TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Consumo De Cerveja

Exames: Pesquisa Consumo De Cerveja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 4

1. PESQUISA SOBRE CONSUMO DE CERVEJA E CHOPE ARTESANAL NO BRASIL

1.1 A EMPRESA E O PRODUTO FOCO DA PESQUISA

O projeto visa à criação de uma nova forma de consumo para o chope no mercado brasileiro. As microcervejarias apresentam-se como alternativa para explorar um mercado que não interessa às grandes, ou seja, aquele que procura produtos diferenciados, de alto valor agregado e inovadores.

Pensando em ir além, a proposta é a criação de uma chopeira com design moderno e praticidade para se consumir o chope artesanal em casa. Chamada de Keg Beer vem com capsulas para abastecimento de diferentes sabores da bebida já fabricado em grandes barris na Cervejaria Nacional, empresa esta escolhida para desenvolvimento do produto. Fundada em 2011, atualmente fabrica cerca de 10.000 litros de cerveja/chope artesanal por mês.

Em comparação as máquinas de café expresso que buscam oferecer o melhor sabor aos apreciadores da bebida, com a chopeira não é diferente. Com qualidades de uma maquina profissional, é possível ter uma bebida com as características desejadas, como temperatura ideal, ou se o chope será com ou sem colarinho.

No projeto proposto, é apresentada ações de marketing para a inserção do produto no mercado, seu potencial através do ciclo de vida e quais estratégias serão analisadas para a garantia de solidificação da Keg Beer no mercado, fundamentada na pesquisa realizada através de resultados obtidos com 50 participantes de diferentes perfis para um maior entendimento do potencial no mercado e identificação do seu público-alvo.

1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Segundo Las Casas; Guevara (2010, p. 18), a “definição do problema é o primeiro passo de uma pesquisa e envolve a exposição do problema principal e a identificação de suas partes específicas”.

Mattar (2005, p. 60) é a parte da pesquisa “fundamental e dela dependerá todo o seu desenvolvimento no sentido de se chegar a informações úteis ou a despender esforços e recursos de forma inútil e desnecessária”.

A primeira etapa é a mais importante: “se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve” (Alice no país das maravilhas). (LAS CASAS; GUEVARA, 2010).

O problema do cliente é que a sua marca e seus produtos não são conhecidos no mercado nacional, e seus atuais produtos atendem apenas a um pequeno nicho de mercado em sua localidade no bairro de Pinheiros/SP. O objetivo é a expansão da marca através de uma nova forma de consumo de suas bebidas.

1.3 METODO DE PESQUISA

Samara; Barros (2006, p. 64) prelecionam que “há basicamente três métodos utilizados em pesquisa de marketing: observação, inquérito (ou contato) e método interativo.”

Las Casas; Guevara (2010, p. 45) diz que “o método de levantamento de campo pode ser feito mediante questionários ou por observação.”

Assim, foi utilizado o método de coleta de dados pessoais, por meio de inquérito, representado por questionário, que se apresenta como o melhor instrumento ou meio para a coleta de dados objetivada, sendo este o acesso mais fácil ao público-alvo dos questionamentos.

Os dados foram coletados através de uma entrevista utilizando um questionário estruturado, por ser o meio mais eficaz para se alcançar os objetivos da pesquisa.

1.4 RESULTADO DA PESQUISA

1.4.1 ANÁLISES DOS DADOS

Buscou-se, através da pesquisa, extrair dados que auxiliassem na elaboração e aperfeiçoamento do plano de comunicação e marketing, tendo dados mais condizentes para aderência de um novo produto. Sendo assim a pesquisa situou-se na captação dos seguintes dados:

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com