TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR 3 SEMESTRE UNOPAR CIENCIAS CONTABEIS

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR 3 SEMESTRE UNOPAR CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  2.910 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos objetivar e sustentar teorias e questões relativas à ética nos negócios tratando diretamente com o caso do Grupo Schincariol, quando a partir de 1993 apresentou um crescimento, por consequência, também, do aumento do consumo médio de cerveja dos brasileiros. Porém, passando por uma investigação apurada de como esse crescimento foi rápido, diante os seus concorrentes nacionais e até as marcas estrangeiras, que adentravam no mercado cervejeiro, notou-se um grande esquema de sonegação de impostos, tornando crime contra a ordem tributária e fraudes contábeis.

Iremos tratar da importância da ética profissional em geral, e mais especificamente, no código de ética do contador. Qual o papel do contador diante fatores que impeçam o seu trabalho, arriscando e o tornando suscetível a punições do próprio C.F.C (Conselho Federal de Contabilidade) e da justiça comum com todo o processo penal existente.

Por fim, a importância do Comportamento Organizacional, conceituando e agregando todos os aspectos ao caso em questão.

2. O QUE É ÉTICA.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos, por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais, tais como o médico, o jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios ética. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.

Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano. Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética. A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional.

Na sociedade atual, lamentavelmente, o sucesso econômico passou a ser a medida de todas as coisas. Apenas a riqueza e o poder contam e separam os vencedores dos excluídos. As pessoas são na sua maioria materialistas e individualistas e, por isso, pouco responsáveis e solidárias.

Muitos membros de organizações pensam que para a ética ocorrer dentro de uma empresa, basta distribuir folhetos contendo um código que todos magicamente seguirão. Para exercê-la no contexto empresarial, mais do que palavras, é necessário ação. A premissa básica para que isso aconteça é responder e agir em coerência com a resposta à seguinte pergunta: o que eu estou disposto a fazer para que o grupo seja mais feliz?

Pessoas éticas são antes de qualquer coisa esperançosa, acreditam em utopia, sabem que o amanhã poderá ser melhor que o hoje, assume as suas escolhas e as consequências perante o que fazem. São livres, e usam esta liberdade de maneira adequada, acreditam que têm inteligência suficiente para escolherem bem, sabem que se deixarem de escolhe, já estará fazendo uma escolha. Não responsabilizam outros por seus atos, não se deixam escravizar.

Alves (2005) cita dois fatores principais que são moderadores no processo de tomada de decisão. Ao os fatores de individuais e os fatores situacionais. Em relação aos fatores individuais, eles podem ser decorrentes do nascimento (sexo, idade, nacionalidade), assim como o desenvolvimento humano e do processo de socialização (personalidade, atitudes, valores, formação educacional e profissional, religião) que o indivíduo traz para o processo de tomada de decisão. Um exemplo é a consciência, que está vinculada à capacidade do indivíduo de reconhecer em um determinado fato o seu sentido ético.

Na sequência de seu trabalho, Alves (2005) coloca mais uma variável de fator individual: o desenvolvimento moral cognitivo. Ela está relacionada ao processo de desenvolvimento da consciência moral do indivíduo e são profundamente associados alguns modelos de tomada de decisão analisados.

Pensar em ética é pensar de forma, antes de tudo, reflexiva. É não se sentar em cima de respostas prontas. Para viver eticamente em qualquer ambiente é preciso primeiro mergulhar dentro de si mesmo, assumir as escolhas e lutar por um mundo melhor. Acreditar que a felicidade é possível, já que esse é o objetivo maior da ética.

É do interesse das empresas agirem sempre de maneira ética. Todos os melhores funcionários e fornecedores, as melhores fontes de financiamento tenderão a preferis aquelas que costumam tratá-los bem. E os clientes que têm critério, que sabem escolher, dificilmente serão leais a um produto de menor qualidade, ou um serviço que seja pouco eficiente. A ética está diretamente relacionada com valores morais, com bem e mal, o que é certo ou errado; não existe um “código de ética dos negócios”, uma série de normas específicas para as empresas. Não faz parte da finalidade das empresas, na realidade, perseguir esses objetivos.

3. ÉTICA CONTÁBIL.

A importância do contador para os rumos que a organização à qual ele presta seus serviços é o que mais motiva a manutenção de elevado padrão ético, pois de acordo com informações geradas por ele, podem-se causar grandes danos econômicos e financeiros, prejudicando entidades e pessoas, por simples inobservância dos efeitos de se desviar sua conduta, com a finalidade de obtenção de benefícios ou vantagens próprias.

As ações feitas com ética sempre serão uma decisão pessoal. A escolha é livre para todo indivíduo. Uma vez que o profissional tenha despertado para as questões éticas, mais e mais elas tendem a ser consideradas nas decisões. É claro que sempre estamos sujeitos a deslizes e equívocos, mas é importante lembrar que esse costuma ser um caminho sem volta.

O profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com