicas mais conhecidas são:

Rodízio de cargos consiste em fazer as pessoas trocarem de posição dentro do ambiente de trabalho.A técnica de emporwement consiste em atribuir, transferir ou delegar poderes de decisão a um colaborador ou uma equipe de trabalho para que sejam encarregados de novas responsabilidades em seus setores de trabalho.Alargamento de tarefas consiste em aumentar a quantidade de atividades do colaborador para dinamizar mais o seu cargo. Normalmente são atividades que promovem crescimento e maior satisfação do funcionário em seu cargo.

Cap 10-Cultura organizacional

Conjunto de produtos concretos por meio dos quais o sistema é estabilizado e perpetuado. Esses produtos incluem os mitos, as sagas, os sistemas de linguagem, as metáforas, os símbolos, as cerimônias, os rituais, os sistemas de valores e as normas de comportamento (Shrivastava apud Freitas, 2007, p.14).

Através de seus valores, significados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com