TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Exames: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 14

UNIDERP - ANHANGUERA INTERATIVA

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Definição Planejamento

Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinados objetivos ou metas. (IDALBERTO CHIAVENATO)

Segundo o autor, o planejamento divide-se em 3 grupos: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico:

É um planejamento que é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional. Projetado em longo prazo e está voltado para as relações da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organização, num processo contínuo na busca de excelência. Ressalta-se que o Planejamento Estratégico não deve ser um processo de ações isoladas, mas articulado aos planos táticos e operacionais.

Planejamento Tático:

É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa e seus departamentos e divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. É elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades do seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que se tenha sucesso.

Planejamento Operacional:

É a forma como se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, especificamente às tarefas e operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. O planejamento operacional é composto de uma infinidade de plano operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, entre outras.

Pesquisa comparativa

Para James Stoner, o conceito de planejamento, significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites.

Stoner difere-se somente quando enfatiza os níveis em que são divididos os planejamentos sendo: o Planejamento Operacional são as atividades do momento e sua principal preocupação é a eficiência (relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível) em vez da eficácia (relacionada aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir). Já o Planejamento Estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro. Maximiano define Planejamento como atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas. Em outras palavras, Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas. Ele classifica os planejamentos em três níveis, sendo: estratégicos, funcional/tático e operacional.

Cada autor tem uma opinião e uma definição sobre o planejamento diferente, mais com o mesmo objetivo, sendo o planejamento uma ferramenta indispensável a todas as empresas. Principalmente que seja de forma bem elaborado, dinâmico e que consiste no total conhecimento do Administrador. Destacamos o valor que ele tem dentro da Administração, sendo a base para um processo administrativo que visa maiores lucros, menos perda, valorização de tempo, que visa estar dentro da política ambiental, e o mais importante que seria uma seguridade empresarial. Planejamento já é uma ferramenta usada tanto por grandes empresas quanto por médias e pequenas empresas, sendo uma forma positiva de prevenção de riscos posteriores. Ressaltando que o planejamento para ser bem sucedido deve ser focalizado e empregado por todos os níveis da empresa, tendo sua importância estimativa, tanto no nível estratégico (donos, presidentes, administradores), como no nível tático (gerentes) e operacional.

A importância do Planejamento

Planejamento nos dias atuais praticamente virou moda em nossa sociedade, pois em é citado em muitos lugares e principalmente propagado através da mídia. Será que realmente o planejamento tem sido utilizado de forma correta, em nossas vidas, local de trabalho e até mesmo na escola, no meio em que vivemos...

Trazendo o assunto para a área administrativa não é muito diferente, primeiramente devemos definir o conceito de planejamento que nada mais é do que a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.

Segundo o SEBRAE, grande parte das pequenas e microempresas que não sobrevivem ao mercado de trabalho, tem como principal motivo a falta de um Planejamento.

Mas, para ter um bom Planejamento é necessário também ter uma visão empreendedora, capaz de alertar no surgimento de oportunidades que possam trazer o êxito. O administrador é o responsável por esse papel no âmbito empresarial. Ele é capacitado para trabalhar o presente, já pensando no futuro, colocando-se na brecha às oportunidades, criando e vencendo desafios, proporcionando um melhor desempenho empresarial, por essa razão o Planejamento anda lado a lado com esse profissional. Os maiores autores ligados a Administração concordam que sem o Planejamento, a empresa está à deriva. Não é a toa que enfocam que o Planejamento é a “arma” de crescimento de uma empresa, por isso não deve ser feito de qualquer modo.

O planejamento de uma empresa deve ser feito no âmbito global. Na realidade o planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com