TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Estudo De Comercio Exterior

Monografias: Planejamento De Estudo De Comercio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

Planejamento de estudo para prova de Noções de Comércio Exterior

Comercio Exterior: é toda relação de troca de bens ou serviços de um país com os demais países do mundo.

Semelhanças

- Atendimento as necessidades e desejos humanos

- Impossibilidade de uma região produzir tudo o que necessita

- Distribuição geográfica dos recursos naturais

- Diferenças de clima e solo

- Diferenças de técnicas produtivas

Diferenças :

- Variações nos fatores de produção Mao de obra , matérias primas , tecnologia , capital

- Natureza de Mercado Costumes, hábitos do comercio, unidades de pesos e medidas

- Longas distancias

- Variações de ordem Monetária

- Barreiras aduaneiras

Integração econômica : Processo de aproximação de interesses empresariais de dois ou mais países entorno de um ou mais produtos.

Níveis de Integração :

Acordos comerciais Preferenciais : visa a redução parcial ou total das tarifas aduaneiras de determinados produtos, de acordo com os interesses de cada Estado/País.

Área de livre comercio : é uma etapa do processo de integração em que os países associados se comprometem a eliminar as barreiras tarifarias no comercio recíproco, mantendo as suas políticas comerciais.

União Aduaneira: nessa etapa de integração econômica busca-se estabelecer uma política comercial uniforme!

Mercado comum : Livre fluxo de Mao de obra, bens e serviços e capital, política comercial passa a ser exercida de forma semelhante entre seus membros. Ex o paraguaio pode trabalhar em qualquer pais.

União econômica : harmonização das políticas monetárias e fiscal, forte grau de convergência nas políticas externa e de defesa, substituição das autoridades econômicas central e supranacional, encarregada de elaborar e executar as políticas econômicas ex : euro ou dólar.

Integração econômica total: a soberania individual é deixada de lado em favor de uma unidade que representa uma harmonização bem mais intensa quanto a elaboração e aplicação das políticas socioeconômicas. Pressupõe uma perfeita mobilidade de fatores de produção e o liberalismo do comércio de bens e serviços.

Mercosul: o mercado comum do sul é uma união aduaneira que surgiu em março de 1991 com argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a partir da assinatura do tratado de assunção, que criava uma zona de livre comércio no cone sul do continente, a estrutura organizacional do MERCOSUL é composta pello conselho do mercado comum, pelo grupo mercado comum e pela comissão do MERCOSUL, ambos com com capacidade decisória.

Protecionismo econômico : estabelecimentos de normas instituídas com o objetivo de dificultar a entrada de produtos estrangeiros no país.

Agressivo: Quando uma nação rompe todos os laços internacionais, não aceitando nenhum produto estrangeiro, às vezes rejeitam até produtos que não são capazes de produzir.

Desenvolvimentalista : Não se fazem proibições ou não se levantam barreiras senão as necessárias ao desenvolvimento do país.

Defensivo: Aplicado pelas nações diante a ameaça de dumping por uma empresa internacional.

Livre cambismo : o mercado internacional é livre( laissez faire) e a determinação dos preços dos bens acontece de naturalmente, através da lei da oferta e da procura.

- maior liberdade individual

-melhor utilização dos recursos

-crescimento econômico da nação

Exemplos : cuba, coréia do norte e china ( em transição).

Barreiras Tarifárias : são impostos cobrados na importação ou exportação de produtos. Ex : II imposto de importação

Barreiras não tarifárias : são formas de controlar a entrada de produtos estrangeiros, sem cobrança de impostos.

Exemplos :

• Cotas para importação ( quantidade ou valor)

• Exigências de embalagem

• Regulamentações sanitárias

• Normas de qualidade

• Normas técnicas

Estrutura governamental do comércio exterior – AV2

CAMEX: (camera do comércio exterior): Definir diretrizes e procedimentos ralativos à implementação da política de comércio exterior visando a inserção competitiva do Brasil na economia internacional.

MDIC: ( Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comécio Exterior): . É o órgão responsável pelas decisões e execução das diretrizes políticas de comércio e exerce sua função através do órgão gestor.

SECEX: ( secretária do comércio exterior) : normatiza, supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de comércio exterior.

DECEX: ( departamento de operações de comercio exterior ): tem a função de simplificar a operacionalidade do comércio exterior brasileiro, promover as exportações e oferecer à comunidade de comércio exterior instrumentos que facilitem sua inserção no mercado internacional.

DECOM: ( Departamento de Defesa Comercial ) : é a autoridade investigadora brasileira para fins de investigações de defesa comercial.

DEINT: ( Departamento de Negociações internacionais ): promover estudos e iniciativas internas destinados ao apoio, informação e orientação da participação brasileira em negociações internacionais relativas ao comércio exterior.

DEPOC: ( Departamento de políticas do Comercio exterior): órgão com atribuições nas áreas de planejamento, políticas e programas de comércio exterior.

MF: (Ministério da Fazenda): é o de controlar e gerir a economia e as finanças do país, geração de receitas e pagamento de despesas, sejam internas ou externas

MRE: (Ministério de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com