TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Método Científico: Conceitos e Características sobre Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 7

A ciência e a tecnologia estão associadas ao conhecimento. Neste sentido, a construção do conhecimento científico deve-se ao fato da pesquisa e, sobretudo, da investigação do pesquisador sobre um determinado objeto de estudo.

A pesquisa científica é utilizada para investigar um problema, analisar e comparar dados, observar os fatos e investigar os resultados de uma forma rigorosa e imparcial. Na verdade, pesquisar é construir o conhecimento de acordo com as exigências científicas e os critérios de originalidade, ética e transparência nos estudos realizados. Entretanto, é essencial um método que atenda à esta investigação. Na ciência, utiliza-se o método científico, o qual é caracterizado pelo seu rigor e procedimento sistemático na busca de soluções e alternativas para um determinado problema de pesquisa.

Método de pesquisa (ou método científico) é o caminho ou técnica utilizada pelo pesquisador para se chegar a uma determinada conclusão sobre um objeto de estudo em que se deseja investigar. Em outras palavras, pode-se dizer que método contempla um conjunto de procedimentos ordenados e sistemáticos com o objetivo de atender as necessidades do pesquisador e, com isso, investigar a realidade dos fatos e dos fenômenos de um determinado evento. Diante disso, torna-se necessário utilizar a técnica adequada para a pesquisa realizada, tendo em vista que é nesta etapa do trabalho que o pesquisador descreve com clareza a forma como foi desenvolvido a sua pesquisa a fim de que outros pesquisadores tenham condições de reproduzi-lá ou entendê-la.

É importante ressaltar que um pesquisador trabalha respeitando, basicamente, as seguintes etapas: 1) estabelece o objeto de estudo; 2) elabora as hipóteses; 3) coleta os dados com base no problema de pesquisa; 4) analisa e interpreta os dados; e 5) compara os dados coletados com o seu referencial de pesquisa. (DEMO, 2001).

Para desenvolver um trabalho acadêmico científico é necessário elaborar uma metodologia de estudo (também conhecida como materiais e métodos) para atender aos objetivos propostos da pesquisa. Independente da técnica de pesquisa utilizada, a investigação científica e o conhecimento do pesquisador são essenciais nesta fase.

Existem inúmeras técnicas de pesquisa disponíveis na literatura que podem ser utilizadas na construção da metodologia de estudo; por exemplo: pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória, experimental, participante, pesquisa de campo, estudo de caso e, sobretudo, as pesquisas quantitativa e qualitativa; as quais são objetos de estudo deste módulo. (MARCONI; LAKATOS, 2011). Porém, não podemos esquecer das normas acadêmidas! Observe a Figura 1 a seguir.

Figura 1: As normas acadêmicas são essenciais na pesquisa científica. Fique atento!

Fonte: ELO (2015).

A pesquisa quantitativa está relacionada com o levantamento de dados de uma situação que o pesquisador deseja identificar, numericamente, a quantidade de ocorrência de um fato já ocorrido ou que esteja ocorrendo na íntegra; como por exemplo: pesquisa eleitoral, índices de mortalidade e/ou natalidade, altura e peso de um grupo de pessoas, entre outros. Estes dados podem ser obtidos por meio de experimentos em laboratórios, questionários e entrevistas, bem como através da análise de dados já obtidos por outros pesquisadores ou órgãos governamentais (Instituto Brasileiro de Geografia – IBGE, por exemplo). Por outro lado, a pesquisa qualitativa é utilizada para interpretar os dados coletados na pesquisa quantitativa. Ou seja, não basta somente o levantamento de dados e a sua tabulação; é necessário, sobretudo, entender o que está acontecendo na pesquisa (ou no fenômeno investgado). Portanto, a pesquisa quantitativa exige, entre outras coisas, um profundo conhecimento do assunto por parte do pesquisador.

A Figura 2 a seguir apresenta um quadro comparativo entre os métodos quantitativos e qualitativos da pesquisa científica.

Figura 2: Quadro comparativo entre as pesquisas quantitativa e qualitativa.

Fonte: Lenoir (2006).

Para conhecer um pouco mais sobre as questões abordadas nesta seção, acesse os links a seguir; tendo em vista a importância de complementar os estudos e ampliar ainda mais os conhecimentos adquiridos. Então, bons estudos!

Links para consulta complementar:

Artigo 1:

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/40088/diferencas-entre-pesquisa-quantitativa-e-qualitativa

Artigo 2:

http://programapibicjr2010.blogspot.com.br/2011/04/diferenca-entre-pesquisa-qualitativa-e.html

Artigo 3:

http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/pesquisa-quantitativa-qualitativa.htm

Vídeos:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=tR7DE1utCo4

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=nrHPeZ93mts

Resumo

Esta seção apresentou alguns conceitos sobre pesquisa e método científico. Uma pesquisa torna-se viável de acordo com o método empregado e, o método, por sua vez, é definido por meio dos objetivos propostos do estudo. Neste sentido, o pesquisador irá adotar o método mais adequado de acordo com os objetivos estabelecidos. Com relação a pesquisa quantitativa e qualitativa, observa-se que, sem interpretar os dados coletados, torna-se inviável elaborar uma proporta de melhoria ou mesmo uma análise do problema de pesquisa. Portanto, é essencial conhecer estes dois métodos de pesquisa, já que o quantitativo depedende, sobretudo, do qualitativo para a sua análise e interpretação.Pesquisa e Método Científico: Conceitos e Características sobre Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa

A ciência e a tecnologia estão associadas ao conhecimento. Neste sentido, a construção do conhecimento científico deve-se ao fato da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com