TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Do Transporte Maritimo

Monografias: Panorama Do Transporte Maritimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Os mercados internacionais vivem atualmente o fenômeno da globalização econômica, em que as empresas se inserem no cenário mundial e o fluxo de trocas de mercadorias e de investimentos entre os países e suas instituições empresarias é constante. Visando maximizar sua presença em cada vez mais novos territórios, os países não medem esforços para se integrarem ao comércio internacional. O autor Nicola Minervini em seus estudos sobre internacionalização de empresas comenta que as empresas envolvidas neste processo devem se tornar competitivas e eficientes para vencerem a acirrada concorrência externa.

Neste aspecto, Porter afirma que quando uma empresa busca atuar em mercados internacionais ela não deve deixar de analisar o ambiente local de seu país, estudando principalmente o aspecto político, econômico, legal e cambial. Podemos mencionar também a infra-estrutura física, para ter em mente quais as operações logísticas de importação e exportação que são mais viáveis e podem ser utilizadas, e com isso quais os custos presentes.

Quando nos referimos às operações logísticas em uma compra e venda entre países, falamos de “Logística Internacional”, que é conceituada como “atividades para transportar carga e mercadoria da fonte produtora do país exportador ao país importador. A logística internacional dá ênfase ao processo do transporte de carga e às atividades acessórias exportadores versus importadores” .

Atualmente cerca de 90% do comércio realizado entre os países utiliza o transporte marítimo . No Brasil esta estatística não é diferente. Segundo a ANTAQ , o comércio internacional brasileiro, quando falamos em modal de transporte, é realizado com os outros países em sua grande maioria pelo transporte marítimo de longo curso (entre portos de diferentes países, distantes geograficamente), com 96% do total de tonelada exportada e 89% do total de importada .

A partir desta visão de uma nova ordem econômica em vigor, em que os países buscam participar cada vez mais do comércio internacional e vencer a concorrência acirrada existente neste meio, este trabalho se propõe apresentar um panorama da inserção das empresas brasileiras nos mercados globais, que se dá principalmente através do transporte marítimo.

Serão conceituadas operações logísticas, mostrando algumas que caminham juntamente com o transporte marítimo e dados estatísticos fornecidos principalmente pelo Guia Marítimo, ANTAQ e MDIC referentes a este modal no Brasil, mostrando volume de cargas movimentadas nos portos nos últimos anos, tipos das mesmas entre outros aspectos logísticos. O Porto de Santos será destacado por ser um importante porto brasileiro nos negócios internacionais brasileiros.

Autores de Logística Internacional como principalmente o Doutor Nelson Ludovico serão citados ao longo do trabalho. Informações fornecidas em aulas ministradas por ele no curso de MBA de Gestão de Logística Internacional da FGV no ano de 2013 e conceitos citados em seu livro de logística internacional farão o embasamento teórico principal da apresentação.

REFERENCIAL TEÓRICO

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Quando nos referimos às atividades logísticas nos negócios internacionais, algumas principais são :

• Transporte

• Embalagem

• Unitização

• Consolidação

• Manuseio de cargas

• Embarque

• Armazenagem

• Documentação

• Alfândegas

Atualmente os responsáveis pelas operações logísticas de uma empresa, quando esta realiza o comércio exterior, buscam uma viabilidade dos negócios, tendo sempre em mente uma excelente qualidade dos serviços logísticos que são oferecidos, menores custos e entrega no destino final em menor tempo. Esta forma de pensar tem importancia nos negócios hoje, pois com a acirrada concorrência nos mercados globais, as empresas precisam se destacar e oferecer produtos e serviços cada vez mais competitivos .

Como citado anteriormente, o transporte marítimo internacional é o modal mais utilizado no comércio entre os países e também no Brasil, e isto se deve em função de suas características. Destacamos o caráter internacional, pois é o meio mais econômico de transportar cargas entre regiões geograficamente distantes; capacidade e flexibilidade deste modal, já que possui navios de médio e também de grande porte, sendo estes com capacidade de transportar cargas muito pesadas; versatilidade, em que atualmente existem navios adaptados a todos os tipos de cargas, e a livre concorrência de tarifas de fretes e custos de operações logísticas .

Na logística internacional, quando falamos em transporte de mercadorias precisamos analisar primeiramente as características da carga, se é Carga Geral, definida por ter “grande variedade de produtos transportáveis por distintos modais: máquinas, automóveis, componentes e peças”. Ou se a carga é A Granel: “líquidos, gasosos, sólidos, transportados em esteiras, dutos e armazenadas em tanques ou silos, tais como combustíveis, gases, grãos e minérios” .

Além da característica, em transportes internacionais é preciso saber a natureza da carga, a “fragilidade, perecibilidade, periculosidade, dimensões e pesos especiais” .

As especificações da carga - características e natureza - precisam ser levadas em consideração em exportações e importações porque é necessário saber se determinada mercadoria precisa de um manuseio especial nas operações de carga e descarga, qual o tipo de embalagem requerida a fim de evitar danos e avarias, qual é a sua dimensão e peso para analisar o tipo de equipamentos utilizados no modal de transporte, entre outros aspectos.

No transporte marítimo, os armadores (donos dos navios) e por conseqüência as companhia marítimas (as quais os representam), precisam se informar qual tipo de carga está sendo transportada neste modal a fim de orientarem os embarcadores com etiquetas de identificação da mercadoria, bem como a melhor embalagem a ser utilizada.

Em relação à operação logística de “Unitização” de uma carga em um transporte marítimo internacional, para o autor Nelson Ludovico essa ocorre quando mercadorias são agrupadas de maneira que facilite o transporte desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com