TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do IP

Tese: Papel do IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

O sistema apóia a organização de diversas maneiras,vale ressaltar que cada nível da organização vai ser apoiado de modos diferentes.O’ Brien (2003,p.9) mostra que o SI desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização.

- Suporte nos processos operacionais;

-Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes;

-Suporte nas estratégias para ganho de vantagem competitiva.

O papel dos SI é definido conforme as necessidades de informação e sua aplicação no negócio, com base em uma analise da organização e do seu meio, bem como dos objetivos definidos por ela .No mundo real ,são muitos os sistemas e todos fazem uso de hardware,software,rede e pessoas para transformar os recursos em dados e produtos de informação.Alguns são simples manuais de informação em que as pessoas utilizam ferramentas básicas como lápis e papel.Todos os componentes do SI devem ser administrados para que atuem como agentes integradores no desenvolvimento do serviço de prover informação informação.Os SI atuais desempenham um papel vital no sucesso empresarial ,pois fornecem a estrutura de que uma empresa necessita para operações eficientes,administração eficaz e vantagem competitiva.O Sucesso de um SI também deve ser medido pela eficácia da administração dos recursos no apoio ás estratégias empresariais.( O’ Brien 2003).

Assim, os SI são mais que computadores, para que tenham efeito, é preciso entender a organização,a administração e a TI,que são as bases da sua configuração.Dessa forma,eles podem ser descritos como soluções organizações e administrativas.

Pode ser,cada vez mais,recurso estratégico, a aplicação de novas tecnologias precisa ser cuidadosamente planejada,organizada e controlada pelas empresas.O planejamento tecnológico pode ser considerado como uma das atividades de grande importância para criação,sustentação e maximização da vantagem competitiva (Rossini;Palmisano,2006).

Os administradores não podem ignorar os SI ,porque estes desempenham um papel fundamental nas organizações atuais.Os sistemas de hoje afetam diretamente o modo pelo qual os administradores decidem,planejam e gerenciam seus funcionários e cada vez mais,determinam quais produtos serão produzidos,onde,quando e como(Laudon;Laudon 2004).O principal papel das SI nas funções empresariais está relacionado com as atividades especializadas das organizações e podemos citar vendas,marketing,produção,contabilidade e recursos humanos (Laudon;Laudon,2004).

Da perspectiva econômica pode-se observar que o desenvolvimento dos SI apresenta um fator produtivo capaz de substituir o capital e o trabalho: á medida que os custos das tecnologias caem, elas podem substituir o trabalho.

Além disso, com as informações mais rápidas e em quantidade elevada menos gerentes médios são necessários para organizar o trabalho e a burocracia. Essa relação com as teorias comportamentais tem ligação com o processo de tomada de decisão e a estrutura hierárquica da empresa.

As empresas ainda podem usar os SI como fonte de informação para o desenvolvimento e criação de produtos e serviços exclusivos.Esse movimento pode trazer um cenário interessante de destaque da empresa no contexto de mercado.

Outro papel importante da informação nas organizações é o planejamento. O planejamento estratégico da organização e o planejamento dos sistemas de informação, dos sistemas de conhecimento e da informática ou tecnologia da informação deve estar integrado, com as estratégias alinhadas e com sinergia entre os setores envolvidos (Rezende,2003).

Esse papel permeia,essencialmente ,os objetivos e as estratégias das funções empresariais:produção ou serviço,comercial ou marketing,materiais ou logística financeira,recursos humanos e jurídico,dependendo do tipo de organização.O aprofundamento e o amadurecimento dessa integração dos planejamentos originam o modelo de alinhamento estratégico dos planejamentos setorias (Rezende,2003).

Embora os conceitos de administração e de gestão possam ser utilizados como sinônimos, de um ponto de vista mais amplo,considera-se gestão uma ação para a qual há menor grau de previsibilidade sobre o resultado do processo a ser gerido.No termo gestão,procura-se resgatar o lado humano e as relações comportamentais (Mullins,2004).

Pode-se colocar a gestão da informação em posição de identificar os recursos informacionais de uma organização,criando estruturas de aprendizagem e adaptando-as ás mudanças do ambiente.Essa criação da informação ,aquisição,armazenamento,analise e uso gera essa estrutura de crescimento do desenvolvimento da organização (TARAPANOFF,2001).

O gerenciamento informacional pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades que inclui a maneira como uma empresa obtém, distribui e usa informação e conhecimento.A informação é muito mais que dados;ela tem relação com a ordem das coisas e seus registros ,de uma forma sistêmica.A gestão da informação deve incluir dimensões estratégicas e operacionais,além das atividades já conhecidas de gestão,como:as definições de metas,organização,direção e controle(Davenport,1998).

Assim ,a partir do momento em que a empresa reconhece o papel positivo que a informação pode representar nas organizações,percebe-se que a gestão da informação não tem um fim em si mesmo,mas é suporte indispensável para um objetivo mais amplo,que é a gestão da empresa e, dessa maneira ,cabe á empresa à empresa implantar uma estrutura que promova uma postura eficaz no atendimento das necessidades de informação dos gestores.

O sistema apóia a organização de diversas maneiras,vale ressaltar que cada nível da organização vai ser apoiado de modos diferentes.O’ Brien (2003,p.9) mostra que o SI desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização.

- Suporte nos processos operacionais;

-Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes;

-Suporte nas estratégias para ganho de vantagem competitiva.

O papel dos SI é definido conforme as necessidades de informação e sua aplicação no negócio, com base em uma analise da organização e do seu meio, bem como dos objetivos definidos por ela .No mundo real ,são muitos os sistemas e todos fazem uso de hardware,software,rede e pessoas para transformar os recursos em dados e produtos de informação.Alguns são simples manuais de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com