TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER II – 2º BIMESTRE

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO SANTO ANDRÉ

1ª SÉRIE

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER II – 2º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE TECNOLOGIAS DE GESTÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

DIREITO EMPRESARIAL

PROFESSORA – TURORA A DISTÂNCIA

SANTO ANDRÉ – SP

2014

APRESENTAÇÃO

O país possui muitos problemas sociais e muitas empresas estão focando seu pensamento nisso. As empresas privadas estão criando parcerias com o governo e outros fazem isso sozinhas, desenvolvendo projetos sociais e ambientais para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade e diminuindo os impactos ambientais.

O objetivo deste trabalho é verificar como as empresas podem trabalhar a responsabilidade social e ambiental na comunidade em geral, visando que seus colaboradores vejam que seu trabalho pode ajudar a sociedade, mesmo que seja uma “pequena ponta do iceberg na imensidão”.

Para isso, utilizando-se das ferramentas disponíveis, sistemas de gestão, MEG, certificações, Outsourcing, entre outras.

DEBATE E CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO

De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

As organizações, através das tecnologias de gestão podem se organizar internamente para diminuírem o impacto causado ao meio ambiente.

Com o aumento dos problemas sociais e ambientais, a sociedade está em processo de reorganização das estruturas sociais e empresariais. As empresas continuam focadas no lucro, mas também no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade de seus negócios, sendo assim, as empresas estão desenvolvendo práticas através das diversas tecnologias de gestão para diminuir o impacto causado.

Segundo Rafael de Carvalho, uma boa gestão vem cada vez mais se tornando um fator de sucesso para as empresas, já que a grande maioria delas além de visarem os lucros busca uma forma cada vez mais eficiente de redução de custos é fundamental que os responsáveis consigam manter as informações integradas nas diversas áreas da empresa, evitando a necessidade de uma gestão por improvisos. O gestor deve utilizar os recursos disponíveis para que a empresa atinja seus objetivos.

Frederick Winslow Taylor visava à responsabilidade do controle de qualidade, com isto, houve o aumento da produção e muitos seguiram seu modelo. Mas Taylor descartava as peças defeituosas e não verificava o motivo dos defeitos, não fazia uma análise para a redução das falhas no processo de produção.

Já Walter Shewhart, utilizava o método de estatística, para assim, verificar as falhas no processo de produção e assim ver as possíveis causas, reduzindo e até mesmo eliminando-as. O mesmo verificou o processo desde o fornecedor, as matérias-primas utilizadas para avaliar e descobrir o que acontecia, o que causava a perda de qualidade dos produtos.

Ainda, segundo Carvalho, com a adoção do Ciclo PDCA e do MEG (Modelo de Excelência da Gestão) as empresas podem ter garantido uma importante ajuda no seu processo de melhoria. Existem também atitudes de prevenção, que evitam que o problema aconteça.

Todas as ações estão interligadas com o que acontece na empresa, tanto no presente quanto no futuro, por este motivo, ter o controle de gestão e informações para tomar uma decisão antecipada quanto a evitar fatores não esperados.

Segundo Bruno Pucinini o outsourcing, palavra em inglês para terceirização de serviços, envolve utilizar um processo que a empresa faz e passa para outra empresa fazer o mesmo processo, muitas vezes muito melhor do que já é feito. Mas isso tem seus prós e contras, pois a empresa que envia a tarefa para a outra executar deve fiscalizar e avaliar sempre se o produto ou processo está com a devida qualidade para assim ser passado para o futuro cliente.

Vantagens: liberação de tempo para outras atividades e processos importantes e mais minuciosos que sejam essenciais à empresa, ganho de eficiência e qualidade no trabalho, crescimento na produção.

Desvantagens: Aumento com gastos, mas se um caso for efetuar uma determinada atividade que demanda mais tempo, a empresa pode terceirizar e despender mais tempo para fazer outra atividade que seja mais rápida e vantajosa em termos de ganho. Perda de controle, a empresa precisa tomar certo cuidado para não perder o controle sobre o processo.

Uma ferramenta de gestão que se preocupa com o impacto ambiental das empresas é a utilização de certificações como a ISO 14001 a qual melhora operações através de controle de impactos sobre o meio ambiente e a empresa fica adequada a legislação, assim a empresa tem todos os quesitos para evitar complicações com os órgão ambientais.

A ISO 14001 ajuda a empresa a identificar as atividades que causam ou podem causar um grande impacto sobre o meio ambiente e programa controles para diminuir esse impacto.

A Bolsa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com