TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito e os tipos de pesquisa científica

Trabalho acadêmico: O conceito e os tipos de pesquisa científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa é uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem, seja no ambiente acadêmico, profissional e até mesmo pessoal. Saber fazer uma pesquisa é fundamental, tanto para evitar perda de tempo quanto para a qualidade do trabalho. Para desenvolver bons trabalhos científicos, um ingrediente é fundamental: PESQUISAR, ou seja, BUSCAR RESPOSTAS PARA ALGUMA COISA.

2 CONCEITO

A pesquisa científica é a investigação feita com o objetivo expresso de obter Conhecimento.Nos trabalhos científicos se utiliza diferentes tipos de pesquisas para se chegar a uma resposta mais precisa em relação a um problema que se deseja investigar. O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, da situação espaço-temporal em que se encontra, quanto da natureza e nível de conhecimento do investigador. específico e estruturado sobre um determinado assunto. A primeira fase do processo de elaboração de uma pesquisa consiste na determinação do seu tema.

O tema da pesquisa deve basear-se em critérios de relevância (importância científica e contribuição para o enriquecimento das informações disponíveis), de exequibilidade (ou seja, acesso à bibliografia e disponibilidade de tempo) e de oportunidade (contemporaneidade da pesquisa), - além da adaptabilidade do autor, que já deve ter os conhecimentos prévios sobre o assunto e sobre a área de trabalho proposta (ANDRADE, 1997).

Deve-se levar em consideração a especialização profissional, e eleger um assunto para ser abordado em profundidade, o que está estreitamente relacionado à especificidade. Em seguida a escolha do tema vem a linha de pesquisa,o problema,a hipótese,o objeto de pesquisa e por fim os tipos de pesquisa que serão apresentados a seguir.

3 TIPOS DE PESQUISA

Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. O levantamento de dados, é o primeiro passo de qualquer pesquisa científica, é feito de duas maneiras: pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias).

3.1 Pesquisa Documental

A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Estas podem ser feitas no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois.

3.2 Pesquisa Bibliográfica

É o passo inicial na construção efetiva de uma investigação. Após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema para:

 Fazer um histórico sobre o tema;

 Atualizar-se sobre o tema escolhido;

 Encontrar respostas aos problemas formulados;

 Levantar contradições sobre o tema;

 Evitar repetição de trabalhos já realizados.

É utilizada quando o objetivo da pesquisa é conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema.

3.3 Pesquisa Experimental

É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Como exemplo, podemos pingar uma gota de ácido em uma placa de metal para observar o resultado.

3.4 Pesquisa de Campo

Realizada externamente, aplicada para o levantamento de informações com o uso de questionários ou formulários para compor o conteúdo do trabalho científico. As fases da pesquisa de campo requerem, em primeiro lugar, a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Ela servirá, como primeiro passo, para se saber em que estado se encontra atua1mente o problema, que trabalhos já foram realizados a respeito e quais são as opiniões reinantes sobre o assunto. Como segundo passo, permitirá que se estabeleça um modelo teórico inicial de referência, da mesma forma que auxiliará na determinação das variáveis e elaboração do plano geral da pesquisa. Em segundo lugar, de acordo com a natureza da pesquisa, deve-se determinar as técnicas que serão empregadas na coleta de dados e na determinação da amostra, que deverá ser representativa e suficiente para apoiar as conclusões. Por último, antes que se realize a coleta de dados é preciso estabelecer tanto as técnicas de registro desses dados como as técnicas que serão utilizadas em sua análise posterior.

3.5 Pesquisa de Laboratório

A pesquisa de laboratório é um procedimento de investigação mais difícil, porém mais exato. Ela descreve e analisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com