TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUBLICIDADE

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

PUBLICIDADE INFANTIL

  1. INTRODUÇÃO

    Algum tempo atrás o uso da imagem infantil no meio publicitário era comum, pois como sabemos a pessoa física ''criança'' tinha muita força quando se tratava de manipulação ao consumo, alguns sites fizeram pesquisas relacionadas ao consumismo utilizando a imagem infantil como tática para aumentar a popularidade do que iriam anunciar, entre os maiores influentes quando se trata de consumo na família em primeiro lugar estão as crianças entre 6 a 12 anos, era essa facha etária a mais vizada nas publicidades infantis. Em Abril/2014 O Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e o instituto Alana aprovaram com unanimidade através de um Conselho a ''Proibição'' entre termos da utilização da imagem infantil a fins lucrativos ou qualquer outro tipo de manipulação relacionado a criança e publicidade. ''Há anos, empresas, agências e anunciantes discutem o assunto e defendem a auto-regulamentação do segmento e a atuação do CONAR contra campanhas abusivas, ao invés de uma resolução como essa aprovada pelo Conanda, que vem tratar de maneira mais efetiva o controle da publicidade abusiva''.
    Diante disso compreendemos que a ascensão da influência publicitária encima da classe infantil é com certeza considerada antiético, Para muitos o ''termo infantil'' na publicidade

Tem enorme repercução sendo uma das alternativas dos meios empresariais atingirem seu publico com maior facilidade através dos mesmos, ou seja ''As crianças e adolescentes''. alguns Especialistas consideram que essa ''classe infantil'' se encontram em desenvolvimento biofísico e psíquico, sendo assim podemos concluir que não estão formados psicologicamente por completo e também não possuem aptidão necessárias para compreender o meio publicitário e sucessivamente assim não podendo se proteger de estímulo produzidos pela mídia.
Atualmente o instituto Alana é uma das maiores organizações da sociedade civil, além de ser um grupo protagonista de vários projetos visando a melhoria da qualidade de vida. Acho importante ressaltar que o mesmo é uma Organização que tem como ideologia projetos gratuitos, ou seja o grupo faz questão de deixar bem claro somos um instituição que não visamos lucro todos projetos, parcerias, eventos, cursos e outras atividade que existem dentro da nossa organização ,são 100% graça. Hoje o Instituto possui três projetos: o Espaço Alana, o Centro de Formação e o Projeto Criança e Consumo.

1.1 TEMA
A Publicidade infantil, ligado ao consumo.

1.2 O SUPOSTO PROBLEMA DA PUBLICIDADE DA PUBLICIDADE INFANTIL, QUAL SERIA A SOLUÇÃO?

Para Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente a publicidade infantil atinge o que está previsto na constituição e no estatuto da criança e do adolescentes ,que o mesmo se refere a utilização da imagem infantil por meios publicitário ,sendo assim fere a moral e a ética pois se trata de uma classe em desenvolvimento, não possuindo aptidão necessária para distinguirem os estímulos transmitidos pela mídia. A lei foi aprovada conforme já esperava com unanimidade, foi estabelecido em Abril/2014 pelo conselho nacional a proibição e o direcionamento de criança em anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners e sites, embalagens, promoções, merchandisings, ações em shows e apresentações e nos pontos de venda e etc. A questão é: A lei da proibição atinge até certo ponto, pois o conselho deixou bem claro foi proibida a veiculação de propagandas e algo do tipo voltada para crianças. '' está ai a duvida o órgão que avalia a publicidade antes de ser veiculada pelos meios de comunicação classificam que a imagem infantil pode ser utilizada mas de forma que não seja utilizada como a mediação , resumindo a imagem infantil ainda é usada em comerciais mais de forma que não se passe a impressão que é o meio da mediação ''A lei pode ser considerada um progresso ou foi uma jogada para minimizarem a polemica da manipulação?

Exemplo recente: Campanha/Comercial Samsung https://www.youtube.com/watch?v=RUP1-0nECXU
O Comercial é americano más foi exibido em rede nacional no Brasil.

1.3 O ESCLARECIMENTO PESSOAL

Todas as informações contidas na pesquisa foram extraídas de fontes oficiais. Pois bem quando surgiu essa oportunidade ''A realização da monografia'' Percebi que era uma oportunidade de pesquisar sobre algo que sempre tive vontade de saber melhor, ou seja ''A PUBLICIDADE INFANTIL'' relacionada ao consumo.
Pois notávamos que as publicidades utilizando a classe infantil como mediação de uns tempos pra cá foram diminuindo, até serem instintos. Então resolvemos aprofundar nesse tema, e chegamos a várias conclusões e procuramos mais a respeito do trabalho dos órgão que fazem a ''proteção'' Além de varias instituição que lutam em razão da melhoria e da preservação da qualidade de vida da criança e do adolescentes, como por exemplo o Instituto Alana que tem vários projetos, entre eles um que se encaixa perfeitamente no tema da minha pesquisa o Projeto Criança e Consumo.



1.3.1 IDENTIFICAÇÃO COMUM, PORÉM NÃO VISTO A FUNDO.

A pesquisa teve como objetivo esclarecer o processo e a luta para proibição da utilização da imagem infantil como mediação ao consumo, e também mostrar um pouco mais sobre os responsáveis pela implantação desse direito, e proteção da imagem das crianças e p/ adolescentes, quando se trata da exploração midiática para fins lucrativos. Resumindo todo o processo desde  a escolha do tema, até o trabalho de pesquisa aprofundado nos conceitos , chegando a elaboração física, foi pessoalmente gratificante. Pois se tratava de algo que eu tinha interesse de saber mais profundamente, em particular creio que existem outras pessoas como eu, que tinham duvidas sobre o mesmo assunto, Afinal o objetivo foi esse sanar duvidas. Esperamos ter sido bem objetivos nos motivos que nos  levaram a pesquisar esse tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com