TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo de pesquisa que foi proposto é ter o conhecimento de como está o mercado de trabalho na área de comunicação, mais especificamente no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Para isto, o trabalho em conjunto com todas as salas do quarto semestre de Publicidade e Propaganda foi essencial para a realização da pesquisa requisitada, para poder entrevistar o maior número possível de alunos.

Visando que boa parte das empresas contratam alunos a partir do segundo ano de faculdade, e que a pesquisa foi feita com e por alunos do quarto semestre em diante, podemos considerar que a pesquisa foi realizada com um público que já carrega uma carga de conhecimento considerável sobre a carreira que foi escolhida a seguir e que já conseguem atender aos requisitos das empresas no processo seletivo, já que ao todo foram entrevistadas salas de diversos semestres.

Fora a missão de avaliar como está o mercado de trabalho na atualidade, é essencial enfatizar que esta pesquisa foi um método para treinar os conhecimentos passados em aula, ou sejam, foi passado do teórico para a parte prática, tanto para quem realizou a pesquisa, como para quem a respondeu.

Devido a este trabalho prático, foi possível reaprender na prática o que aprendemos em sala de aula, e desta forma aprimorar e acrescentar nossos conhecimentos realizando a pesquisa, lidando com o público ao realiza-la, coletando dados, etc.

3. Método de coleta

Para efetuar a pesquisa, a professora e orientadora Patrícia Jorge nos encaminhou um questionário de autopreenchimento, o grupo modificou a formatação levemente para facilitar para o entrevistado, imprimiu as cópias necessárias junto com uma lista de presença, que foi passada para os alunos assinarem.

O questionário foi composto por 19 perguntas, sendo algumas com respostas únicas e outras múltiplas. Logo no início do questionário havia uma explicação de como proceder para realização da pesquisa.

A pesquisa foi efetuada na sexta-feira (23 de Outubro de 2015), na sala M04A, ministrada pelo Professor Etson Delega, período matutino. Foi feito um pedido de autorização para o professor para a entrega dos questionários durante a aula, após liberado, aplicamos a pesquisa. Enquanto dois membros da agência foram entregando os questionários aos alunos, outro foi explicando o procedimento e caso algum entrevistado tivesse alguma dúvida, dois membros permaneceram na sala para sana-las.

Felizmente não houve nenhum problema quanto a pesquisa e a mesma foi realizada com sucesso.

4. Amostra Pesquisada

Foram exatas 33 pesquisas realizadas, os entrevistados foram da sala M04A, quarto-semestre de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, do período matutino.

O perfil demográfico deste target possui entre 18 e 30 anos, do sexo masculino e feminino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com