TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOÇÃO DE VENDAS E O DIREITO DO CONSUMIDOR

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.643 Palavras (23 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 23

PROMOÇÃO DE VENDAS E O DIREITO DO CONSUMIDOR

RESUMO

Há vestígios que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia, quando a polícia chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. A data sempre acontece na quarta sexta-feira de novembro e no Brasil o primeiro Black Friday foi realizado no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Em 2013 o Black Friday bateu recorde faturando R$ 770 milhões no comercio online o evento não tem regulamentação, nem organização centralizada, qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday, a dificuldade de planejamento dos lojistas, a baixa rentabilidade, os custos adicionais com estoque são alguns dos aspectos polêmicos que vamos discutir nesse trabalho uma importante ação promocional que vem ganhando relevância ano após ano no mercado brasileiro. O Black Friday, que em português, significa "Sexta-feira Negra", segundo pesquisa do Provar (Programa de Administração do Varejo) o preço de 21% dos produtos foi aumentada no Black Friday, o que gerou indignação nos consumidores, que usaram a expressão "Black Fraude" para se referir ao evento, devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui lançou uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podiam conferir a reputação das empresas das quais desejavam efetuar compras e também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções, esse trabalho em questão tem como objetivo analisar a trajetória do Black Friday no Brasil e identificar os aspectos positivos e negativos desta ação promocional para os varejistas brasileiros.

Palavras-chave: Promoção de Venda, Black Friday, Reclame Aqui, PROCON.

1. INTRODUÇÃO

O tema que vamos abordar nesse trabalho é a Promoção de Vendas e o Direito do Consumidor, a ação de ofertar e vender mercadorias e/ou serviços é uma atividade de Promoção de Vendas que é a ferramenta do marketing utilizada pelos fabricantes, produtores, e fornecedores, dos mais variados segmentos de varejo que atuam por todo país. Essas empresas utilizam os mais variados meios de comunicação para apresentar e lançar seus produtos e serviços.

Ariane Aparecida Vanzeli Ramos Soares e Thiago Luciano Araujo Costa.

Maria Angélica Magalhães Lopes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Turma Flex 0170 – Seminário III - 14/05/18.

Vamos abordar nesse trabalho cientifico a trajetória e os resultados alcançados pelas ações de marketing que mais chamou a atenção nos últimos anos, que se trata do “Black Friday”, que desde seu inicio quando foi lançada aqui no Brasil. teve resultados satisfatórios que mexeram com a economia no país criando mais uma data importante no calendário mercadológico para o comercio varejista.

Com o objetivo de mostrar os benefícios que foram causados por essa grandiosa ação de marketing, mais também não deixando de salientar as obrigações de quem está ofertando seus produtos e/ou serviços e os direitos que os consumidores têm ao adquirir um bem e/ou serviços oferecidos pelas empresas anunciantes.

A origem dessa Ação não se sabe ao certo quando foi criada, mais relatos falam que foi criada no final do século XIX e início dos anos 90, na Filadélfia, quando a polícia local nomeou o dia seguinte ao feriado de Ação de Graça. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos, após o feriado o transito se tornou um caos e graças a isso os varejistas aproveitaram disso para fazer ofertas e diversas promoções para atrais quem passava por lá.

Essa referência ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com