TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJECTO DE PESQUISA DE ESTRATÉGIA DE VENDAS E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL: IMPACTO DE ESTRATÉGIA DE VENDAS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DE ÁGUAS DE MOÇAMBIQUE

Por:   •  2/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.625 Palavras (31 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 31

ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO DE CHIBUTO (ESNEC)

Licenciatura em Gestão Comercial

PROJECTO DE PESQUISA DE ESTRATÉGIA DE VENDAS E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL:

IMPACTO DE ESTRATÉGIA DE VENDAS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DE ÁGUAS DE MOÇAMBIQUE (ÁGUAS DE NAMAACHA), NO PERÍODO DE 2014-2016.

Cristóvão Elias Novela

Chibuto, Maio de 2018

Cristóvão Elias Novela

PROJECTO DE PESQUISA DE ESTRATÉGIA DE VENDAS E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL:

IMPACTO DE ESTRATÉGIA DE VENDAS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DE ÁGUAS DE MOÇAMBIQUE (ÁGUAS DE NAMAACHA), NO PERÍODO DE 2014-2016.

Projecto de Pesquisa apresentado à Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) para busca de informação, avaliado como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão Comercial.

Supervisor: Sousa Manuel Sousa, Msc

Chibuto, Maio de 2018

ÍNDICE

Conteúdo Pág.

1. INTRODUÇÃO 1

1.1. Objectivos 2

1.1.1. Objectivo Geral 2

1.1.2. Objectivos Específicos 2

1.2. Justificativa do tema 2

1.3. Definição do problema 3

1.4. Formulação de Hipóteses 3

2. METODOLOGIA 4

2.1. Classificação da Pesquisa 4

2.1.1. Quanto à finalidade ou natureza 4

2.1.2. Quanto à abordagem do problema 4

2.1.3. Quanto ao nível 5

2.1.4. Quanto aos procedimentos técnicos 6

2.2. Técnicas de Recolha de Dados 6

2.2.1. Questionário 6

2.2.2. Entrevista 6

2.3. População e Amostragem 7

2.4. Análise e Interpretação de Dados 8

3. REVISÃO DE LITERATURA 9

3.1. Estratégia de Vendas 9

3.1.1. Estratégia 9

3.1.2. Vendas 10

3.1.3. Estratégia de Vendas 10

3.1.4. Marketing 11

3.2. Desenvolvimento Empresarial 12

4. PLANO DE ACTIVIDADES 13

5. ORÇAMENTO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

APÊNDICES E ANEXOS 16

1. INTRODUÇÃO

As empresas ambicionam o alcance do sucesso na forma de maiores vendas, resultados acrescidos ou cotações bolseiras mais elevadas, adoptando estratégias que proporcionem aos seus clientes mais valor que a concorrência, aproveitando todas as potencialidades dos recursos à sua disposição. Tal desempenho competitivo a longo prazo, depende também da correcta formulação e implementação das suas orientações estratégicas . No entanto, para o desenvolvimento da Sociedade de Águas de Moçambique (SAM) depende também da implantação de um bom marketing como uma estratégia de vendas, uma vez, o marketing ser uma actividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos através do processo de trocas e possui um papel fundamental porque é um dos elos entre a SAM e o mercado.

Para Cobra (2007:21), vender é uma das profissões mais antigas do mundo e é relevante na prestação de serviços, sendo mais valorizada no mercado, promovendo grandes negócios, priorizando o comprometimento com a satisfação de clientes.

Na visão de Mintzberg (1988) citado por Melozi (2004), a estratégia refere-se à força mediadora entre a organização e o seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente. Deste modo, estratégia de vendas refere-se às decisões relativas aos objectivos empresariais, aos investimentos a realizar (pesquisa e desenvolvimento, marketing, capacidade produtiva, etc.) e ao posicionamento da concorrência .

O marketing é seguramente uma das actividades mais conhecidas e, ao mesmo tempo, uma das menos compreendidas, existindo muitos mitos sobre sua verdadeira natureza, sendo que alguns o vêem de maneira positiva e outros, de forma negativa. Na verdade, o marketing não é uma nem outra, o que muda é sua finalidade. Assim, pode ser entendido como um processo de gestão e social pelo qual indivíduos e organizações, obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros (ARMSTRONG e KOTLER, 2007).

O projecto surge no âmbito de elaboração de monografia como cumprimento de uma das normas de culminação do curso para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão Comercial, pretendendo abordar sobre: “O Impacto de Estratégia de Vendas no Desenvolvimento da Sociedade de Águas de Moçambique”. De um modo geral, deseja-se com isso, compreender o impacto que o marketing como estratégia de vendas adoptada pela Sociedade de Águas de Moçambique, tem trazido para o desenvolvimento da empresa.

1.1. Objectivos

1.1.1. Objectivo Geral

Compreender o impacto de estratégia de vendas no desenvolvimento empresarial da Sociedade de Águas de Moçambique (Águas de Namaacha).

1.1.2. Objectivos Específicos

Apresentar a relação entre desenvolvimento empresarial e estratégia de vendas;

Descrever a estratégia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com