TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM V

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.555 Palavras (19 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

ANDRÉ LUIZ ROCHA TRAJANE – RA – 1439306

IGOR JUNIOR PEREIRA MARQUES – RA – 1437626

KEREN ARAÚJO DE MELO – RA – 1434213

MARCELO SANTOS DANTAS – RA – 1228556

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

 PIM V

Santana de Parnaíba  - SP

 2015

ANDRÉ LUIZ ROCHA TRAJANE – RA – 1439306

IGOR JUNIOR PEREIRA MARQUES – RA – 1437626

KEREN ARAÚJO DE MELO – RA – 1434213

MARCELO SANTOS DANTAS – RA – 1228556

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

 PIM V

Projeto integrado Multidisciplinar para

2º semestre do curso Superior Tecnológico

em Marketing – Universidade Paulista –

UNIP Interativa

Santana de Parnaíba - SP

 2014

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo colocar em prática o conteúdo adquirido no bimestre através da observação e análise de dados nas áreas de Comportamento do Consumidor, Matemática Financeira e Especializações do Marketing, proporcionando um estudo relevante dos aspectos abordados.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Especializações do Marketing        

2.1 Apresentação Geral        

2.2 Posicionamento No Mercado        

2.3 Consolidação das Sandálias Havaianas no mercado externo        

2.4 Justificativa do plano de ação        

2.4.1 Detalhamento do Plano de Ação        

2.6 Estratégias de Ação        

2.6.1 Cronograma do Plano de Ação        

3.0 Matemática Financeira        

3.1 Balanço Patrimonial 2014        

3.2 Demonstração do Resultado do Exercicio 2014        

3.3 Recursos Financeiros        

3.4 Ponto de Equilíbrio e Investimento x Retorno        

4.0 Comportamento do Consumidor        

4.1 Fatores culturais e sociais        

4.2 Grupos de referência        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo globalizado, dinâmico e competitivo em que vivemos e onde a concorrência torna-se cada vez mais acirrada, é necessário que as empresas estejam na busca diária em oferecer produtos de qualidade aos seus clientes, uma vez que estes cada vez mais estão exigentes e conscientes dos seus direitos. A sandália havaianas é considerada a mais simples resposta à necessidade de proteger os pés. A sandália percorreu os séculos sob as mais diferentes formas. Sua simplicidade as faz perfeita para todos os tipos de clientes.


  1. Especializações do Marketing

2.1 Apresentação Geral

Em 03 de Abril de 1907, O escocês Robert Fraser, recém-chegado da Argentina, associou-se a um grupo inglês para construir a primeira fábrica brasileira de Alpargatas e calçados. O local escolhido foi a cidade de São Paulo, no bairro da Mooca, representados por Jonh F. Shalders e Robert Fraser fundaram ali o empreendimento com apenas sete funcionários. Eles tinham o objetivo de fabricar alpargatas, também conhecidas como “sapato espanhol” feito de lona e solado de corda, e artigos populares para a crescente população industrial paulistana. (Arquivo Alpargatas S.A. 2004). 

Em 1962 a fábrica lança um calçado com conceitos similares ao das alpargatas, para consumidores de baixa renda. Entretanto, a real fonte de inspiração para a criação das sandálias Havaianas, em 14 de junho de 1962, foram os chinelos japoneses conhecidos como Zori, feitos de palha de arroz ou madeira lascada (a mesma utilizada na produção de tatames e que é usada com os quimonos).

No entanto, a versão nacional trazia um diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que garantia calçados duráveis e confortáveis. Eram as tradicionais branquinhas com tiras e laterais que variavam em cinco cores, entre elas a mais popular: o azul que, visualmente, eram pobres e baratas.

Embora o design das sandálias Havaianas seja de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde os ricos e famosos norte-americanos passavam suas férias.

[pic 2]

Figura 1: primeira sandália Havaianas 14/06/1962

Fonte: Arquivo Alpargatas S.A

Esse nome era considerado ideal, já que o calçado era adequado para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração. A ideia da nova sandália se espalhou feito rastilho de pólvora.

A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 210 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 100 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "havaianas" por ano. As vendas da sandália de borracha Havaianas, produto de sucesso da Alpargatas, já representam metade do faturamento da companhia, que no ano passado foi de R$ 1,6 bilhão. O investimento em marketing da marca, de 12% a 13% do faturamento, tem mantido a Havaianas em trajetória de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (675.2 Kb)   docx (341.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com