TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramide De Moslow

Ensaios: Piramide De Moslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Pirâmide de Maslow

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto realização.

A hierarquia de necessidades de Maslow sugere que as cinco necessidades básicas do ser humano estão organizadas em níveis de importância que as dividem em dois tipos:

 Primarias - instintivas e vinculadas existência física da pessoa, comum aos animais, como as necessidades fisiológicas e de segurança;

 Secundárias - típicas do ser humano e decorrentes de seu processo de aprendizagem e socialização, como as necessidades sociais, de estima e de auto realização.

Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

 Fisiológicas – relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo, etc.; Quando há insatisfação em todas as necessidades, são as fisiológicas que exercem maior pressão sobre o indivíduo.

 De segurança – relacionadas à necessidade de se sentir seguro e livre de ameaças, perigos, doenças, desemprego, etc. Quando insatisfeitas essas necessidades o indivíduo entre num estado de emergência para satisfazê-las.

 Sociais – necessidade de pertencer a um grupo social, de amor, de associação, de participação, de afeição e amizade; Quando não estãosatisfeitas, levam à solidão e à hostilidade para com os outros.

 De estima – relacionadas ao status e à maneira pela qual o indivíduo se vê, sua autoconfiança, independência e autonomia. Quando insatisfeitas podem produzir sentimentos de inferioridade e fraqueza.

 De auto realização – é a necessidade interior que o indivíduo sente de atingir seu potencial mais elevado. Refere-se a maximização das aptidões e capacidades, chegar ao ápice, ser mais do que é, ser tudo o que pode ser.

Minha Carreira – Minhas Etapas

Hoje, na minha profissão, já sinto-me segura dentro do meu ramo tenho as necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos satisfeitas, pois pertenço ao grupo e faço parte dele.

Eu reconheço as minhas capacidades pessoais e a dos outros, à capacidade de adequação às funções que desempenho.

E estou subindo para o último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade ", ou seja, busco ser tudo o que sou capaz de ser, desenvolvo e aprimoro os meus potenciais para conquistar a realização financeira para adquirir e conquistar meus sonhos.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »