TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado

Por:   •  31/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3

Tamanho do mercado

As salgaterias hoje vem se tornando um mercado enorme, pois além de facilidade de encontro, os produtos vendidos estão sendo diferenciados e de total facilidade para comer ou leva-los durante a viagem.

É difícil ter um número exato do tamanho desse mercado, pois ele cresce a cada dia, a cada hora. Nos dias de hoje, as pessoas possuem uma rotina totalmente corrida, saem cedo para trabalhar e só voltam a noite para suas casas e com isso, sempre procuram algo gostoso e fácil de comer, e esses são os produtos oferecidos pelas salgaterias.

O que pode-se afirmar, é que o mercado desse negócio é gigantesco e sabendo contratar pessoas certas, tendo iniciativa e produtos diferenciados ou pelo menos obtendo suas características próprias, como o sabor e qualidade, esse investimento só tende a crescer.

Quais os produtos já existentes

Os donos de salgaterias podem deixar a criatividade tomar conta, pois quanto mais produtos novos e atrativos, mais pessoas vão frequentar e espalhar a notícia dos “tais” salgados.

Os principais produtos existentes nesse ramo, são os mais tradicionais e aqueles que as pessoas não se cansam de comprar, ex: Pasteis, coxinhas, pão de queijo, empadas, rissoles. Mais isso não significa, porque são tradicionais que não podem ter um toque diferente, para a salgateria ser identificada.

Mais além desses, muitas salgaterias investem na criação de seus próprios salgados, usando receitas de família, como usando seu toque especial, em salgados como: esfirras, bolinhos com recheios variados, enroladinhos, croissant, quibes, entre outros.

Perfil do Público Alvo

O público alvo de salgaterias, é muito variado, pois tudo depende do lugar onde essa salgateria está localizada, se está em bairros comuns, ou centros de cidades, ou dentro de shoppings.

Mas, o perfil mais comum desse público, são aquelas pessoas que tem sua vida corrida, que muitas vezes sai de casa sem comer nada, pois sabe que perto de seu serviço, ou na rodoviária há uma salgateria. São aqueles que procuram algo fácil de comer, de carregar e ao mesmo tempo com um sabor delicioso.

Existem também aqueles que procuram as vezes uma salgateria, pois estão cansados de comer sempre o tradicional arroz e feijão, então buscam algo diferente para poder se distrair ou conversar com amigos. Enfim o público alvo desse tipo de negócio é muito extenso e de vários gostos e classes, difícil de realmente ser um tipo especificado.

Comportamento deste mercado

O mercado de loja de salgados atualmente vem passando por uma crise, com a deterioração do cenário econômico, a líder de mercado ragazzo, já aderiu promoções para se adaptar com o cenário atual da economia.

Com o índice de desemprego, o habito de se alimentar fora de casa cai, porem com a correria do dia-dia e as facilidades que as redes vem oferecendo, tais como promoção em dobro do ragazzo e habib´s dentre outras.

As salgaterias vem investindo em promoções e facilidades com a inserção do drive thru e o delivery o mercado deve crescer 56% ate 2016 então o segmento continua assíduo e se mantendo como uma forma econômica e saborosa de se alimentar.

Principais empresas atuantes no mercado

Condessa Brasileira localiza na Freguesia do ó, muito famosa por sua qualidade e sabor diferenciado, fazendo sucesso entre os clientes tanto da região como os de fora, o preço não é tão acessível mas os clientes preferem pagar um pouco mais.

Uma refeição rápida, prática e saborosa! Muitos vão fazer a refeição no horário próximo das empresas onde trabalham e os jovens após a escola e cursos.

Além de refeição no local também eles fazem entregas de encomendas para festas.

Umas das principais empresas atuantes no mercado são ragazzo, habib´s condessa brasileira dentre varias empresas atuantes no mercado de pequeno porte.

Etapa 4

O método de pesquisa escolhido foi:

PESQUISA QUALITATIVA

Métodos aplicados:

- Entrevistas individuais

O público alvo escolhido para esse método, são aquelas pessoas que podem estar paradas, esperando uma condução, ou que estão em portas de escolas, faculdades ou até mesmo em praças de alimentações.

Foi escolhido esse método, pois é algo que se torna mais fácil de se entrevistar e de obter respostas rápidas, elas sendo positivas ou negativas.

O termo Salgaterias, como já dito na outra parte do estudo, só vem crescendo e despertando a curiosidade dos consumidores.Com o método de entrevistas, vão ser analisados todos os comportamentos dos consumidores, perante uma salgateria, vai ser possível também, analisar qual o salgado mais consumido, aquele que não é tão procurado e também as entrevistas podem ser abertas a sugestões de novos salgados, pela própria pessoa que vai estar sendo entrevistada.

Entrevistas rápidas, que não irão atrapalhar, nem cansar o entrevistado, conseguindo assim, descobrir costumes, saber em qual tipo de ambiente o cliente se sente melhor, enfim, esse método permite surgir várias ideias e as críticas que podem surgir, serão usadas para ajuda no crescimento do negócio.

- Técnicas projetivas

O público para esse método, vai depender do lugar onde ele será aplicado, mas provavelmente, serão aquelas pessoas que poderão estar em alguma fila (de banco, supermercado) e até mesmo aquelas pessoas que estão andando pelas ruas, sem pressa, que estão fazendo compras ou passeando pelo shopping.

Esse método foi escolhido, porque também é um método muito bom para ser usado nesse tipo de segmento, por ele oferecer técnicas projetivas, as chances de apresentar as novidades, promoções, de fazer o marketing da salgateria, serão muitas e de variadas formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com