TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER IV - 2º BIMESTRE

Trabalho Universitário: PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER IV - 2º BIMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO:

3ª SÉRIE

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER IV – 2º BIMESTRE

PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ANA CRISTINA S. AQUINO

São Bernardo do Campo/SP

2014

APRESENTAÇÃO

Com essa atividade, pretendo mostrar de forma rápida, simples e didática, como é importante o uso da precificação, para manter o volume de vendas.

Realizar um acompanhamento para que tenhamos uma métrica interessante com relação a variação do preço em diferentes regiões e o uso de métodos para ampliar as vendas, sem prejudicar os custos.

Uma forma interessante para entendermos como estratégias de preços bem alinhadas podem agregar valor de mercado a uma organização

DEBATE E CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO

Estabelecer o preço de venda dos produtos ou serviços é, sem sombra de dúvidas, uma das funções mais importantes e difíceis para um administrador.

Isso acontece, pois qualquer escolha errada pode gerar um prejuízo estrondoso nas contas da empresa, resultando em dividas e dificuldades na organização.

Equívocos na condução do processo de formação de preços podem reduzir os lucros da empresa ou instituição e torna-la um investimento inviável.

Existe uma balança entre um preço muito alto e um preço muito baixo, para um produto ou serviço comercializado. É somente com estudos bem elaborados de mercado, que podemos equilibrar essa balança.

Como os preços são formados?

Tudo começa quando a empresa pretende disponibilizar no mercado um serviço ou um produto para o cliente suprir uma necessidade, seja ela qual for.

Com a ideia de uma necessidade já em mente, é necessário pensar: O cliente está disposto a pagar quantidade X (preço) por esse serviço ou produto? E em caso positivo, quanto ele pagaria? Quanto VOCÊ, como consumidor, gostaria de pagar?.

Já com essas respostas em mente, podemos chegar a uma conclusão: Quem define o preço do seu produto não é a empresa e sim o cliente.

É nesse ponto, que podemos entender a importância da estratégia de preços para o sucesso de um produto ou serviço de uma organização.

O cliente consegue perceber um valor no produto ou serviço oferecido pela empresa. Se o valor do produto for maior que o preço estabelecido, o cliente irá comprar o produto, resultando em bons resultados nas vendas.

Podemos usar como exemplo, um automóvel, completo, com todos os acessórios possíveis, mais econômico e muito mais seguro, por um preço de um carro básico da concorrência. Certamente teremos filas de espera de semanas para adquirir o produto e com certeza, teremos um sucesso de vendas.

Porém ainda usando esse exemplo, o cliente que adquiriu o veiculo, precisa ver além do preço...

Ele visualizou todo o conjunto do veiculo: Melhorias estéticas, economia de combustível, segurança para o motorista e claro, para os ocupantes... Entre outros aspectos. Isso gerou um alto valor do produto, que somado a um preço abaixo da concorrência, gerou interesse nos clientes e aumento nas vendas. O preço baixo chamou o cliente, mas foram os atrativos que fizeram com que ele adquirisse o produto.

Entretanto, se a empresa atribuir um valor menor do que aquele sinalizado pelo cliente, então as vendas serão fracas. Isso acontece, por que será gerada uma expectativa muito grande no cliente, que terminará quando o produto não for compatível com a realidade que ele esperava.

Podemos usar como exemplo, um caso de um produto alimentício de pré preparação simples e rápida, que todos podemos encontrar em um supermercado.

A empresa usa como base: Rápida preparação, higiene, eficiência e economia, já que a embalagem é para uso individual, porém o preço dele é o mesmo que o de uma versão natural, que é demora duas vezes mais para ser preparado, porém alimenta facilmente uma família de quatro pessoas. Nesse caso, mesmo com todos os benefícios (valor) o preço repassado pela empresa ao consumidor não justificava aquisição, por mais pratico, rápido e higiênico que o produto seja.

Em ambos os casos, tanto do automóvel, como no produto alimentício, é possível notar os diferentes tipos de percepção que o comprador tem com relação ao preço e que ela acontecer em todos os tipos de produtos, independente do segmento. De um carro de R$30 mil até um produto que podemos comprar por R$2 ou menos. O principio será sempre o mesmo.

Também podemos ressaltar que nos dois casos, as duas empresas erraram na atribuição de preços.

No caso do automóvel, a empresa poderia aumentar o preço do produto, vender menos, porém ter uma margem de lucro muito maior. Isso reduzia a fila de espera e não seria necessário que na fabrica, a possibilidade de horas extras e até plantões extras para dar conta do volume, seja cogitada. Tudo isso gera gastos e mesmo vendendo muito, as margens de lucro são reduzidas.

Já no exemplo do produto alimentício, ficou obvio que o preço associado não condiz com as necessidades reais do cliente. É claro que a praticidade e a higiene pesam bastante, mas o preço de um produto que alimenta um, ser igual a um que alimenta quatro pessoas, mesmo que demorando duas vezes mais o preparo, justifica ir para a concorrente, que certamente também tem um pacote de higiene, na fabricação de seus produtos.

É nesse ponto que vemos a importância da estratégia de preço, onde o gestor precisa conhecer o real valor atribuído pelo cliente para seus produtos e serviços;

O mais importante para tabular e fixar um preço, é conhecer quanto o cliente está disposto a pagar pelo seu serviço ou produto, descobrir o valor repal percebido pelo cliente com relação a sua necessidade em adquirir o produto.

Todas essas dúvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com