TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pareceres

Por:   •  7/8/2015  •  Dissertação  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

PERFIL DE TURMA

        Nossa turma de maternal M2-A é composta por 30 alunos, entre eles 18 meninas e 12 meninos. Os alunos atendidos na turma estão entre 2 e 3 anos de idade. Atendem a turma a professora Denise (manhã), professora Fabiana (tarde), e auxiliares Sandréia e Tatiane (manhã e tarde).

       Pela manhã os alunos são recebidos e logo se envolvem com a atividade livre, na qual brincam experimentando diferentes papéis e desenvolvendo a imaginação. Os brinquedos são oferecidos, mas, os alunos criam e inventam suas brincadeiras e seu modo de brincar, sempre com o acompanhamento das educadoras.

       Depois da atividade livre temos o nosso café da manhã e logo depois a higienização e troca das fraldas para os que ainda usam. Depois do lanche inicia-se a atividade coletiva que é sempre de acordo com o projeto que está sendo desenvolvido. Nosso primeiro projeto que ainda está em desenvolvimento intitula-se “Quem sou eu”. O presente projeto está sendo desenvolvido devido á necessidade e relevância desse tema na educação infantil, enfatizando-se assim o conhecer a si próprio e o mundo que o cerca.

Nessa fase a criança vive um momento rico de interação com as pessoas e com as coisas fora do mundo de sua casa.

       Depois da atividade coletiva nos preparamos para o almoço, antes disso é realizada a escovação e higiene novamente e sempre quando for necessário. No almoço e nas outras refeições cada um tem sua preferência, sendo, sempre incentivados a experimentar todos os alimentos oferecidos na escola.

       Adoram brincar nas pracinhas, sentem-se muito felizes quando podem brincar na cama elástica, escorregadores e nos outros brinquedos. Também gostam muito de ouvir histórias, principalmente as que mostram animais, olham as gravuras com interesse e sempre se interessam em reconta-las. A maioria dos alunos está desenvolvendo bem a linguagem e já estão pronunciando diálogos mais coerentes e completos. Na rodinha gostam de cantar e já solicitam as músicas do seu gosto, a maioria já acompanha oralmente e com os gestos.

        A coordenação motora ampla, o equilíbrio, a lateralidade entre outras habilidades corporais, estão sendo desenvolvidas durante as aulas e na Educação física com a professora Elise. Eles adoram as aulas bem criativas e com recursos diversificados. Realizam atividades com bambolês, bolas, cordas, colchões, caixas, blocos de espuma e muito mais.

        Quando o tempo está bom, realizamos passeios pelos arredores da escola, eles observam os meios de transporte, as pessoas, os animais, as plantas e outros elementos do nosso entorno. Depois que chegam na sala querem falar sobre tudo que foi observado.

        Quanto a motricidade fina estão se desenvolvendo bem, alguns trabalhinhos já apresentam algumas formas utilizam os materiais como giz de cera, canetinhas, cola colorida e tinta com mais desenvoltura.

       No turno da tarde, nossa dinâmica de aula é bem diversificada e a dividimos em etapas. Depois do soninho, temos a primeira refeição da tarde, nosso lanche, o qual sempre é diversificado e oferecido no refeitório. Em seguida voltamos para a sala de aula e nos higienizamos e trocamos as fraldas (cinco alunos), os mesmos sempre são incentivados a deixa-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com