TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM

Casos: PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  5.113 Palavras (21 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

PARTE I

1. INTRODUÇÃO........................................................................................ 3

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA............................................ 4

2.1 PESQUISA DE VIABILIDADE....................................................... 4

3. FUNDAMENTOS DA EMPRESA......................................................... 6

4. MAIORES CONSUMIDORES DO PRODUTO................................... 7

5. FERRAMENTAS DE MARKETING E RELACIONAMENTO........ 8

6. TRABALHO DE CAMPO ..................................................................... 8

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES.................................... 10

PARTE II

VIABILIDADE MERCADOLÓGICA

VIABILIDADE TÉCNICA

VIABILIDADE ADMINISTRATIVA E ORGANIZACIONAL

VIABILIDADE FINANCEIRA

RELATÓRIO FINAL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................

1. INTRODUÇÃO

O propósito deste Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem é a realização de uma “Pesquisa de Viabilidade para Implantação de um Supermercado, na central de São Paulo”. Para tanto foi realizado um estudo de local, em local específico, que seja apropriado à implantação do varejo. Para o supermercado foi criado um nome, uma logomarca, definidos os sócios, os produtos a serem comercializados e os serviços, bem como a estrutura física do local e a avaliação dos equipamentos. Foram realizados orçamentos para levantamento dos custos. A partir daí, estipuladas as pesquisas de mercado necessárias à confirmação das escolhas definidas no projeto para a validação do projeto, a aplicação da Matriz de Análise FOFA e demonstrar as reais perspectivas de implantação. Visto que o projeto envolve diversas áreas de atuação, todas as variantes foram analisadas e definidas sendo elas: Os custos, a administração, o planejamento, o mercado, a mão-de-obra especializada, as estratégias de marketing, os encargos financeiros, a política de mercado, as variações do mercado, os avanços tecnológicos, os fornecedores, os concorrentes, a avaliação do grau de satisfação dos clientes, a manutenção, as possibilidades de financiamentos, o controle da lucratividade e etc. São partes fundamentais, cada uma com seu grau de importância dentro do projeto.

PALAVRAS-CHAVE: supermercado, pesquisa, serviço, viabilidade, mercado, Matriz de Análise FOFA.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa de mercado, nas mediações em que o empreendimento atua ou vai atuar, revela muitas oportunidades para melhorar o negócio, desenvolver produtos e aprimorar o atendimento. Esta pesquisa revela expectativas, satisfações e insatisfações dos consumidores da região. As informações são valiosas para diferenciar da concorrência e aproveitar para crescer, bem como para corrigir as falhas e se superar na busca pela conquista da preferência do cliente. No entanto, o ideal é contar com uma equipe especializada em pesquisas de mercado, para que as informações obtidas sejam confiáveis e apontem os caminhos corretos. O investimento não é tão alto e o retorno é garantido!

2.1 PESQUISA DE VIABILIDADE

Nome do Negócio: O negócio será registrado com o nome fantasia “Mais Barato”.

O nome “Mais Barato” foi escolhido com a intenção de mostrar aos concorrentes que a sua forma de atuação não visa somente a possibilidade de lucro mais sim um atendimento global de mercado, garantindo qualidade e preço baixo. Objetivando acertar o alvo como menor preço. O nome e a logomarca, utilizam cores frias em sua base e cores quentes para o nome o alvo principal. Além disso, essa escolha possibilitará uma grande gama de campanhas de marketing, muito significativas e duradouras.

O segmento de supermercado tem como carro chefe a diversidade e variedade de produtos, tornando-se assim, um bom ramo de negócios, quando bem montado utilizando-se de tecnologia de ponta e local valorizado.

Uma das dificuldades será a procura do local, com espaço externo para estacionamento e interno para o que o projeto prevê. Após a validação do projeto, com o valor do investimento em mãos, será a hora da procura pelos recursos, o que deverá ser um processo trabalhoso com algum grau de dificuldade, visando resolver o problema de estacionamento da área central.

Pontos Fortes do projeto: Possibilidade de oferecer serviços personalizados de acordo com a necessidade do cliente, capacidade de manter promoções semanais locais, adquirir experiência no setor.

Pontos Fracos do Projeto: Dificuldades na localização de um local, com espaço externo para estacionamento e interno para o que o projeto prevê. Poucos recursos para viabilizar na região onde almejamos estabelecer o supermercado. Estrutura física pequena (necessitando de melhorias) e fluxo intenso de veículo (problema logístico com os fornecedores).

Produto: Os produtos “carro-chefe” serão os secos e molhados. Outros tipos, não obrigatoriamente todos os dias: hortifruti, pães e etc.

Serviços: e-commerce com os produtos. (www.supermercadomaisbarato.com.br), (fictício)

Localização do Negócio: O local será no centro de São Paulo, Avenida brigadeiro Luís Antônio, uma região bem frequentada próximo Av. Paulista (avenida de grande circulação). Região de grande densidade populacional e ausência de supermercados.

Este é um local de alta densidade populacional e grande fluxo de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com