TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA REGIÃO DE CAMPINAS

Por:   •  19/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.280 Palavras (22 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 22

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade I

Curso de Administração de Empresas

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA REGIÃO DE CAMPINAS



                       

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA REGIÃO DE CAMPINAS

Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas, na Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade I, sob a orientação do Prof. Dr. Flávio César Vicentin.



SUMARIO

INTRODUÇÃO        

1 REVISÃO DA LITERATURA        

1.1. Administração de Materiais        

1.2. Logística        

1.3. Estoque        

1.4. Necessidade do Controle de Estoque        

2 Monografia        

3 Analise de dados        

4 A gestão de estoques        

Considerações Finais        

Referências        



RESUMO

Este trabalho tem como objetivo propor a implementação de um planejamento e controle de estoque com foco na redução de compras emergenciais em uma empresa que atua no ramo da construção civil. Através da pesquisa com análise em dados reais e confidenciais da empresa objeto desse estudo foi identificado um alto índice de compras emergenciais decorrente da constante falta de materiais em estoque e que acabam impactando na queda de produtividade da empresa. O que tem trazido prejuízos e algumas desvantagens se comparadas às compras com características normais. Em pesquisa de campo realizado para alguns operadores responsáveis pela compra e estoque da matéria-prima esse problema é comum e sempre existiu mas nenhuma forma de resolução foi efetiva.

Palavras-chave: Administração de Materiais, Compras Emergenciais e Planejamento e Controle de Estoque.


INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado encontra-se extremamente competitivo e as empresas estão buscando a cada dia melhorar o seu nível de produtividade com o foco voltado para o consumidor final. Toda organização adota como objetivo ao final do que ela produz perante a sociedade e também diante do atual modelo da economia capitalista que é o aumento do seu lucro através dos seus produtos e serviços que ela oferece.

Para uma organização se manter no atual cenário globalizado, todos os setores da empresa devem ser melhorados e reestruturados e de acordo com o seu grau de relevância do setor. Embora uma organização seja formada por um conjunto de atividades, que são os departamentos que as constituem, a Administração de Materiais também deve receber total atenção, pois ela assegura o funcionamento de todos os departamentos de uma organização, sendo eles o setor administrativo, financeiro, fiscal, marketing, venda, operacional, manutenção, entre outros, pois nessas áreas esta o setor de suprimento e estoque que organiza os insumos necessários e disponíveis para executar as atividades.


1 REVISÃO DA LITERATURA

1.1. Administração de Materiais

Sabe-se que a administração de materiais é um dos ângulos da Administração de Empresas, principalmente no que se referencia a parte de materiais. É a ciência básica para o estudo das formas, meios, técnicas, maneiras e processos de controle do dinheiro investido em materiais em uma empresa pública ou privada. (ARAÚJO, 1975, p.10).

Ainda segundo o autor, a Administração de Materiais busca organizar os problemas relacionados com suprimentos, alem de fiscalizar, zelar, controlar toda a cadeia de abastecimento, para que o mesmo seja executado a tempo e hora nas linhas de montagem e com isso melhorar o nível de produtividade na organização. (ibid. p.24).

O autor também diz que a Administração de Materiais “deverá tratar de problemas da organização dos setores que estão envolvidos na perfeita administração dos milhares de itens pertencentes a uma empresa, agrupando-os harmonicamente para constituírem o corpo de uma Divisão de Materiais.” (ibid. p.11).

Para Dias (1985, p.14), a Administração de Materiais sempre ficou aquém dos departamentos de vendas e de produção, no entanto a boa gestão do estoque é que faz que a linha de produção nunca pare, e acaba por ser um excelente propulsor da gestão financeira para o empresário, pois com isso, ele consegue obter critérios para definir vendas e aumento de estoque.

Para Dias (1993, p.12), ainda afirma que “Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos e serviços da empresa”. Com isso, fica claro que a boa gestão da cadeia de suprimentos torna-se fundamental para qualquer empresa que não queria apresentar falhas em seus vários departamentos devido à falta de materiais. Já  Viana (2000, p.35), diz que a Administração de Materiais tem como objetivo fundamental “determinar quando e quanto adquirir, para repor o estoque, o que determina que a estratégia do abastecimento sempre é acionada pelo usuário, à medida que, como consumidor, ele detona o processo.”

Para atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo, é fundamental que haja o inter-relacionamento com outras atividades afins, para quem o sistema de abastecimento, contemple as técnicas e rotinas do gerenciamento de materiais, tais como a gestão, compras e armazenagem. (VIANA, 2000, p.35).

Já para Slack et. al. (2002, p.417) a Administração de Materiais quanto a sua gestão não se limita apenas nos setores de compras e estoque, “é a gestão do fluxo de materiais e informações através da cadeia de suprimento, incluindo compra, gestão de estoque, gestão de lojas, planejamento e controle da produção e gestão da distribuição física,” e complementam que “a gestão de materiais é um conceito integrado que inclui tanto as atividades de compra quanto as atividades de distribuição física dos materiais.” (ibid. p. 445).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com