TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Satisfação Cerveja Amstel

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

        CERVEJA AMSTEL        

ANDRESSA ZETEK – 31518699

CAMILA CARDOSO – 31507409

ISABELLA TEIXEIRA – 31582354

HEWERTON FERREIRA – 31583997

KAIQUE SOUZA – 31585558

LUCAS CARBONARO – 31539017

São Paulo

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................   2
  2. CERVEJA AMSTEL......................................................................................................   3
  3. ESTRATÉGIA HOLANDESA.......................................................................................  5
  4. PESQUISA DE SATISFAÇÃO......................................................................................  6
  1. PROBLEMA.............................................................................................................  6
  2. OBJETIVOS.............................................................................................................  6
  1. OBJETIVO PRIMÁRIO.............................................................................  6
  2. OBJETIVOS SECUNDÁRIOS...................................................................  7
  1. PERGUNTAS & RESULTADOS...........................................................................  7
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................  16


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Philip Kotler, satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto ou serviço em relação às expectativas do comprador. Resumindo, para Detzel e Desatnick, é simplesmente o grau de felicidade experimentada pelo cliente.

A pesquisa de satisfação do cliente é a principal ferramenta para conhecer o público-alvo da marca, e para identificar falhas e oportunidades de melhoria em produtos ou serviços. Através da pesquisa de satisfação, pode-se tomar decisões mais assertivas quanto a diversas questões na busca da satisfação total: mix de produtos ideal, cardápios, formas de apresentação e comercialização, pagamento, entre outros.

Nosso trabalho visa desenvolver uma pesquisa de satisfação referente a marca de cerveja Amstel, afim de analisar os resultados e traçar um futuro plano de mercado eficiente para gerar uma evolução no âmbito comercial da mesma.

  1. CERVEJA AMSTEL

 A Cerveja Amstel se tornou um verdadeiro símbolo holandês no segmento de cervejas. Embora menos conhecida que suas concorrentes ou sua proprietária, conquistou importantes mercados mundiais com sua essência saborosa, que se tornou sinônimo de ingredientes puros e de alta qualidade por um preço acessível. Além disso, a marca carrega uma rica história de pioneirismo e tecnologias inovadoras para introduzir a nova cerveja do século XXI no país.

Recém chegada ao Brasil, a cerveja holandesa Amstel, de receita européia produzida sem conservantes, é a nova aposta da Cervejaria Heineken para o mercado mainstream e lançou em 2015, exclusivamente no Facebook e Instagram, sua primeira campanha publicitária no país. Produzida pela agência Talent Marcel com o tema “Seu copo de boteco nunca foi tão bem tratado”, a comunicação ressalta as credenciais do produto – uma cerveja leve com sabor único com ingredientes naturais e livre de aditivos.

Produzida no Brasil desde 2014, a marca sempre foi discreta e vista como de nicho. Recentemente o conceito da marca se ampliou e a ideia passou a ser em ressaltar o lado "premium" da receita e da produção da Amstel, mas ainda assim aproximá-la do lado popular dos botecos brasileiros. O propósito da comunicação é de apresentar Amstel, expondo os atributos do produto e a qualidade de sua receita européia, e ao mesmo tempo inserindo a marca no ambiente do boteco, tipicamente brasileiro.

A comunicação foi extremamente focada em ações digitais desenhadas para mobile, além de trabalhar com mídia out-of-home em São Paulo e no Rio de Janeiro. A campanha aproveitou o alcance do Facebook e do Instagram para se aproximar dos consumidores, lançando também os perfis oficiais da marca nas duas plataformas: facebook.com/AmstelBR e instagram.com/AmstelBR. Além disso, a Amstel lançou um hotsite que trabalha com geolocalização para indicar os pontos de vendas (bares, restaurantes ou supermercados) onde os consumidores poderão encontrar a marca.

Para oferecer uma experiência realmente imersiva em seu lançamento, a Amstel foi o primeiro anunciante no Brasil a usar o novo canvas criativo para mobile do Facebook. A Amstel combinou vídeos, fotos e vários outros tipos de mídia para demonstrar seus atributos e diferenciais.

A utilização deste formato é resultado da parceria global entre a Heineken e o Facebook, e foi desenvolvida pela Talent Marcel, agência da Amstel no Brasil. A campanha leva a assinatura “Quem bebe Amstel, sabe a diferença”, dando protagonismo ao consumidor que ao escolher Amstel escolhe qualidade.

  1. ESTRATÉGIA HOLANDESA

A Cerveja Amstel deu um grande passo em sua estratégia de expensão no mercado brasileiro. A marca foi a primeira cerveja a patrocinar o Carnaval de Rua de São Paulo no ano de 2016, uma vez que esteve presente em ações do evento oficial, organizado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, que conta com mais de 350 blocos de rua cadastrados para desfilar pelas ruas da cidade. Ela forneceu apoio aos principais blocos da cidade – Bloco Sargento Pimenta, Bloco Quizomba e Bloco Casa Comigo – e ainda vai levou sua Beer Station, uma grande estação de chope sobre rodas, para alguns blocos da cidade em dias de maior movimento.

Como forma de marcar a participação da cerveja na festa, ela deu apoio a infraestrutura do evento garantindo a instalação de banheiros químicos, sinalização, grades e proteções a monumentos e bens públicos. Além disso, diversas ações especiais para os foliões foram preparadas e apresentadas a todos que parciparam do evento na cidade em diferentes regiões.

Os investimentos para gerar um retorno positivo de imagem não se limitaram ao patrocínio. A Amstel também lançou uma campanha para incentivar os paulistanos a passar o feriado de carnaval na cidade de São Paulo. A hashtag #ESSEANOFICOEMSP se concentrou em ações nas redes sociais e comunicações espalhadas pelas ruas da cidade, com forte presença no centro e em bairros bem movimentados, promovento a conscientização sobre o consumo responsável. A companhia tem  inúmeros desafios pela frente, e apresenta uma linha estratégica eficiente para proporcionar visibilidade a marca perante seu público alvo em potencial em contínua evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com