TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

MARUTEC IND. COM. IMP. E EXP. LTDA (TAGIMA)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

COTIA - SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

MARUTEC IND. COM. IMP. E EXP. LTDA (TAGIMA)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

Aluno(s): FÁBIO LACERDA DOS SANTOS R.A. 1609703

                                                                     

                                                                      JEIZIANE DA SILVA OLIVEIRA R.A. 1628234

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V, apresentado como um dos pré requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Marketing. MARKETING

   Orientador (a): Profa. Daniela Menezes da Silva dos Santos

COTIA - SP

2017

RESUMO[pic 3]

No presente trabalho foi analisada a empresa TAGIMA, uma empresa que é referência no mercado, competindo em igualdade de condições com as marcas internacionais mais consagradas. A TAGIMA, hoje é a maior fabricante de instrumentos musicais do Brasil.

As disciplinas abordadas para a realização deste trabalho abrangidas no curso são: Comportamento do Consumidor, Especializações do Marketing e Matemática Financeira. O principal foco presente neste trabalho acadêmico é a implementação de um plano de uma das áreas especificais da disciplina Especializações do Marketing, onde abordamos e apresentamos um plano de Marketing Cultural.

Em Comportamento do Consumidor, falaremos sobre os fatores que influenciam o comportamento do consumidor do mercado escolhido, associando as características do consumidor da empresa estudada com o plano de implementação de marketing proposto.

Em Matemática Financeira demonstraremos como ocorrerá a viabilização financeira do projeto apresentado, mostrando através de números como a empresa em questão terá que fornecer valores para a efetuação do plano de marketing.


ABSTRACT[pic 4]

In the present work the company TAGIMA, a company that is a benchmark in the market, has been analyzed, competing in equal conditions with the most established international brands. TAGIMA, today is the largest manufacturer of musical instruments in Brazil.

The subjects covered for the accomplishment of this work covered in the course are: Consumer Behavior, Marketing Specializations and Financial Mathematics. The main focus of this academic work is the implementation of a plan of one of the specific areas of the discipline Marketing Specializations, where we approach and present a Cultural Marketing plan.

In Consumer Behavior, we will talk about the factors that influence the consumer behavior of the chosen market, associating the characteristics of the consumer of the studied company with the proposed marketing implementation plan.

In Financial Mathematics we will demonstrate how the financial viability of the presented project will occur, showing through numbers how the company in question will have to provide values ​​for the accomplishment of the marketing plan. 


SUMÁRIO[pic 5]

INTRODUÇÃO        5

1. HISTÓRICO DA EMPRESA        6

2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR        7

2.1 Características do Consumidor        7

3. ESPECIALIZAÇÕES DO MARKETING        9

3.1 Marketing Cultural        9

4. PLANO DE MARKETING CULTURAL        11

4.1 Concurso Cultural Tagima        11

4.2 Descrição do Concurso        11

4.3 Cronograma        12

4.4 Julgamento        12

4.5 Premiação        12

5. MATEMÁTICA FINANCEIRA.................................................................................12 

5.1 Custos Totais do Concurso        13

5.2. Considerações Finais        14

CONCLUSÃO        14

FIGURAS E ILUSTRAÇÕES        15

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

O Marketing Cultural tem sido utilizado como alternativa estratégica para obtenção de vantagem competitiva. É tendência empresas associarem suas marcas a eventos culturais, em sua maioria voltados para o público jovem.

Neste trabalho apresentaremos um plano de marketing cultural à empresa TAGIMA, analisando seu mercado sob a perspectiva de seu micro e macro ambiente, dentro do atual mercado brasileiro da música.

A TAGIMA, hoje maior fabricante de instrumentos musicais no Brasil, considera um de seus pontos principais o  relacionamento com clientes e músicos, através do contato e interação em tempo integral. A TAGIMA constantemente se envolve em projetos de características sociais e culturais, objetivando promover a cultura através da música em seu país.


1.  HISTÓRICO DA EMPRESA

A MARUTEC iniciou suas atividades em 1993. Era uma importadora de equipamentos musicais e eletrônicos. Em 1996 adquiriu os direitos de uso da marca TAGIMA, empresa que já atuava na fabricação de instrumentos musicais como violão, guitarra e contrabaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com